Bolinhos com calda de limão

5 Comments

 a day out-4A temperatura começou a cair – o outono está na esquina. Se insinuando. Li que em algumas partes da Europa ele já chegou com tudo. Outono é sem sombra de dúvidas a minha  estação favorita. É uma estação de uma luminosidade bem bonita. Adoro quando ando para a estação de manhã e o dia está ensolarado, mas levemente friozinho.  Ainda não se precisa de casacos pesados, mas com certeza uma jaquetinha leve. Tem dias em que uma echarpe é bem vinda. Outro dia tive que usar meia calça pois já não  está mais dando para sair de saia e pernas descobertas.  Quando se tem um verão como tivemos este ano, bem definido, a chegada da nova estação tem que ser celebrada.  O forno vai voltar a funcionar mais, pois além de proporcionador de ótimas refeições, traz calor para casa.

lemon drizzle-1Perdi uma aposta no trabalho. Coisa boba, e tinha apostado £5.  O meu colega disse que aceitaria um bolo ao invés do dinheiro. Isto foi há um mês. Mas com os horários que eu estava tendo que cumprir, dias longos,e extressantes, não tinha a menor energia. Um dia até tentei fazer um, mas cochilei no sofa, a noite.  E acordei com o alarme do timer do forno, que já deveria estar apitando há um tempo, pois o bolo estava esturricando. Resolvi então esperar até estar menos cansada. E o dia chegou. E fiz dois bolos. Um com limão, e outro com grapefruit.

O bolinho é chamado ‘lemon drizzle cake’ em inglês. Ele consiste de um bolo fofo com raspas de limão, e caldinha – o drizzle, de suco de limão. Este bolo é o favorito de qualquer bake event. As pessoas sempre o pedem. Já fiz uns bons, mas normalmente dava uma mexida e colocava farinha de amêndoa na massa, e mirtilos. Fica muito bom também. Mas desta vez queria simplesmente fazer um básico. Sem variações. E morri de amores por esta receita. Pois ela é simples. E absolutamente deliciosa. Ela fica fofa, bem gostosa. Com o delicioso azedinho da calda. Eu gosto da calda assim, com o açúcar granulado. Fica levemente crocante, mas na minha opinião mil vezes mais saborosa do que a caldinha com açúcar de confeiteiro. Questão de gosto.

lemon drizzle-4

a day out-1Testei esta receita com grapefruit pois tinha visto alguém fazer é achei uma boa a variedade.  Algo novo.  E testei com a grapefruit rosada/vermelha, e tambêm com a mais comum. Com a rosada/vermelha achei o sabor muito ameno e não causou contraste nenhum. Não a farei novamente. Já gostei mais da feita com grapefruit normal, porém  prefiro só com limão siciliano. Caso você queira testar, espero que goste. Mas não posso garantir que nosso gosto seja parecido. Todas as receitas que coloco aqui são as que gosto, que agradam ao meu paladar.

lemon drizzle-3

O preparo vai levar uns 20 minutos e com o tempo no forno vai dar aproximadamente 55/60 minutos ao todo. Ao cortar vai render uns 30 quadradinhos.

Esta receita é de autoria de Mary Berry. Fiz também com grapefruit – da normal e da rosada. Preferi com a normal.  Usei a raspa de uma grapefruit inteira, e medi 5 colheres de sopa do suco.

Ingredients:

Para o bolo

Para a calda

Instructions:

Ligue o forno – 180oC. Reserve a forma.

Separe todos os ingredientes. Depois coloque-os em uma tigela e bata tudo por uns 2 minutos, até que os ingredientes fiquem todos misturados. Não bata excessivamente. A mistura vai ficar com uma consistência de cair da colher. Transfira para a assadeira reservada, e espalhe bem. Leve ao forno por uns 30 minutos – faça o teste do palito antes de retirar do forno.

Deixe esfriar na forma por uns 5 minutos, antes de transferir tudo para uma grelha para esfriar completamente.

Enquanto o bolo esfria prepare a calda:

Coloque o suco de limão e o açúcar em uma tigela e misture bem.  Espalhe a calda por cima do bolo enquanto ele estiver ainda morno.  Deixe esfriar completamente.

5 Comments
  • Ritha

    Responder

    Sou apaixonada pelo teu blog e pelas receitas que posta. bjs.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, minha cara esse bolo, queria um pedaço agora, tão macio, dá para perceber pela foto!

  • cybele

    Responder

    Post mais lindo, Valentina!
    Beijos!

  • Silvia

    Responder

    Farei hoje mesmo. Adorei a receita. Eu também prefiro o açúcar granulado ao de confeiteiro e amo aquele azedinho do limão.

  • Marcia

    Responder

    Olá Valentina,
    Espero que estejas bem, quanto ao bolo é um de meus preferidos, ou melhor amo tudo que é de limão ( aquele azedinho no começo e depois o docinho no final ), tem coisa melhor!.
    Principalmente quando está friozinho e se tira do forno com a casa toda perfumada e a boca cheia de agua(que maldade ).
    Aqui estamos entrando na primavera, mas está tudo tão modificado que o Caquizeiro já está cheio de frutos, antes nos só víamos esses frutos em Janeiro, é , estamos modificando tanto a natureza que um dia ela dará a resposta.
    Um Abraço, Bom começo de Outono e boa semana.
    Ah! Amei as fotos, são lindíssimas.

    Marcia

Leave a Comment