bolinhos de marzipã e laranja

6 Comments

marzipan e laranja cake-1Marzipã (esta massa de basicamente amêndoas, claras e açúcar) divide opinião. Tem quem o deteste, e quem por ele morra de amores. Não encontrei muita gente que tenha dito que não se importa muito com marzipã. Já fui do time dos que não gostam. Até que provei marzipã de excelente qualidade. Hoje em dia gosto de usá-lo em bolos para ocasiões especiais como Páscoa e Natal. Entretanto sem muito excesso. E quando o uso gasto um pouco mais, porém ou faço o meu – receita do Paul Hollywood é a minha favorita hoje em dia, ou compro. Para esta receita usei um marzipã da linha da Mich Turner.marzipan e laranja cake-2 Marzipã veio para o Reino Unido no final da época medieval, e os Tudor gostavam de usá-lo para confecção de esculturas comestíves: bichinhos, frutas, árvores.. e mil outras figuras. E aparecem em bolos natalinos principalmente na cobertura, e no famoso bolo Simnel que é comido na Páscoa hoje em dia. Neste bolo ele é bem abundante pois vai no meio, na cobertura e na decoração. Já este bolinho de amêndoa e laranja e gostoso pois fica intermediário – leva pedaços de marzipã, mas não em excesso. É de preparo muito prático, e a não ser o ferver da laranja por 40 minutos o resto é bem rápido.Todos os ingredientes vão em uma vasilha só para serem misturados. E fica pronto no forno em menos de 30 minutos. marzipan e laranja cake-4 Já fiz duas levas desta receita para presentear. São elegantes, festivos, e sazonais. Absolutamente perfeitos. Quando procuro assar algo para uma ocasião especial acho sempre bom levar sazonalidade em consideração. Nem sempre é possível, mas quando dá pulo no bonde. Vivemos em um mundo em que tudo em muito acessível e temos que ter cuidado para não ‘take for granted’ o fato de que existe um ciclo para tudo. E ele deve ser respeitado e reverenciado. Quando se tem criança na família nos tornamos ainda mais reponsáveis pois por mais chavão que possa parecer, é pelo exemplo que ensina, que se estabelece um padrão.

Ingredients:

Instructions:

* a receita original pedia 200 g, mas só usei metade; dobre a quantidade se preferir

Separe os ingredientes.  Unte a forma de muffins e reserve – renderá uns 9. Coloque a laranja em uma panelinha e cubra com água. Assim que a água ferver baixe o fogo e deixe em uma fervura baixinha por 40 minutos.  Pre-aqueça o forno – 180oC.

Quando passarem os 40 min retire a laranja da panelinha, corte ao meio e retire as sementes. Corte a laranjas em pedaços médios e ponha no processador até  ficar com uma mistura pastosa. Deixe esfriar.

Ponha a manteiga em um tigela e bata um pouco para ficar bem mole. Ponha a mistura da laranja na tigela com a manteiga, seguido da farinha de trigo, açúcar, amêndoas e ovos.  Bata tudo com uma batedeira até a mistura ficar uniforme. Acrescente 3/4 da quantidade de marzipã e misture mais um pouco para que o marzipã se encorpore à mistura. Transfira a mistura igualmente entre as formas, e divida as amêndoas em lascas por cima das forminhas. Distribua o restante do marzipã  pela massa. Asse por algo entre 25-30 min.

Transfira para uma grelha e deixe esfriar na forma por un 7 minutos antes de transferir para uma grelha. Se quiser você pode fazer uma caldinha de laranja para colocar por cima.

6 Comments
  • Milena

    Responder

    Querida Valentina,

    Acompanho o seu blog há algum tempo e suas receitas são maravilhosas, além das fotos que são lindas! Também gostaria da receita de marzipã, pois também não encontrei nenhuma me satifez. Obrigada

    • valentinajacome

      Oi Milena, obrigada pelo comentário. Vc não imagina como me faz feliz. Estou te mandando a receita de email. Tenha uma boa semana.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, eu amo marzipã e a receita do Paul Hollywood é mesmo maravilhosa. Estes bolinhos ficaram tão delicados! Perfeitos mesmo para presentear.

  • Surley

    Responder

    Parecem deliciosos! Vou tentar fazê-los…

  • valentinajacome

    Responder

    Léia, te mandei a minha receita favorita de marzipã caseiro por email. Espero que vc goste.

  • Léia Silva

    Responder

    Querida Valentina
    Eu adoro marzipã!
    Por aqui não encontro marzipã muito bom e queria muito encontrar uma boa receita para poder fazer em casa!
    Adoraria experimentar esses bolinhos!
    Bjim
    Léia

Leave a Comment