Bolinhos de mel do País de Gales

8 Comments

bolinhos de mel do País de Gales-1O País de Gales é muito bonito. Fiz uma viagem por ele nos meus primeiros anos no Reino Unido, começo da década de 90, e deste então me apaixonei por sua imensa beleza. Tem muito verde, uma costa bem interessante com praias muito bonitas. O parque de Snowdonia é um destino imperdivel se você for passar mais de uma semana no Reino Unido. Ótimo para atividades ao ar livre.

E nestas duas semanas em que meu tempo tem sido absolutamente escasso, quando tenho chegado em casa nunca antes de 9 horas,  estes foram umas das poucas coisas que consegui fazer.  Até esta ano não havia me deparado com estes bolinhos de mel. Desde que os descobri já os fiz umas três vezes. Eles são também conhecidos como Teisennau Mel. São uns bolinhos especialmente feitos no dia do patrono, Saint David. A minha desculpa por fazê-los 6 meses depois do dia do patrono que é primeiro de março é pura vontade de fazer uns bolinhos que tem história. Que são mais do que uma soma de ingredientes juntos.  A qualidade do mel é super importante pois o sabor fica acentuado, sem ser excessivo. Recomendo não usar mel com lavanda, ou tomilho. Usei um mel local, e ao dar cada mordida o sabor dele invade a minha boca. Deliciosos.

bolinhos de mel do País de Gales-2 A leveza da massa o faz inda mais atraente. Forrando o fundo da forma faz com que somente as laterais fiquem com uma leve crostinha que dá um ótimo contraste  á massa leve e fofa. A calda não faz parte da receita original destes bolinhos, mas cae super bem. Prefiro usar o extrato de laranja, mas estava sem e acabei usando água de flor de laranjeira. Peguei os meus pistachios esmeralda – de tão verdinho que são, e joguei por cima. Carregue na calda se quiser. Eu fui um pouco prudente. Talvez se tivesse sido mais generosa tivesse ficado mais interessante vai ver. Hmmm, não acredito.

bolinhos de mel do País de Gales-3

Desejo uma ótima semana a todos. Depois de um fim de semana em que trabalhei sábado e domingo fico na espera de que dias melhores venham logo.

Esta versão simplificada destes bolinhos é da revista Delicious. A versão que eu tinha era mais trabalhosa.

Ingredients:

Para cobertura

Instructions:

* você pode usar manteiga sem sal tambêm

**Allspice é pimenta da jamaica

***pode ser subsituído por extrato de laranja

Ligue o forno – 180oC. Unte e forre o fundo de 12 forminhas de muffins. Reserve.

Separe todos os ingredientes antecipadamente.  Coloque a farinha de trigo, bicarbonato, all spice e canela em uma vasilha e mexa para encorporar os ingredientes – sempre uso um fouet . Reserve.

Bata o açúcar, manteiga e mel até ficar com uma mistura bem areada – pelo menos uns 3 minutos. Acrescente os ovos um de cada vez, e bata bem entre cada adição. por fim acrescente a mistura de farinha com a batedeira em velocidade baixa.  O leite é acrescentado por último. Não se pode bater demais para que o glúten não se desenvolva. Uso a batedeira somente para a mistura inicial, e misturo o resto delicadamente com uma colher de metal ou espátula.  A consistência é daquelas de cair da colher.

Distribua a mistura igualmente pelas formas (3/4 das forminhas deve ser preenchido) – uso uma colher de tirar sorvete pois me assegura quantias iguais. Uma vez que as forminhas estejam cheias nivele a mistura, dê uma leve batidinha na forma contra  uma  superfície de apoio. Leve ao forno por 20-25 minutos.. Quando pronto retire do forno, e deixe esfriar por uns 5 minutos antes de transferir para uma grelha. Deixe esfriar completamente antes de colocar a calda.

Para fazer a calda coloque o açúcar em uma tigela, seguido pela água e misture bem.Depois acrescente a água de flor de laranjeira aos poucos e a gosto.

8 Comments
  • Sarah

    Responder

    Ai que delicia esses bolinhos de mel!
    Sou apaixonada com mel e por incrível que pareça bolos feitos com mel deixam um consistência maravilhosa!
    Adoro o seu blog Valentina!
    As fotos que você tira também são lindas, fico sempre namorando o seu dia a dia. Muito legal!
    Fiz bolo de mel uma vez também, não foram internacionais como os seus, chiquérrimos de Gales, foram da Dona Benta mesmo, feitos ao pé do fogão de lenha, um delcia!
    Depois dá uma espiadinha lá no blog e confere a receita.
    http://tricotandonacozinha.blogspot.com.br/2012/01/bolo-de-mel-para-um-fim-de-semana-de.html

    Um beijo da vizinha de cozinha virtual.
    sarah.

  • Marina Soares

    Responder

    Fazia tempo que não lhe visitava Valentina e você como sempre com receitas surpreendentes!! Testarei e perfumarei meu novo “hogar”!
    Beijos

    • valentinajacome

      Marina, saudades de ti! Como vao as coisas? Fizestes estes bolinhos?

      • Marina Soares

        Valentina, fiz, mas para variar com “algumas-muitas” mudanças! Não tinha mel puro, só um com sabor de lichia e o allspice que troquei por um pouco mais de canela e noz moscada. O resultado de tudo isso foi uma explosão de sabores!
        Beijos

  • Marcia

    Responder

    0lá Valentina !
    Os bolinhos parecem incríveis, me lembram de uma massa de Pão de Mel que eu faço principalmente perto do Natal, fiquei morrendo de vontade, salivando mesmo. Mas por conta de um regime, por enquanto só vou olhar.
    Um Abraço e boa semana !!

    Marcia

    • valentinajacome

      Oi Marcia, pois se vc fizer estes aqui me conte como se compararm. Me deixastes curiosa.

  • Maria João Leal

    Responder

    Que maravilhosos ficaram estes bolinhos e o sabor, só pode ser delicioso!
    Beijinhos

    • valentinajacome

      Maria Joao, se vc gosta de mel eles são bem saborosos.

Leave a Comment