Bolinhos com geléia de acerola

10 Comments


acerola jam-5
Nem acredito que amanhã é o final de 2012. Ao mesmo tempo em que a meia noite do dia 31 de dezembro me enche de esperanças de que a nova fase pode ser cheias de boas realizações, reflexões que faço às vezes me deixam muito tristes. E para espantar um pouco esta tristeza resolvi fazer uma receitinha que estava guardada para ser feita agora no começo do novo ano quando os ruibarbos voltam a aparecer. Minha mãe tinha acerolas em casa e decidi que faria a substituição de ruibarbos por acerolas. Assim teria algo sazonal. E que abundava aqui na casa dos meus pais. Devido ao calor não havia ligado o forno desde o natal.
acerola jam-1 Fiz algumas pequenas adaptaçoões na receita original da Donna Hay que saiu na sua penúltima revista. A acerola foi a primeira: como a pesei inteira, ao invês de usar só 3 xícaras medidoras, usei 4 bem cheias. Afinal ainda tinha que tirar a semente das acerolas. Agora, como explico na receita, já fui tirando as sementes dentro da panela em que ia fazer a geléia pois assim aproveitaria ateé a última gota. Como as acerolas estavam lavadinhas usei as cascas. Sempre fico doida para fazer coisas com ingredientes locais quando venho aqui, e se não tivesse sido o calor que me deixou meio preguiçosa eu teria usado mais coisas como manga que estaá tão abundante, saladas várias com melancia, pêssegos, figos. Mas fica para a próxima viagem. Uma outra coisa que fiz e que näo estava na receita original foi ter feito a geléia grossinha, e afinei a quantidade que precisei. Desta forma posso usar o restante como geléia sobre o pão, torrada. E lhes digo que sobrou geléia depois de usar o que precisei para os bolinhos. Na receita original a recomendação era de se passar a geléia pela peneira assim que tivesse ficado pronta para ficar lisinha, e a consistência tambêm era mais fina.
acerola jam-3
Aproveito para lhes deixar juntamente com esta receita cheia de ingredientes que vocês também vão ter fácil, votos de um 2013 muito positivo. É claro que tudo isso é muito simbólico, mas acho bacana abraçarmos certos marcos, e nos darmos objetivos. Que os seus lhes deem imensa energia, e que o caminho de busca de realização lhes de um imenso prazer. FELIZ ANO NOVO!! FELIZ 2013!!!!
acerola jam-4

Uma receita bem bacaninha – simples, que pode ser adaptada à frutas da estação, e à qual você pode dar o seu toque.

Ingredients:

Para o bolo

Para a geléia

Para o açúcar

Instructions:

Unte 12 forminhas de mini muffins e reserve. Como não havia formas de mini muffins na casa da minha maã usei esta que voceê ve. Rendeu 11, preenchendo somente 2/3 da forma. Depois pre-aqueça o forno – 180oC.

Preparo da geléia – faça isto primeiro:
Tenha muita paciência para retirar as sementes da acerola. Já faça isto dentro da panela aonde vai fazer a geléia para aproveitar todo o suco das acerolas. Coloquei as sementes em uma tigelinha e no final coloquei tudo em uma peneira para retirar até a última gota de sumo. Acrescente o açúcar, o suco de limão e a água. Leve tudo a fogo médio e mexa até dar o ponto de geléia. Retire do fogo e transfira para uma travessa para esfriar.

Vá preparar o bolo:

Coloque o óleo, açúcar, extrato de baunilha e ovo em uma tigela e bata com o fouet para ficar cremoso. Acrescente a farinha de trigo, fermento de bolo, canela e iogurte e mexa bem para que os ingredientes se integrem bem. Divida a massa igualmente pelas forminhas e leve ao forno por uns 10 minutos. Faça o teste do palito e retire do forno se pronto. Deixe esfriar nas formas por uns 5 minutos e transfira para uma grelha para acabar de esfriar.

Prepare o açúcar enquanto o bolo esfriar: ponha açúcar e raspa de limão em uma tigela e misture tudo. Depois transfira para um prato raso. Pegue uma parte da geléia e dissolva pois será usada para pincelar os bolinhos frios -use um pouco de água morna para fazer isso. Uma vez que os bolinhos estiverem todos revestidos de geléia role-os pelo açúcar, e sirva. Recomendo deixar os bolinhos descansarem um pouco para que a geléia como que permeie os bolinhos. Acho que ficam melhor assim do que servidos imediatamente após serem cobertos.

10 Comments
  • Executiva de Panela

    Responder

    Esses bolinhos ficaram muito graciosos neste formato com furo no meio. Rendem bastante né? Achei legal a oportunidade de variar com geléias de frutas da estação. Abraços, Paula

    • valentinajacome

      Renderam sim Paula. E ficaram charmosos com o furinho,näo ficaram? Ele é um bolo simples,e que adquiri uma cara nova com uma geléia da estação.

  • Gina

    Responder

    Valentina,
    Embora tenhamos essa fruta em abundância no Brasil, aqui no sul não é tanto. Mesmo assim, encontro pés de acerola nas calçadas. Confesso que não é uma fruta que tenho paixão.
    Gosto demais de provar alimentos locais e aproveitar minhas visitas à minha mãe, no ES, pra conhecer tudo que há de bom por lá, incorporando, assim, novos sabores aos momentos vividos em família.
    Feliz 2013!

    • valentinajacome

      Feliz 2013 Gina!! Será que o clima não é muito favorável a acerolas no sul? Vi muitas pitangas no ponto – comi algumas. Só não consegui fazer geléia com elas.

  • Aninha

    Responder

    Querida Valentina,
    Olha eu aqui “travêis”!!! Eu sempre passo aqui para ver as novidades, embora não tenha registrado a visita. Mas passei para lhe desejar um 2013 pleno de boas realizações, harmonia e prosperidade!
    Beijo no coração!

    • valentinajacome

      Querida Aninha, também te desejo um 2013 maravilhoso. Voce mora no meu coracao.

  • rlampiao

    Responder

    Tina, te desejo um 2013 cheio de saúde e amor. E um coração sereno pra enfrentar os entraves naturais da vida. Beijo daquela que te admira Bastante. Assim, com B maiúsculo. Sobre os bolinhos, a luminosidade que a geleia deu aos bolinhos. Oh my.

    Always, Renata Lampião

  • Maria Odete

    Responder

    Adoro geléia de acerola, tinha bastante na minha casa no Brasil…aqui as vezes encontro.
    Boa idéia os bolinhos!
    Agradeço pelas receitas ao longo do ano!
    Fantástico Ano Novo prá vc e os seus!
    Abraço
    Maria Odete- PT

  • Mariana

    Responder

    Olá! tô cheia de acerola em casa e fiquei super interessada pela receita! mas fiquei também cheia de dúvida…A geléia tá ok, minhas dúvidas são em relação ao preparo do bolo. Nos ingrediente pro bolo você lista acerola inteira – 4 xicaras medidoras, mas no modo de preparo elas não aparecem… que horas devo colocá-las? o ovo são 2 colheres? quantos ovos mais ou menos dão isso? o extrato de baunilha 440g, não é muito? e a farinha de trigo eu não entendi… raspa? rs…

    • valentinajacome

      Mariana, obrigada pelo comentário pois não havia notado de madrugada quando postei que os ingredientes e quantidades tinham ficado todos embaralhados. Acho que isso ensina que devemos postar só enquanto estamos alertas. Jaá corrigi os ingredientes no post e te enviei um email também. Feliz Ano Novo!!

Leave a Comment