Bolinhos de Ricota

6 Comments


Estava lendo um artigo sobre um bar/restaurante em Sydney – Austrália, chamado Bentley. Vários dos ‘snacks’ do bar estão no artigo, uns bem interessantes apresentados de uma forma bem atraente. Você se sente no restaurante, na mesa, com o prato na tua frente.

Tem uma foto de um ‘snack’ de batata e chorizo (aquela lingüiça espanhola) em que as batatas são cortadas com mandolim para ficarem bem finas e elas envolvem as tiras de chorizo antes de serem fritas. O resultado final parece batata frita com um pedaço de chorizo dentro. Uma outra foto linda é de três copos que parecem de whisky, cada um de uma cor, com um palito de pão tostado num canto. São 3 variações de gazpacho: verde (com manjericão, endro, salsinha, hortelã), o vermelho ( tomates pepino – os ingredientes mais tradicionais) e o branco ( amêndoas). Outra que me chamou atenção foi a foto de um palitinho de camarão passado em sementes de gergelim brancas e pretas (nem sabia que existia preta). Eles são servidos nos palitos e estes são levados à mesa num ‘porta palito’ com buracos onde os palitos são fixados. Me lembrou uns vendedores ambulantes de uns palitos de mel que andavam pelas ruas carregando um pau e no topo ficavam os palitos enfiados em buracos feitos na madeira. Mostram uma taça linda de Martini com açafrão – saffron Martini A única bebida do artigo. E tem também estes bolinhos de ricota – que são chamados ricota dumplings envoltos em açúcar com canela. Sugerem que sejam consumidos acompanhados de café com uma gota de rum Jamaicano. E foram estes que mais me atraíram. Fiquei imaginando servi-los após o jantar com uma xícara de café. Não imediatamente após, mas depois de um tempinho. Você os faz pequenos e serve numa bandejinha no centro da mesa.

Os que fiz para testar a receita não ficaram tão pequenos, mas ficaram muuuito bons. O sabor da laranja dá um leve sabor cítrico. Embora não seja de fritura, fiz exceção para esta receita. E vou repeti-la.

250g de ricota

Raspa de ½ laranja

1 ovo

1 gema (confesso que estou tentada a omitir a gema na próxima vez)

40g de farinha de trigo

¼ colher de bicarbonato de sódio

Óleo de canola ou amendoim para fritar

Canela e açúcar para revestir

1. Ponha a ricota, raspa de açúcar, raspa de laranja, ovo e gema numa vasilha e mexa tudo bem. Peneire a farinha de trigo e bicarbonato na vasilha e misture levemente. Cubra e reserve por uma hora num canto fresquinho da cozinha.
2. Para fritar é o procedimento de sempre com relação ao óleo. Use uma colher para retirar massa da vasilha e jogar na panela. Fique de olho, pois pode passar do ponto muito rápido. Assim que os bolinhos vão ficando prontos ponha num prato com papel toalha e role no açúcar com canela.

6 Comments
  • Anonymous

    Responder

    Meu pai sempre diz que substituir ingredientes das receitas não dá muito certo, mas não custa perguntar, não é?Será que o efeito é o mesmo se utilizarmos ricota de búfala ao invés da tradicional? Ela é um pouco mais firme, por isso eu acho que teria que ser processada…O que vcs acham?

  • renata lampião

    Responder

    Poucos dias ausente e n receitas. Fico meio tristonha por não dar tempo de comentar tudo.É,aqui eu só lembro de ter visto a flor de abobrinha que lembrava fritura.Eu amei este bolinho que me fez lembrar de bolinho de chuva e do bolinho sao joao.O prato que usaste também tá uma coisa de lindo. Bj

  • Sonia

    Responder

    Valentina, obrigada pelos elogios aos trabalhos da minha mãe e da minha avó. Eu não herdei nenhuma dessas habilidades manuais! Estou inclusive planejando fazer um post com outros trabalhos delas. Uma ótima semana!

  • Karen

    Responder

    Eu guardei uma receita de bolinhos de ricota da Nigella que apareceu em uma revista por aqui, deve ser muito bom mesmo!

  • valentina

    Responder

    Sonia, já fui dar uma olhada no artesanato da tua familia. Que trabalho lindo!! to impressionadissima. Depois vou lá olhar as fotos da tua casa. obrigada por passar aqui.Fe, terias adorado as fotos.Pat, achei que as raspas de laranja deram um toque fab!! Com limão também deve ficar bem bacana. Este prato realmente é bem bonito.

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Quando vi a foto na hora me veio a cabeça o bolinho de chuva, mas esse seu bolinho deve ter um sabor maravilhoso, eu também não gosto de fazer fritura por conta do cheiro que fica no apartamento, mas você já tentou uma fritadeira elétrica?! São ótimas, quem tem criança em casa não se livra com facilidade das frituras, principalmente da batatinha frita. risos. O prato é uma coisa de lindo.

Leave a Comment