bolinhos de ricota, abobrinha e ervilha

7 Comments

bolinhos de ricota, ervilha e abobrinha-2Este ano a primavera demorou a chegar aqui. Há muito não via um inverno tão longo. Já estavamos todos de saco bem cheinho. Na maior parte das conversas era um tal de: I’ve had it with this weather. Esta coisa de ter que carregar casaco, cachecol, luvas, gorro. Veja bem, amo roupa de inverno, mas não o ano inteiro. Minhas pobres pernas estavam cobertas de meia calça há muitas semanas, na verdade meses. Estavam gritando para serem libertadas. Estava louca para desligar o aquecedor -além de caro não faz bem para a saúde. O sol começou a brilhar somente há duas semanas, mas somente hoje saí de casa sem casaco ou meia calça. Bom, para mim 13 graus é uma temperatura agradável. Não me chamem de louca, são muitos os anos por estas ilhas, e o corpo se ajustou. Mas voltando a comida, com a melhora da temperatura o corpo também pede uma alimentação mais leve.  E para mim os ingredientes destes bolinhos são gesto de boa vinda à primavera.  Verdinhos, com ricota e ervas. Comi uns quatro sozinha, acompanhados de tomates semi secos, suculentos. Tão simples e saboroso.
bolinhos de ricota, ervilha e abobrinha-3Preparando estes bolinhos lembrei-me da minha querida amiga W. que quando esteve aqui comigo comeu tantas coisas com abobrinhas pois abundavam. Ela estave aqui bem em julho, época em que as abobrinhas saem pelo ladrão. Vou ter mais uma novidade para ela quando chegar na próxima visita. Que ainda não tem data, mas já estou na espera. Porque acho que comida é isso: algo que nos dá prazer e que  queremos dividir com os amigos, família, pessoas que nos são especiais.  Às vezes até exageramos por uma vontade excessiva de dividir, de ‘nurture’. Muitas vezes facço algo e penso na minha mãe, que ela gostaria, como gostaria de saber a opinião dela, se agradaria. Ou meu irmão, ou Aninha.

Confesso que apesar de ficar surpresa ao receber abobrinhas na minha cesta assim tão cedo no ano, fui logo catar algumas coisas para fazer com elas. E foi ai que achei esta receita aqui. E anotei também uma receita de um casal que anda sendo a sensação por estas bandas – David Frenkiel e Luise Vindahl. Eles tem uma receita bárbara de um espaguete de courgette. Se eu receber mais courgettes farei a receita deles que é tão apetitosa.  E deixo só uma nota de que caso você encontrem o livro deles – The Green Kitchen, vale a pena dar uma folheada. Em outro post vou trazer uma das receitas deles.
bolinhos de ricota, ervilha e abobrinha-1

 

receita de uma das minhas revistas. Não usei os ovos pois simplesmente esqueci, mas achei que não foi necessário. Caso você queira usar o ovo, necessitará de 1 para esta receita.

Ingredients:

Instructions:

* pode ser ervilha congelada – deixando descongelar primeiro, ou milho

Misture a ricota, abobrinha, ervilha, farinha de trigo, ervas e raspa de limão. Se você usar o ovo acrescente aqui também. Tempere a gosto. Reserve. Se você preparar a mistura adiantado coloque na geladeira até a hora de usar.

Coloque óleo em uma frigideira para fritar os bolinhos. Coloco só o suficiente para dar o que eu chamo uma fritada rasa. Não é das frituras em que a gente põe um monte de óleo na panela. O óleo aqui é só o suficiente para os bolinhos. Faça bolinhos achatados e coloque-os na frigideira quando a gordura estiver quente e frite por uns 3 minutos de cada lado. Depois transfira para um prato com papel toalha. E use toda a mistura. O rendimento da massa vai depender do tamanho dos bolinhos que você fizer. Acho que o meu rendeu 8. Só fiz a metade da receita original que segundo a fonte serveria dois adultos e 4 crianças.

Comi as minhas com tomates secos. Foi um jantar leve. Queria mesmo era ter feito um pesto de ervilhas para acompanhar, mas e a preguiça e fome? Outro dia volto com  o pesto.

7 Comments
  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, uma vez fiz uns bolinhos parecidos com esses usando espinafre (acho que era uma receita da DH) e ficaram deliciosos. Preciso prová-los de outros sabores e estes seus parecem muito bons!

  • Josefa

    Responder

    Hunnnn….Deve ser uma delícia! Assim que sair da etapa da minha dieta (Dukan) onde ainda não posso introduzir a farinha, vou fazer esta receita! Bjssss

    • valentinajacome

      Querida, sucesso com a dieta ai. x

  • Luciana Betenson

    Responder

    Adorei! Já pus no menu da semana que vem! Bjs 🙂

    • valentinajacome

      Lu, se fizer espero que goste assim como eu gostei. Tenha um lindo fim de semana.

  • Cristina

    Responder

    Cara Valentina, se tem abobrinha, com certeza vou apreciar!

    • valentinajacome

      Cris, espero que aprecies. É simples, rápida. E de deixar os olhos em festa pelo frescor das cores.

Leave a Comment