Bolinhos de Chocolate com noz macadâmia

13 Comments

Este bolo de chocolate é uma delícia pois fica molhadinho por dentro , e tem o crocante das nozes para contrastar texturas. Ele deve ser servido ainda quente pois quando esfria a textura fica lembrando a de um muffin. Se ficarem uns de sobra do dia em que fizerem, é só dar uma esquentadinha no microondas e servir com a calda quente. A opção de servir com uma bolo de sorvete de coco por exemplo foi dada pelo moço que apresentou a receita, James Martin. Deixo a sugestão aqui.

As nozes macadâmias, originárias da Austrália e de uma parte da Indonésia , são muito gostosas. E ainda tem que conquistar mais espaço na culinária. As pessoas tem que se familiarizar mais com este tipo de noz.


Bolo de chocolate e noz macadâmia

75g de nozes macadâmia tostadas

190g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

200g açúcar

4 ovos

45g de cacau em pó de boa qualidade e peneirado

70g de farinha de trigo

¼ colher de chá de fermento para bolo

Unte 8 forminhas de 5 cm de diâmetro – ou de mufins, e reserve. Pre-aqueça o forno em temperatura média.

Divida as castanhas na metade e moa uma parte no processador, o mais fino possível. A outra metade deve ser cortada grosseiramente. Reserve.

Bata a manteiga e o açúcar até adquirir uma mistura mais clara e cremosa. Acrescente os ovos um por um, batendo bem após cada adição. Acrescente o cacau em pó, a farinha e o fermento e misture com uma colher de pau, até que todos os ingredientes fiquem bem incorporados. Por fim acrescente as nozes macadâmia moídas e use uma espátula para integrá-las delicadamente com a massa.

Divida a massa nas forminhas untadas e reservadas, preenchendo cada uma até o equivalente a 2/3 da forma. Salpique a macadâmia grosseiramente picada por cima e leve ao forno por uns 15/20 minutos.

Para fazer o molho de chocolate:

25g de chocolate meio-amargo de boa qualidade, picado

1 colher de sopa de manteiga – 15g

4 colheres de sopa de creme de leite – 60ml

15g de açúcar

Coloque o chocolate e a manteiga numa panelinha e mexa em fogo baixo até que o chocolate se derreta. Acrescente o creme de leite e o açúcar e misture mais um pouco, até que todos os ingredientes se incorporem.

Na hora de servir ponha um pouco de calda no pratinho e ponha o bolo por cima.

13 Comments
  • Anonymous

    Responder

    Alguém sabe se posso dobrar a receita? Pq tem receitas q não dão certo fazer isso.

    Obrigada.

  • Anonymous

    Responder

    Gosto destas nozes,mas não é pelo sabor (delicioso),é pela maneira como se apresentam (bolinha) e como se descascam.Gosto muito das tuas receitas.JR.

  • Anonymous

    Responder

    aihhhhh que bom.Comprei no Lidl e são espectaculares. Onde se podem comprar em Portugal a um preço mais acessível???

  • Sonia Novaes

    Responder

    Valentina,querida…Depois que comecei a contar meus “causos” fiquei tão preguiçosa na cozinha, que só vendo.Então prá não sentir remorsos, venho espiar essas coisas maravilhosas que vc faz aqui.Nem na colher de tacho me arrisquei,fiquei até com vergonha ,pois vc me convidou tão gentilmente,mas qualquer dia vou participar, tá bom?Adoro vc,acho vc especial,leio tudo o que vc escreve, e parece que já sou sua amiga há muito tempo..rss…Uma prima foi estudar aí em Londres e aí então eu falei:Ah! tenho uma grande amiga que mora lá…é vc viu?rsss…Tenho viajado muito e não sobra tempo para muita coisa, então as receitas vão ficando para segundo plano,mas eu devoro tudo que vcs escrevem,acho o máximo.Lá no cyber só conto histórias…que posso fazer?Continue colocando essas receitas maravilhosas que eu vou comendo com os olhos…rsss…Beijos no coração…Sonia Novaes

  • Cris

    Responder

    E dane-se a dieta hein amiga, que isso, eu amo macadâmias!

  • laila

    Responder

    nossa adorei!! maravilhoso…um luxo! gosto muito de macadamias… bjos

  • Akemi

    Responder

    Bolo de chocolate é uma tentação e como nuts fica melhor ainda! Ótima sugestão, amiga, como tudo o que você nos presenteia!

  • Cláudia

    Responder

    Valentina, com certeza vou fazer este bolo de chocolate com macadâmia que terá 100% de aceitação aqui em casa. Curiosidade: Fiquem sabendo que o Brasil exporta nossas macadâmias para muitos países e elas também são de ótima qualidade. Vcs podem estar em algum lugar do mundo e comendo macadâmias brasileiras sem saber.

  • Elvira

    Responder

    Descobri essas nozes na Austrália. Confesso que sou viciada nessa delícia. Ainda bem que não são muito fáceis de encontrar por cá, porque são terríveis para a dieta com todo o óleo que têm (é isso que as faz tão boas; não há bela sem senão…).

  • Cláudia A.

    Responder

    Nossa Valentina, receita maravilhosa, refinada, apetitosa. Já copiei. Beijo.

  • Ana

    Responder

    Aaaaai, essa calda de chocolate ai me fez tentar passar o dedo na tela do computador!Deve ser uma delicia, mas quando eu fizer vou usar hazelnuts! (nao sou fa de macadamias… meu marido q adora, principalmente em “macadamia white chocolate chip cookies, acho q sao os preferidos dele!).Chocolate eh muito bom ne amiga!!Ana

  • Cinara

    Responder

    Que delícia, Val! Eu adoro macadâmias, e ouvi dizer que as do Havaí são as melhores. O sorvete Hagen Daz de macadâmia é feito com as nuts do Havaí, e eu já ganhei algumas latinhas do produto havaiano que são maravilhosas! Esta receita já foi para a listinha. ;o) Bjs e ótima semana para você!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, gosto muito de macadâmias e você tem mesmo razão – não se vêem muitas receitas com ela. Que delícia estes bolinhos, ficaram tão graciosos!

Leave a Comment