bolinhos de polenta e amêndoas com um pouquinho de curd de limão

23 Comments

Têm dias (muitos dias) em que fico muito atraída por receitas simples e que ao mesmo tempo ‘deliver’.Estes bolinhos ficaram me tentando por vários dias. Olhava para eles e pensava que seria uma boa idéia. Voltava uns dias depois e a tentação continuava. Os danadinhos eram também bonitinhos. Farinha de polenta é algo que adoro. Tudo estava a favor dos bolinhos. Arrumei um pouquinho de curd de limão, e resolvi que íamos nos encontrar na cozinha. A danada da receita é bem fácil de preparar, não demora muito. As forminhas não são de muffin. Tem que ser mais rasas. Agora naquele formatinho de baciazinha.

Fiz um cafezinho para acompanhar e me senti princesa, com a minha linda tortinha, toda enfeitadinha. A única coisa é que estes bolinhos esfarelam um pouquinho, e a princesinha ficou com cara de bagunceira. Já pensei em fazer novamente com curd de maracujá também Será que é gula? Mal comi um, já penso no próximo.

Align Centre

Uma vez por mês vou fazer uma receita que você o leitor me peça. Então pode deixar uma mensagem aqui. O primeiro comentário com pedido vai ser feito este mês. Será a minha forma de expandir os meus horizontes.

O que é ‘curd’ de limão: para os que não conhecem o curd de limão é uma espécie de conserva com limão, manteiga, ovos e açúcar. Você põe tudo numa panela e cozinha até engrossar. Vivo na Inglaterra e se encontra curd de limão facilmente nos supermercados. Mas é muito fácil de fazê-lo caseiro.

Ingredientes para o bolo:

  • 1 limão dos amarelos – retire tirinhas da casca
  • 50g açúcar, mais 2 colheres de sopa (deixe as colheres separadas)
  • 75g de amêndoas sem cascas
  • 75g de farinha de polenta
  • 75g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Ingredientes para a cobertura:

  • 150ml creme de leite fresco
  • 4 ou mais colheres de curd de limão

Preparo do bolo:

Pre-aqueça o forno 170oC. Unte 9 forminhas e reserve.

Ponha as tirinhas do limão numa panela, as duas colheres de açúcar e 50ml de água e cozinhe por uns 5 minutos em fogo baixo até que as tirinhas fiquem macias.

Coloque as amêndoas no processador caso as tenha inteiras,e processe até que fique como uma farinha. Costumo usar o ‘pulse’.Caso você use as amêndoas já moídas, coloque-as no processador e parta para o próximo passo. Depois acrescente o açúcar, manteiga e a farinha de polenta. Processe até ficar com uma mistura homogênea. Divida a mistura pelas forminhas – usei os dedos para moldá-las pois a massa é bem compacta. Asse por uns 20 minutos – ficando de olho. Retire do forno, deixe esfriar e enquanto isso prepare a cobertura.

Para a cobertura:

Bata o creme de leite até começar a ficar firme.Não muito firme, por favor. Acrescente o curd de limão e misture tudo. Confesso que a quantidade de curd que coloco é de acordo com o meu paladar. Para esta receita gosto desta cobertura azedinha pois o bolinho é bem doce. Deixo para o teu gosto.

Para montar coloque uma colherada de cobertura em cima de cada bolinho e termine com umas tirinhas de limão.

23 Comments
  • Diulza Angelica dos Santos

    Responder

    Oi bom dia,tenho uma receita de curd de limão, ficou meio gordurosa sera que eu errei na manteiga,quanto tempo dura na geladeira, bjs.

    • valentinajacome

      Diulza, me mande a tua receita. sem ver a receita fica dificil comentar querida.

  • Márcia

    Responder

    Valentina…desmancha na boca….acertei?
    Sempre limão…desde a receita do Bolo de limão…..inconfudível amiga…Parabéns!!

  • Bia Belliard

    Responder

    Princesa Valentina, (vc ja tem nome de princesa, sentiu como soa bem ? ) eu tb queria me lambuzar com estes bolinhos, mas aqui so eu gosto de bolo de polenta, e tudo que leva milho, ai nao da para comer sozinha, vou ficar babando !!!

  • Marcia H

    Responder

    Meus bolinhos nao deram certo, eles cresceram e derramaram, eu fiz tudo como está aqui, só usei amêndoas moídas.🙁

  • Mari

    Responder

    Nossa, esta tortinha me deu água na boca.

  • Graciele Amancio

    Responder

    Que delicia, deve ficar perfeito….Tenho uma brincadeirinha p vc no meu blog, da uma passadinha la..abraço

  • Laurinha

    Responder

    hummm, delícia! e esfarelento… gostei! vou experimentar…Beijinhos

  • Anabelle

    Responder

    Olá, Valentina!Eu não sou uma pessoa de dotes culinários, mas me viro na cozinha…E quando me deparei com seu blog, fiquei boquiaberta com tanta delícia…Que até me senti inspirada a brincar mais na cozinha.Muito amor, paz, sucesso e felicidade em sua vida!Fica com Deus.Bjs.

  • Isa Lourenço

    Responder

    Será que ainda sobrou algum?Bjos

  • Mundo do Sabor

    Responder

    Estes bolinhos são tudo de bom!Delíciiiaaa!Deixei um selinho parra você no meu blog.Beijinhos

  • Téia

    Responder

    É sempre muito bom vir aqui ver o que você inventa. Sempre, sempre você acerta e inova. Vou guardar meu pedido para o próximo mês. Bj grande amiga.

  • Magia na Cozinha

    Responder

    Este é do tipo de se comer um depois do outro. Eu adoro tudo que vai polenta. E esta cobertura deve dar um toque super especial.Adorei!Bjs 🙂

  • EU MULHER

    Responder

    Querida Val, esse bolinhos ficaram realmente dignos de uma rainha comer. Hummm, que delícia!Se possível, uma receitinha do dia a dia da Inglaterra. Uma receita bem tipica.Beijos querida e bom carnaval!

  • guigo

    Responder

    Oi Valentina, adorei seu blog e suas receitas, vi a sua pagina dos cupcakes e gostaria de saber se você sabe faze-los com essa cobertura > http://www.fotolog.com/xtrashy_cityx/27545203e se vc tmb sabe fazer os biscoitinhos que aparecem ali ^^Beijos continue com o otimo trabalho.

  • Marcia H

    Responder

    já copiei e vou fazer amanha, tenho curd inglês na geladeira rsrs obaaaaaa

  • grazi

    Responder

    esta’ divino!!!

  • Edilia

    Responder

    Huuuuummmm que gostoso que deve ser.Farei breve a receita,pois gostei muito.Edilia

  • Leila

    Responder

    Putz cheguei tarde pois a Simoni ja fez o pedido.. 🙂 adorei a sugestao de massa dessa tart pois é sem glúten.beijinhos e bom final de semana.

  • Leila

    Responder

    Putz cheguei tarde pois a Simoni ja fez o pedido.. 🙂 adorei a sugestao de massa dessa tart pois é sem glúten.beijinhos e bom final de semana.

  • Cláudia

    Responder

    Prá mim, tudo que vier é lucro. Valentina, não precisa postar mas quando puder me envia a receita do curd de limão?Essa cobertura me deu água na boca, deve ser aquele azedinho doce, nham, nham!bjs

  • Silvinha

    Responder

    Adorei a receita, Valentina! Ficoumuito lindinha, e imagino que deliciosa. Essas massas que demancham na boca fazem a bagunça dos farelos valer à pena! 😀Gostei da idéia do cannoli… Hà algum tempo eu estava louca p/ comer, mas não achei uma receita boa. Mas para o recheio, havia pensado em doce de leite 🙂Beijo!

  • Simone Izumi

    Responder

    tina…que díliça de bolinho…deve ter fica do maravilhoso com esse curd de limão…pitaco de bloggueiros também valem ou somos café com leite?rsss…bom , se valer…estou atarantada para fazer cannolis…aquele cone doce italiano…recheado com creme de ricota e frutas cristalizadas. Como não sou fã de ricotta (pelo menos daqui do brasil), por serem azedas, estava pensando em substituí-lo por cream cheese..eh uma segunda sugestao de recheio, que acredito ficar mais leve. Fica a seu criterio o tipo de recheio!Não acredito que fui a # 1…nada como acordar cedo em uma manhã de sábado, véspera de carnaval!!Espero que esta receita lhe proporcione bom divertimento!bjaoosi

Leave a Comment