Bolinhos de maçã e alecrim

5 Comments

apple cake Lilly Vanilli-5 Não sei se são estes anos todos na Inglaterra, mas sou uma pessoa muito mais contida hoje em dia. Às vezes falo tão baixo que meus amigos não ouvem o que digo. Quando pego o trem de manhã muitas vezes viajo com um colega, escocês, que fala meio alto, eu sussuro e ela fala algo: ‘o que?’ bem alto.Ou repete o que digo alto que o trem todo pode ouvir. Quero morrer. Me pego dando olhares a pessoas que falam alto . Agora quando me encontro em um ambiente recheado de coisas que me fascinam, que fazem com que eu me sinta feliz, volto a ser criança. Falo alto, morro de rir, fico incontrolável.
apple cake Lilly Vanilli-4 Há pouco mais de um mês fui a Londres tomar o brunch com a minha grande amiga Annaliese. Fomos ao ótimo Albion Cafe que eu amo. Uma vez tomei café da manhã no meu aniversário lá. Passamos um tempão no Albion Café, papeando, tomando o nosso full English, assistindo o pessoal da cozinha, e ao sairmos pedi que fossemos até a Columbia road, no Lilly Vanilly. E fazia tanto frio. Mas a minha determinação juntamente com a disposição da minha amiga me fizeram ir até Columbia Road. Lembro que meus dedos congelavam. E minha cabeça doia, pois não tinha o gorro. Mas andar por Shoreditch me deixa como raramente me deixo ser: feliz, que nem criança. Shoreditch é uma das áreas mais interessantes de Londres hoje em dia.apple cake Lilly Vanilli-3 Columbia Road é de uma ótima energia, uma rua curta, cheia de lojinhas interessantes. Note que ‘lojinhas’ não é uma forma perjorativa, e sim carinhosa. As várias lojas são bem queridas, com um toque especia. Por isso incluo este trajeto nos passeios em que sou cicerone. Entramos nas várias lojinhas pois não dá para resistir. Adoro conversar com as pessoas. E East London é uma parte quase mágica da cidade, e eu a adoro. Enfim, depois de muito entre e sai, e das mãos estarem congeladas, entramos na ruazinha quase beco, paralela à Columbia Road e nos dirigimos a Lilly Vanilli. Meus olhinhos brilhavam, não era mais a pessoa contida, que falava sussurando. Bom , o sussuro ainda saia, mais o ‘excitement’ que sentia era incontrolável. E estava também louca por uma cup of tea. Para mim cura todos os maus, incluindo frio. Tenho um amigo de Liverpool que me diz que já estou vivendo aqui há muito tempo, e me consolo com uma boa cup of tea.
That’s true. apple cake Lilly Vanilli-2 Lilly Vanilly tem uma história da qual gosto. Ela adorava fazer bolos, como muitos(as) de nós. Então em um verão quando por aqui se tem as férias escolares, ela começou a fazer bolos para vender pois não conseguia um trabalho. Ela fazia os bolos em casa e vendia em uma feirinha local. O negócio foi crescendo e hoje em dia ela tem uma bakery fantástica. Nas minha idas lá sempre sou atendida por umas atendentes super queridas, atenciosas. É pequeninha, com algumas mesinhas do lado de fora. Há uma decoração com aquelas luzes pequetitas, tipo iluminação natalina. Tudo muito querido. Nesta visita comprei os deliciosos bolinhos de maçã com alecrim. E são absolutos deliciosos. Já os fiz várias vezes e são realmente irresistíveis, com um jeitinho rústico, assados diretamente nas forminhas untadas, com umas folhinhas de alecrim decorando os bolinhos. A massa é grossa por causa da quantidade de maçãs picadas. Os bolinhos são – lhes digo sem mentir, muito bons. Se usa um pouco de azeite de oliva e um pouco de alecrim também. E noz moscada e canela. Delicioso. Deixo aqui está receita favorita, e abro a porta do Lilly Vanillii para quem ainda não a conhece. Espero que você goste.

Ingredients:

Para decorar

Instructions:

Rende 9 bolinhos – medidas de formas de muffin ou caso você queira fazer o bolo em uma única forma, use uma de 23 cm. Unte a(s) forma(s) e reserve.

Separe todos os ingredientes. Coloque a farinha de trigo, noz moscada, canela e fermento em pó em uma tigela e use um fouet para misturá-los e acrescentar um pouco de leveza à mistura. Reserve.

Pre-aqueça o forno – 180oC.

Bata a manteiga e açúcar por uns 4 minutos, até que a mistura fique macia e cremosa. Você pode ter que parar a batedeira de vez em quando para dar uma raspada no fundo e desta forma se assegurar de que os ingredientes estão se integrando. Após os 4 minutos acrescente os ovos, um de cada vez, batendo bem para que se integrem à mistura de açúcar. Depois acrescente o azeite de oliva e bata somente para misturar. Acrescente as maças picadas e o alecrim picadinho. Misture ao restante com uma colher de pau. Por fim acrescente a mistura com a farinha e mexa delicadamente para que se integre. A princípio pode parecer que há muita farinha, mas não se preocupe e continue a mexer delicadamente pois tudo se integrará. A mistura ficara bem grossa devido à quantidade de pedaços de maçãs. Divida a mistura igualmente entre as forminhas pre-untadas. Use uma espátula no final para nivelar a mistura. Distribua fatias de maçã em cima de cada bolinho e salpique os bolinhos com um pouco de açúcar mascavo. Seque os raminhos de alecrim com papel toalha e distribua as folhas por cima dos bolinhos já decorados com fatias de maçãs. Leve ao forno por uns 30-35 minutos. Retire do forno e deixe na forma para esfriar por un  3 minutos se você usar formas de muffin. Caso use a forma de 23 cm deixe na forma por un 10 minutos antes de transferir para a grelha.

5 Comments
  • Ameixinha

    Responder

    Não passo despercebida, especialmente porque rio muito alto. Nem sei como um ser tão pequenino como eu tem uns pulmões capazes de acordar meio mundo ha ha
    Bolonhos de maçã com aromáticas e especiarias me fazem lembrar o Outono, uma estação linda 🙂

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, estou apaixonada pelo livro mas ainda não fiz nada dele. Preciso estrear logo. Estes bolinhos ficaram lindos demais. Adoro bolo com maçã.
    xx

  • Georgia

    Responder

    Oi Valentina, vim conhecer seu blog por inicação da Arte Amiga e adorei, que delícia de fotos e receitas! Parabéns 😉

    bjs

  • Fabricia

    Responder

    Amei a receita mas estavacom saudades mesmo e de passar por aqui … saudades. Beijocas.

  • Téia

    Responder

    Amiga querida, e eu que falo alto quase sempre. É uma vergonha total…juro que tento melhorar mas quando vejo já me empolgei e começo a rir e falar alto. Bem, de toda forma, amei estes bolinhos, tão lindos e com ingredientes que adoro. Bj grande. Téia.

Leave a Comment