Bolinhos de chocolate com framboesas

25 Comments

Desde que comecei a ler o blog da Kerrin tenho aprendido muito sobre chocolate. São leituras de tomar nota. Até o começo do ano passado me achava até que um pouco entendida só porque gostava de chocolate amargo. 70% de cacao me fazia sentir importante. Conhecia chocolate da Lindt, Green & Blacks, Montezuma, rococo.. Me achava alguém com um certo conhecimento. E então ao começar a ler o blog da Kerrin na metade do ano passado vi que eu era um zero no quesito chocolate. É importante ressaltar que o My Kughelhopf não é um blog só de chocolate, mas tem muita coisa sobre chocolate pois a Kerrin não é somente uma chocolatra, mas também uma seria conhecedora de chocolate. Hoje em dia tomo nota do que leio, pois é tanta coisa nova que quero me assegurar de que estou aproveitando este aprendizado.

Passei a conhecer o Marcolini, o Franc Kestener, Bernachon, Josephine Vannier..e meu paladar tem vivenciado novos sabores, novas sensaçōes. Agora mesmo ainda estou zonza com o último post dela que é sobre chocolate da Itália, USA e Suíça aonde vive. A caderneta está cheia de notas pois não queria perder todas as novidades sobre as quais li. E neste estado de intoxicação de chocolate, ao me deparar com esta receita na Elle à Table de maio-junho não pude resistir. Precisava do meu fix. E estes bolinhos são bem achocolatados. Recomendo fazê-los pequenos pois pequena quantidade é ideal para algo de sabor tão forte. Um tamanho tipo de muffin vai pegar pesado. O bom é que esta receita é simples e super rápida. As framboesas quebram bem o forte sabor do chocolate e dão uma equilibrada no sabor.

Bolinhos de chocolate e framboesas

Inspirados na edição de Elle à Table de maio-junho

Ingredientes:

  • 200 g de chocolate amargo picadinho – 70% de cacao
  • 80 g de manteiga
  • 2 ovos
  • 80 g de açúcar
  • 150 g de cream cheese em temperatura ambiente
  • 80 g de farinha
  • 125 g de framboesas

Preparo:

Pre-aqueça o forno – 180°. Unte e polvilhe forminhas – a quantidade de formas vai depender do tamanho das mesmas. Ao invés de untá-las você pode forrar com forminhas de papel.

Coloque a manteiga e chocolate numa tigela por cima de uma panela com água – sem que a água toque no fundo da panela, e leve a fogo médio/baixo para derreter, mexendo de vez em quando até derreter e ficar uniforme e brilhante. Retire do fogo e de cim a da panel com água.

Bata os ovos e açúcar até que a mistura comece a clarear. Acrescente a farinha, mexendo para que ela se incorpore. Depois o cream cheese. E por fim o chocolate. Misture para incorporar. Distribua a mistura pelas forminhas e coloque framboesa na forma também. A quantidade de framboesa por forma vai depender do tamanho da forma usada e do tamanho das framboesas. Leve ao forno por volta de 10-12 min somente. Faça o teste do palito aos 10 min e deixe mais um pouco se necessário. Desenforme depois de uns 3 minutos e deixe esfriar.

25 Comments
  • Paulo RT

    Responder

    Essa dica do site de chocolates é ótima.
    Mas que framboesas são essas? Que lindas!
    Belas fotos!

  • Maria Clara

    Responder

    Sempre visito aqui e acho seu site/blog muita inspiração 🙂

  • cozinhaperfumada

    Responder

    Oi Valentina! Adorei seu blog, lindo com receitas fantásticas e amei essa combinação do chocolate com framboesa! Duas coisas que simplesmente adoro…humm!! É de dar água na boca!rs Parabéns pelo blogs e pela produção das fotos! Voltarei sempre com certeza! beijos Tereza

  • Kerrin @ MyKugelhopf

    Responder

    first thing’s first, your photos here (as usual) are stunning ! those raspberries are just popping out of my screen – the red !! and that’s my favorite fruit too, love it. like monica, i also love your presentation with the egg carton, so original. meanwhile, i haven’t read my elle à table yet, so here is a sweet preview of what is inside, obrigada ! 😉

    and MUITO obrigada for this post. i love reading it through – and seeing how passionate you are about chocolate (and baking), like i am too of course. it is a delicious learning process for us all…

    i would love to hear what class ana took in são paulo – what a small world ! =) so fun to hear that.

    mais uma vez – obrigada !! beijos

  • Jenifer

    Responder

    Ai que deliciaaa, esse eu vou testar!

    Beijinho JÊ

  • Ameixinha

    Responder

    Não entendo nada de chocolate, gosto de todos 🙂 Adoro a combinação com as framboesas, umas das minhas bagas favoritas!

    • Trembom

      Estou aqui expandindo o meu gosto. Tem muito chocolate bom pelo mundo. bjocas

  • Lylia

    Responder

    Oi Valentina,
    O seu blog sempre trazendo coisas lindas e deliciosas.
    Eu também tenho o hábito de anotar tudo que acho interessante. O bom da vida é a gnte descobrir que todo o dia tem algo novo para descobrir.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    • Trembom

      Lylia, realmente é ótimo quando fazemos novas descobertas.

  • Léia Silva

    Responder

    Querida Valentina
    Sou apaixonada por framboesa e acho uma frutinha linda!
    Que belas e apetitosas fotos, gostei muito.
    Adorei a receita com o uso do cream cheese.
    Tenha um lindo fim de semana
    Bjim com karim
    Léia

    • Trembom

      Querida Léia, framboesas sao bonitas de se olhar e saborosas. Que casamento genial. Esta receita é uma coringa para um chocolate fix de última hora.

  • Lilian

    Responder

    em que momento da receita vc coloca o cream cheese?

    • Trembom

      Vai logo em seguida a farinha. Consertei a receita. obrigada pelo toque e desculpe o incomodo.

  • Barida

    Responder

    que delícia esses bolinhos, e com as framboesas devem ser ainda melhores 🙂 beijos

    • Trembom

      Olha, nos que fiz coloquei um tiquito de massa, uma framboesa pequena, mais massa e outra framboesa. na mordida so uma explosao de sabores.

  • Cristina Lunardeli

    Responder

    Esse dever de casa é fácil e delicioso…aprender, experimentar, descobrir novos sabores; em se falando de chocolate…queremos sempre mais conhecimento e degustação!rs…
    Suas fotos estão maravilhosas como sempre, e os bolinhos…hummm, aceitaria um agora mesmo!!
    bj

    • Trembom

      Cris, quisera todo dever de casa ter sido bom assim. Andei me deliciando com duas barras novas de uma companhia inglesa de chocolates premiados. Muito bom.

  • Ana Paula de Jesus Louvem

    Responder

    Dizer o quê dessa receita… o blog da Kerrin é bom demais! Há uns meses atrás fiz um curso sobre chocolates com uma moça super profissional e competente que durante o curso citou o blog da Kerrin.
    Sou sua fã! Lindas imagens.

    • Trembom

      Ana, o curso foi aí em São Paulo? Que legal. A Kerrin vai ficar feliz de saber. Esta receitinha é potente. Um pouquinho já basta. Vc anda fazendo muita coisa com chocolate? Me conta.

  • Mônica

    Responder

    O blog realmente é um escândalo!!! Esses bolinhos, são de comer rezando e você é mesmo muito original, Valentina, a ideia da caixa de ovos achei demais. Simples, mas o visual arrasou, ficou lindo.
    Beijo no coração.

    • Trembom

      Mônica, sou muito fã daquele blog. Sempre saio de lá com algo novo que aprendo. Um endereço, uma dica..Não é pra menos que é um blog premiado. E tive a oportunidade de conhecê-la num evento no ano passado. uma menina cheia de vida. Obrigada pelo elogio.; o )

  • Filipa

    Responder

    Meu Deus! E eu que também pensava perceber alguma coisa sobre chocolate!!! Acho que quem vai tirar notas desta vez sou eu. Muitas. E da receita também….irresistível! Um beijinho

    • Trembom

      Filipa, é uma coisa incrível,né?! Pois boa sorte com as tuas anotações também. risos. Eu estou fazendo dever de casa. Comprei duas barras que nunca tinha comido antes e vou voltar lá para comentar. Muito divertido.

  • Sylvia

    Responder

    Também fiz uns bolinhos com framboesas, amanha posto a receita,. Adorei que os seus sejam de chocolate. Ótima pedida .

    • Trembom

      Sylvia, nós temos uma certa sintonia. Já nos aconteceu antes de fazer algo com um ingrediente semelhante antes. Ótimo! vou aguardar o teu post com ansiedade. Por aquie estamos com lindas framboesas este ano.gorduchas, e embora com aquele azedinho característico também doces. um show.

Leave a Comment