Bolinhos de ricotta e mirtilo

7 Comments

paezinhos de ricotta e mirtilos-2Tem dias em que olho o monte de livros e revistas de culinária que tenho e fico me perguntando se preciso de tantos. Nestas ocasiões escrevo uma notinha mental para ler as revistas recebidas e ficar só com as páginas que têm receitas que me agradam e que quero fazer. O resto deve ser reciclado. Há outros dias em que pego umas edições de revistas antigas cujas páginas estão até manchadas de tanto uso, e lembro da razão pela qual as guardo (ou minto para mim mesma justificando porque acumulo tanta revista). Muitas das publicações  trazem receitas inovadores que são  fonte de inspiração, me dão idéias, me apresentam ingredientes novos, fazem o meu mundo gastronômico mais colorido. É claro que há edições que por sua vez não trazem muitas novidades para mim, ou mesmo conteúdo que me interessa.E semana passada desencavei uma destas edições inspiradoras: a edição gratuita de inverno do supermercado Waitrose do ano de 2009. Ela  é uma mina rica em receitas ótimas. Já fiz muitas das receitas listadas, algumas que nem lembro se já postei antes. Suas páginas são das que estão gastas e sujas pelo uso. O enfoque dela é sazonalidade, mas também trazem receitas que se adaptam bem em qualquer estação, como essa aqui. paezinhos de ricotta e mirtilos-3Para esta receita na época do inverno o mirtilo usado deve ser o congelado. E na verdade outras frutinhas congeladas também podem ser usadas aqui. Só faço metade da receita e me rende 6 pãezinhos em forma de muffin grande. Com os ingredientes desta massa, principalmente os mirtilos, acho difícil fazer estes pãezinhos muito pequenos. As quantidades que coloco na receita são exatamente as que uso. Não sou muito boa para fazer pães. O meu sucesso ao fazer a massa no muque nem sempre pode ser verificado. Houve uma época em que usei mais e mais a minha batedeira com o gancho para massa de pão para me assegurar de bons resultados. Por pura coincidência ultimamente tenho assistido muitos programas culinários em que o foque tem sido pães. E fiz muitas anotações que tenho utilizado quando me  aventuro a sovar a massa eu mesma. Como neste caso aqui.  E acho que o aprendizado está pagando pois tenho adquirido bons resultados consistentemente. Desta leva de 6 pãezinhos comi 3 – oops!! Os outros 3 foram para um casal vizinho meu. Eles gostam muito dos baked goods que deixo para eles.

paezinhos de ricotta e mirtilos-1

 

Tenho está revista desde o inverno de 2009. Foi distribuída como encarte da revista mensal do supermercado Waitrose. Infelizmente não há nenhuma referência a autoria. Os pãezinhos ficam ótimos, macios. E dar uma mordida em um mirtilo na massa é uma ótima supresa na boca da gente.

Ingredients:

Para a massa:

Ingredientes do recheio

Instructions:

* a farinha de trigo para pão que uso tem um conteúdo alto de proteína – 12%, mas caso você pode usar a farinha de trigo comum. O resultado talvez não seja exatamente o mesmo em matéria de crescimento da massa, mas pode ser usado igualmente.

** se aonde você mora a temperatura anda baixíssima como estava na minha cozinha há uns dias atrás use água tépida

*** o açúcar de baunilha não é um must – estava na receita original e eu também tinha em casa. Caso contrário use açúcar comum

****a receita original diz que pode-se usar também a fruta congelada; caso o faça retire a fruta do congelador bem na hora de usar. Nem um minuto antes. Agora recomendo você usar a fruta natural pois se aonde você mora faz calor a fruta vai derretar rapidamente. Já fiz com a fruta das duas maneiras.

Preparo:

Coloque a farinha de trigo, fermento, manteiga derretida, açúcar a ovos em uma tigela e dê uma mexida . A mistura vai ficar bem seca e você deve acrescentar a água aos poucos, até dar o ponto. Transfira a mistura para a superfície aonde você vai trabalhá-la, ou coloque-a na vasilha da batedeira. A massa vai levar uns 10 minutos para atingir o ponto. Caso você vá sová-la, evite jogar farinha demais na superfīcie. As pessoas as vezes jogam muita farinha na superfīcie aonde trabalham a massa, e isto tem influência no resultado final. Polvilhe bem levemente a superfície, use uma espátula para ajudar a raspar massa que possa ficar grudada e unte suas mãos com óleo vegetal. Uma vez que a massa chegar no ponto, bem macia, faça uma bola e transfirá-a para uma tigela levemente untada. Cubra com papel filme e coloque para descansar em um canto quentinho da cozinha por pelo algo entre 1 1/2 h ou 2 horas.

Quando a massa tiver dobrado de tamanha ponha a ricota e açúcar em uma tigela. Dê uma misturada e coloque metade da fruta na vasilha. Reserve.

Abra a massa em uma superfície lisa, e coloque o restante da fruta na massa. Trabalhe a massa para se assegurar de que a fruta  esteja bem distribuída, mas não estoure as frutas Nesta receita a fruta tem que ficar inteira. Divida a massa em 6 bolinhas de idêntico tamanho. Abra cada bolinha e coloque a mistura de ricota no centro. Puxe as pontas e feche a massa. Transfira a bolinha para a cavidade de uma forma de muffin – forre a forma para evitar que a massa grude no fundo. Repita os mesmos passos com todas as bolinhas. Forre a forma e deixe no mesmo cantinho  de antes para que a massa dobre de tamanho. Ligue o forno – 200oC. Quando a massa tiver dobrado de tamanho, pincele cada pãozinho e leve ao forno por uns 15 minutos. Asse na parte central do forno.  Quando pronto retire do forno e transfira para uma grelha para acabar de esfriar.

7 Comments
  • mariana

    Responder

    Oi! Adoro seu site! Queria te fazer uma pergunta sobre essa receita.
    Quando você diz “fermento para pão”, qual fermento você quer dizer exatamente? fiquei meio confusa e não conheço muito de fermentos hehe se puder recomendar uma marca, acho que também ajudaria, por favor.
    Muito obrigada! bjs

    • valentinajacome

      Oi Mariana,

      Este é o fermento de pacotinho instantanêo.

  • Rachel Azevedo

    Responder

    Olá Valentina…vim dar uma espiadinha por aqui e de cara adorei a receita desse bolinho, a massa deve ficar ótima.
    Bjuss!!!

  • Romy

    Responder

    Valentina… seus pães ficaram lindos 🙂
    Dá vontade de pegar um e comer eheh
    Os mirtilos são uma fruta muita cara por aqui mas a sua sugestão de usar os congelados agradou-me bastante.
    Vou levar a receita ok? Pode ser que me anime e faça rsrs

    Bjs

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, adoro fazer pães e acabo usando muito a batedeira pois me economiza um tempo precioso – enquanto ela sova a massa posso ir fazendo outras coisas. Esses pãezinhos ficaram lindos, tão delicados! Adorei a idéia de fazer um recheio com ricota e berries. Delícia.

  • Su

    Responder

    Uhmmm… isto parece-me bom demais 😀

    • valentinajacome

      Su, estes pãezinhos ficam muito gostosos no lanche da tarde ou no café da manhã do fim de semana.

Leave a Comment