bolinho úmido de chocolate

20 Comments

Marylebone High Street. Estou atrasada com os posts. Este de Marylebone foi pensado para fim de novembro. Por quatro anos trabalhei em Baker Street, no trecho perto do Regent’s Park. Adorava a localização, pois além de ficar a passos de uma das entradas para o Regent’s Park, também estava bem pertinho da Marylebone High Street. O que se nota muito no Reino Unido, com certeza na Inglaterra, é que em muitas cidades as High Street se parecem. São aquelas mesmas lojas – Boots (farmácia), WH Smith (loja que vende artigos de papelaria, jornais, revistas, selos, livros), Tescos Express (supermercado), etc. A Marylebone High Street por sua vez, apesar de ter algumas das lojinhas ‘comuns’, também têm uma identidade própria, um estilo só seu.

Costumava ir até a MHS no horário do almoço para dar uma volta com minha grande amiga V. Durante os anos sempre  volto,não tão frequentemente pois não moro mais em Londres, e as visitas ficam mais esparçadas.. Algumas vezes para fazer uma visita a uma loja específica como por exemplo a Divertimenti aonde compro coisas para cozinha, ou para comer em um dos ótimos  restaurantes que estão ai. Não perca o The Providores do chef Peter Gordon. Não é muito grande então muitas vezes você terá que ficar na fila. Mas vale a pena pois o menu é muito interessante.

A Rococo é uma ótima loja de chocolate britânica, de excelentes produtos – desculpe a qualidade da foto. Os chocolates são uma delícia. Vale a pena dar uma entrada para ver os produtos e as lindas embalagens. Há também ótimas Delis, uma livraria excelente chamada Dantes, lojas de móveis, sapatos roupas..Há de tudo um pouco, e tudo com estilo.

O único lugar destas fotos que não é bem na Marylebone High Street, mas que é uma must visit para quem gosta de uma boa comida, bom queijo e bons produtos, é a La Fromagerie. Ela fica numa rua perpendicular à MHS – Moxon Street,  e você vê a placa da loja facilmente. Outro dia estava lá e entrou o Jamie Oliver que às vezes faz compras na loja. Já vi a Nigella lá em um dos seus shows. Só que a loja é muito mais que os famosos que aí vão. Visite o site deles.E na minha última visita,  depois de chegar em casa tendo comido uns brownies deliciosos que vendem por lá, fiquei com vontade de fazer uns bolinhos de chocolate para presentear  no Natal. E eis a receita que peguei – é uma receita muito simples, que resulta num produto que agrada a quem gosta de chocolate.

Ingredientes:

  • 125g de chocolate – pelo menos 65% cacao
  • 4 ovos separados
  • 90g açúcar
  • 65g manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 25g de farinha de amêndoas – ou avelã ou mesmo de castanha do Pará

*você pode usar farinha normal, só que acho que o produto final não ficará tão úmido como o que se atinge com uma das farinhas mencionadas acima.

Preparo:

Pré-aqueça o forno – 200oC. Unte e reserve 8 forminhas individuais – pode ser as de muffin.

Bata as claras em neve. Derreta o chocolate com o açúcar sobre uma panela com água, mexendo de vez em quando para que os ingredientes se incorporem. Retire do fogo e transfira para uma vasilha. Acrescente as gemas levemente batidas, a manteiga e a farinha. Mexa delicadamente com uma espátula ou colher de metal. Por fim acrescente as claras. Ponha 1/3 primeiro, incorporando levemente. Uma vez que estiver incorporado acrescente o restante. Divida a massa pelas forminhas – só 3/4, e asse por 10 minutos. Retire do forno após 5 minutos e sirva ainda morno. Um sorvetinho vai bem como acompanhamento.

 

20 Comments
  • pipoka

    Responder

    Um dia destes espero que possamos as 2 juntas fazer este passeio e comer no The Providores 😉

    beijos e Feliz Natal

  • Ana

    Responder

    Post bacana e receita mais ainda Valentina! Que bolinhos lindos!
    Feliz Natal p/ vc amiga! Alias, deu certo o panettone, vc fez?
    Bjs!
    Ana

  • karynne abrantes

    Responder

    OI VALENTINA!!

    QUE BOLINHO INCRIVEL, HEIN!! FIZ AQUI E COLOQUEI A CASTANHA DO PARÁ, FICOU TUDO DE BOM. NÃO SOBROU NADA. OBRIGADA POR COMPARTILHAR RECEITAS TÃO FÁCEIS E DIFERENTES CONOSCO. ABRAÇOS!!
    KARYNNE ABRANTES

  • Léia Silva

    Responder

    Querida Valentina
    Vim te desejar um Natal cheio de muitas bençãos e paz!
    Um grande abraço
    Léia

  • Richie

    Responder

    Oi Valentina!

    Apesar de comentar raramente, seu blog é um dos que acompanho com todo o prazer! As receitas são otimas e as fotos MARAVILHOSAS! Já visitava seu blog antes de ter o meu, e sempre foi e é uma inspiração!

    Estou contando isso pq outro dia vi um comentário seu no meu blog e fiquei super super honrado!

    bjo, e feliz natal!

  • Graciele

    Responder

    Que bolinhos mais fofuchos e deliciosos…Boas festas..bj

  • Renata

    Responder

    Que bolinhos lindos! E as fotos dos lugares falam por elas mesmas, parece tudo tão lindo e bucólico..

    Beijão!

  • pity

    Responder

    una delicia! me encanta este tipo de pastelitos, y las fotos son preciosas, besitos!

  • maniadasdicas.blogspot.com

    Responder

    Gostei muito desta receita, adoro bolos de chocolate!

  • Junia Ansaloni

    Responder

    Valentina, eu tenho uma pasta no meu comp so das suas receitas…Amoooo todas…Bjim

  • Paula Melo

    Responder

    Adoro The Providores!!

  • Rosiane Carvalho

    Responder

    Lindo texto,lindas fotos, e receita fácil,prática e com um sabor com certeza muito especial, realmente um ótimo presente de Natal.Agora aqui em Salvador, acho que só acho chocolates com 55% de cacau.

    Beijooo

  • Monica Moura

    Responder

    Nossa que receita otima e facil!!!AMEI…
    O velho mundo é realmente lindo.
    Fiquei pensando em colocar umas nozes nesta receita,mas antes gostaria da sua opnião.
    Beijosss.

  • Alessandra

    Responder

    Oi Valentina
    vou fazer estes bolinhos com certeza
    ficaram lindos!!
    Bjos
    Ale

  • Filipa

    Responder

    Olá Valentina! Sou eu outra vez! Estive à procura de farinha de amêndoa, pois achei seu bolinho ideal para incluir nos cabazes de natal que ofereço a alguns amigos! Só que, à boa velha maneira portuguesa, não encontrei!! Vivo num pequenita cidade o que dificulta a vida a qualquer cozinheira! Sabe me dizer se posso ralar, ou picar na picadora, muito fininho a amêndoa? Ou tem alguma sugestão para mim? Desculpe o abuso, mas acho que bolo húmido é outra coisa! Um beijinho

  • Diulza Angelica dos Santos

    Responder

    Oi boa tarde, vou fazer esta receita e colocar em caixa de presente, é uma boa idea para o Natal,mate minha curiosidade, vc disse para mexer com uma colher de aluminio,isto faz uma diferença,beijos,até.

  • Ana Luiza Schifflers

    Responder

    Ai que delícia!!!
    Chocolate é tudo de bom!!!

    Beijokas!

  • Filipa

    Responder

    Adorei o post e a receita, claro! Como amante de chocolate que sou, creio que esta não me vai escapar! Um beijinho 🙂

  • Aninha

    Responder

    Nossa Valentina, que lindo post! Que receita magnífica! E fácil… o melhor de tudo é esse banho de cultura, essa riqueza de detalhes que você nos fornece.
    Beijos e ótima semana.

  • Lilian

    Responder

    Oi Valentina!

    acompanho sempre o seu blog, e gosto muito das suas receitas e dos ingredientes que vc usa. Adoro também suas dicas de viajem, e é pra pedir uma dica dessas que estou escrevendo! Moro no norte da Itália e aqui tenho muuuita dificuldade de encontrar alguma loja de produtos de confeitaria ou mesmo de condimentos “exóticos”. Parece que os italianos gostam demais da própria culinária e é quase impossível achar alguma coisa da culinária internacional. Enfim, esse final de ano vou passar uns dias em Paris e gostaria de saber se você conhece alguma loja por lá que venda forminhas, chocolates especias, ou coisas em geral para confeitaria, ou alguma loja de temperos e especiarias. Quando penso em Paris penso em cosmopolitismo, e como você esteve por lá a pouco imaginei que talvez você conhecesse alguma coisa do gênero.
    No mais, parabéns pelo blog e espero uma resposta se você souber de alguma coisa!

Leave a Comment