bolinhos de azeite de oliva e framboesa

2 Comments

hb-1
flores 1-1Heston Blumenthal  postou umas receitas na época da Páscoa, sempre com um toque muito seu,  Confesso ter feito todas elas. Não de uma vez, mas ao longo da Páscoa. E algumas foram refeitas em outras ocasiões, como estes bolinhos. O uso do azeite de oliva extra virgem é crucial para o resultado final. Usei um azeite que trouxe de Granada ao visitar minha amiga Maribel no Natal. Ela sempre me dá dos melhores azeites que já consumi. Sabor como nenhum que eu tenha provado em outras ocasiões.

hb-3Mas voltando à receita, os bolinhos  ficam úmidos, e as framboesas assadas dentro da massa, assim como  o revestimento dos bolinhos com a calda de limão contribuem para delicioso produto final. O merengue é essencial para este bolinho. A cada mordida se tem uma combinação excelente de texturas e sabores.

As framboesas desidratadas são jogadas por cima dos bolinhos para dar mais um toque azedinho.  Aqui as framboesas que uso são freeze dried, e depois são quebradas em pedacinhos como você pode ver em uma das fotos. Caso você não os ache faça os bolinhos sem eles. Mas caso estejam a fácil alcance, lance mão do produto.
hb-2
Me despeço deste post morrendo de inveja de vocês que estão tendo a oportunidade de comer todos estas coisas deliciosas da época junina. Sinto saudades pois não vou a uma festa junina há muitos anos. Boa semana para todos.

Receita do Heston Blumenthal

Ingredients:

Para a calda

Para os bolinhos

Para o merengue

Instructions:

Comece fazendo a calda:

Você pode usar a sua própria receita de calda de limão, mas coloco aqui a usada para esta receita.

Primeiro você tem que preparar as cascas de limão: use um descascador de legumes para retirar a parte branca que fica na parte de dentro da casca – ela causa amargor.  Esquente água e açúcar em uma panelinha e quando ferver jogue as cascas de limão dentro  da água quente  e deixe por 2 minutos. Retire do fogo e repita a operação duas vezes – sempre com água fresca.

Coloque o açúcar, e a água em uma panelinha e esquente até a temperatura de 103oC – use um termômetro de açúcar. Acrescente as cascas de limão e deixe cozinhar em ponto baixo de fervura até que as cascas fiquem ‘al dente’. Coe e reserve a calda.

Pre-aqueça o forno – 180oC. Unte e forre as forminhas – 12. Reserve.  Separe todos os ingredientes antes de começar a preparar o bolo. Coloque a farinha de trigo, fermento e sal na mesma tigela – use um fouet para misturar os ingredientes.  Coloque o açúcar e a raspa de limão na tigela da batedeira e bata para misturar – isto vai permitir que o açúcar absorva o máximo do sabor das raspas. Isto também pode ser feito com uma colher de pau ao invés da batedeira. Acrescente os ovos e bata com o balão da batedeira (e não a pá)por uns 3-4 minutos.  Com a batedeira na velocidade mais baixa acrescente o leite, a mistura com a farinha, sumo de limão, manteiga derretida e azeite de oliva. Bata até que a mistura  se torne homogênea – isto não deve demorar muito.

Divida metade da massa entre as forminhas – use um saco de confeitar para colocar a massa nas formas se achar mais fácil. Coloque 3 framboesas em cada forminha, e distribua o restante da massa  entre as forminhas – você deve encher até somente ¾ da forma. Dê uma batida na forma contra o balcão da cozinha ou uma mesa, para ajudar a tirar qualquer bolha de ar que tenha se criado ao colocar a massa nas forminhas. Asse no forno por  uns 25 minutos. Recomendo que você faça o teste do palito antes de retirar no forno caso precise de mais um ou dois minutos. Quando pronto tire do forno, transfira para uma grelha e uma vez que esteja completamente frio e pincele generosamente  com a calda de açúcar.

Para fazer o merengue:

Coloque a água, o açúcar e a glucose em uma panelinha e deixe atingir o ponto de fervura. Bata as claras em uma batedeira até atingirem picos macios. Quando o açúcar atingir 115oC, retire do fogo e derrame gradualmente na mistura do merengue, batendo sempre. Continue batendo em velocidade média até que a batedeira fique fria. A mistura vai ficar brilhosa, mas maleável. Transfira o merengue para um saco confeiteiro e decore os bolinhos que estarão no ponto para serem decorados.

2 Comments
  • Patricia Scarpin

    Responder

    Faz tempo que não preparo bolo com azeite, Tina, o resultado é tão bom! Estes seus estão lindinhos, lembrei da nossa aventura catando framboesas, deu saudades, amiga.
    xx

    • valentinajacome

      A gente teve um fun time! Miss those days too

Leave a Comment