Bolinhos de amoras e limões

14 Comments

loaf de amendoas com -1Ontem fui à festa de casamento de uma amiga. Foi um evento íntimo, com um número reduzido de convidados. Somente pessoas mais íntimas e família. Toda a decoração da mesa foi feita pela noiva – lindos arranjos florais da estação – peonies, sweet peas dentre outras. Ela também fez seu próprio bouquet, lindos tons de rosa. Ela também fez juntamente com sua mãe os bolos que foram servidos. Uma linda mesa com uma seleção de sete bolos.  Havia uma linda energia no ar.

loaf de amendoas com amoras-1Gosto de eventos íntimos. Não sou partidária de grandes festas, um horror de gente. Se faço um evento em casa, penso em um grupo que possa se entrosar, um grupo manejável. A refeição é servida na mesa, e todos nos sentamos juntos, e conversamos, damos risadas e trocamos histórias.  Tenho uma grande amiga que todo ano me convida para seus eventos de aniversário. A não ser eu e uma outra amiga em comum os amigos dela são de longa data, desde a universidade. E nunca conseguimos nos entrosar. No evento de ontem havia um grande número de amigos da noiva que vem do tempo de escola, adolescência. Mas foram completamente inclusivas, e fizeram com que me sentisse a vontade. Celebro pessoas assim. Ocasiões em que há uma grande sintonia.

loaf de amendoas com amoras-3 loaf de amendoas com amoras-5Celebro com esta receita a amizade, o partilhar. O sentar junto e dividir experiências, experiências que ficarão marcadas na memória e coração para sempre. Pois elas tem significado.  Lembro de todas as ocasiões em que fiz este bolo. Ele é gostoso sozinho, ou com um pouco de iogurte, ou com um cafezinho. Ou com cafezinho e iogurte. Leva amoras – lindos cachos cheios de sabor.  Pode ser servido com um loaf, ou cortado em bolinhos menores. Ou mesmo assado como bolinhos individuais. Em forminhas de muffins ou parecidas. Só lembre de ajustar o tempo no forno.  E espero que goste tanto quanto eu e todos os que já se deliciaram com esta receita.

loaf de amendoas com amoras-6

E deixo um poema à amizade:

AmigoMal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra «amigo».

«Amigo» é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

«Amigo» (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
«Amigo» é o contrário de inimigo!

«Amigo» é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada.

«Amigo» é a solidão derrotada!

«Amigo» é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
«Amigo» vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O’Neill, in ‘No Reino da Dinamarca’

Esta é uma receita que tenho há um tempo e não sei a fonte original , a não ser que é de uma publicação australiana. Uma amiga australiana a copiou para mim.

Ingredients:

Instructions:

Preparo do bolo:

Pre-aqueça o forno – 170oC.  Unte  e forre uma forma de bolo inglês e reserve.  Uma nota: usei uma forma de 11cm x 25cm pois desta vez não queria o bolo muito alto uma vez que ia usar cortador.   A forma deve ser de tamanho menor para um bolo do tipo loaf.

Coloque a manteiga, açúcar e raspas de limão na tigela da batedeira ( ou em uma tigela comum caso vá fazer a mão), e bata até que a mistura fique bem clara e cremosa. Acrescente os ovos um por um, batendo bem entre cada adição para combinar os ovos com a mistura. Acrescente a farinha de trigo e amêndoas à massa e misture tudo delicadamente com uma espátula ou colher de metal. Acrescente o sour cream e continue misturando tudo delicadamente para que tudo fique encorporado. Pode parecer que não se incorporará, mas pode deixar que vai sim.Divida a massa em duas partes. Ponha metade da massa na forma, e espalhe metade das amoras na massa. Derrame o restante da massa por cima, e espalhe ⅔ das amoras restante  empurrando-as levemente na massa. Asse por aproximadamente 50 minutos  – faça o teste do palito. Caso seja necessário deixe mais um pouco. Retire do forno quando assado e transfira para uma grelha mas ainda na forma – deixe descansar por uns 10 minutos.Faça uns furos no bolo com um palito ou objeto semelhante.

Preparo da calda:

Enquanto o bolo esfria faça a calda. Coloque o sumo de limão, água e açúcar em uma panelinha sob fogo médio até que o açúcar se derreta. Uma vez que o açúcar esteja derretido leve ao ponto de fervura. Então baixe o fogo e deixe em fervura baixa por uns minutos. Desligue o fogo e pincele o bolo com a calda logo após. Derrame  a calda sobre o bolo. Depois de 20 minutos retire o bolo da forma e deixe na grelha diretamente até a hora de servir.

Coloque o restante das amoras em uma tigela com uma xícara de iogurte, amassando bem as amoras. Misture tudo e sirva com o bolo.

14 Comments
  • Renata

    Responder

    Amiga querida!

    Nos vemos em agosto, já estou pensando no cardápio do afternoon tea que vou fazer aqui em casa!

    Beijoca!

    • valentinajacome

      Temos encontro marcado Re. To doida para ver os 3 meninos também.Sao tao queridos.

  • Lylia

    Responder

    Eu também sou assim, Valentina! Festa, para mim, é aquela que celebra a vida, junta os amigos, provoca risadas e tem um número de convidados que possa se sentar à mesa. Essa sim, é uma grande festa.
    Achei lindo o verso da amizade, me lembrou o quanto é bom ter uma amiga como você, que mesmo distante, aquece nosso coração com seu carinho.
    E esse bolinho é uma poesia também.
    Bj,
    Lylia

    • valentinajacome

      Lylia querida, quando nos encontrarmos novamente quero preparar algo para ti.xx

  • Márcia Rocha

    Responder

    Que receita Maravilhosa, só de olhar já dá vontade de experimentar.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro – Brasil)

    http://decolherpracolher.com.br

    • valentinajacome

      Márcia querida, se vc experimentar me conta. Acho que vai te agradar. Boa semana.

  • Leticia Ono on Facebook

    Responder

    Ai, também prefiro comemorações menores, em que há possibilidade de conversar em volume normal, olhar nos olhos. E acredito que poucas formas de comunhão são mais efetivas do que compartilhar a mesa, a refeição. Lindo post, lindos bolinhos. Deu vontade de prová-los. Beijos!

    • valentinajacome

      Le, amo te ver aqui. Eu amaria ter minha família mais perto,a sobrinha e coisa e tal. So pra ter ocasiões para alimenta-los, bater papo.. Ate uns anos atras todo ano no meu aniversario eu convidava 8 amigos e tínhamos um ótimo bate papo, risadas…Era como um pequeno ritual. Tão bom.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que coincidência. Fiz esta receita ontem, está no livro Indulgent Cakes, da Women’s Weekly australiana.
    Ficou linda a sua versão cortadinha assim em pequenos bolinhos, tão delicados.

    • valentinajacome

      Querida, great minds think alike. Esta me foi passada por uma amiga como disse, por email entao realmente nao tenho nem ideia da fonte. Ah eu adoro pequenos bolos em certas ocasioes. mas ja o fiz em loaf form tambem e trago pro trabalho. A galera faminta morre de vontade.

  • Marcia Elena

    Responder

    Querida amiga Valentina !!
    Como sempre que lindas palavras, palavras que vem com grandes sentimentos, simples mas verdadeiros.
    Trabalho com Eventos ( tenho um pequeno Buffet), adoro o que faço, pois gosto de ver as pessoas se divertindo, se entendendo, o que infelizmente quase não acontece comigo, minha família é tão pequena e só fez diminuir( tivemos muitas baixas), e os mais novos não quiseram se casar, ou aumentar a família e ficamos em pequeno número e principalmente quase sem carinho uns com os outros. Tenho pouquíssimos amigos, alguns entraram e saíram de minha vida. Então quando eu ouço a palavra partilhar sinto uma tristeza lá no fundo do coração. Gostaria muito de poder partilhar mais. Por esse motivo é que gosto tanto de conversar com pessoas que cativam carinho como você, Obrigado. E os bolinhos são lindos e parecem muito gostosos, com sabor de limão e framboesa, as duas frutas que mais gosto; assim que puder os farei.
    Uma semana repleta de alegrias e muita amizade.

    Marcia Elena ( Atelie Bom gosto)

    • valentinajacome

      Marcia, obrigada sempre por tuas palavras carinhosas. Como minha familia esta no Brasil meus amigos, visinhos e colegas de trabalho se dao bem. E combram – risos. Para quem tem o prazer de compartilhar, as ocasioes tem que ser criadas. Imagino o teu buffet sendo uma imensa oportunidade de traduzir tudo isso. E deve ser um sucesso. Estes bolinhos ficam otimos em um brunch, ou em um cha da tarde. Com as aparas que nao deu para cortar no formato principal, desta vez fiz triffles. ficou otimo tambem. Servi em pequenos copinhos, entao nao ficaram em uma porcao imensa. So para dar sabor. Se voce fizer espero que tenha um imenso prazer em degusta-lo.

  • Valentina Jacome on Facebook

    Responder

    Eliana Flavia Scaramal Scaramal, tantaws saudades de você amiga. Temos que trocar emails e nos atualizar . mil beijo.

  • Eliana Flavia Scaramal Scaramal on Facebook

    Responder

    Q lindo post Tina. Eu tambem sou partidária de eventos pequenos. Amei essa receita.

Leave a Comment