Bolinho Invertido de Maçãs com Fubá

1 Comment


Fiquei apaixonada por este bolinho. Fica bom frio, quente..do jeito que vier. Já tinha feito um outro bolo invertido de maçã, mas este aquilo leva o fubá. Foi este ingrediente que me fez escolher a receita, que tirei da edição de outubro da Gourmet americana, uma revista da qual gosto muito. Na verdade leva originalmente cornmeal. A variedade que compro aqui na Inglaterra é bem fina – igual ao nosso fubá.Estou fazendo uma correção no post original pois disse que ela era mais fina que o nosso fubá, porém achei um saco de fubá num gavetão aqui em casa e vi que a ‘grossura/finura’ (matei o português) se equivale. Dependendo de onde você morar talvez tenha uma variedade diferente.
Você pode usar tanto as maçãs, como peras nesta receita. Ou mesmo peras e maçãs misturadas.

Eles ficam com uma certa crocância, uma textura bem interessante dada pelo fubá.

Sirva com um pouco de iogurte natural ou chantili se quiser. E com um cafezinho para acompanhar.

85g de manteiga sem sal gelada picada em blocos de mais ou menos 14g

3 maças (ou 2 maças e 1 pêra)

67g de açúcar mascavo

1 colher de chá de suco de limão

½ xícara de nozes picadas grosseiramente

93g de farinha de trigo

62g de fubá batido no processador para ficar mais fino um pouquinho

75g de açúcar

2 colheres de chá de fermento em pó

¼ colher de chá de sal

1 ovo grande

180ml de leite

Você precisará de uma assadeira de muffin, untada.

Pre-aqueça o forno em temperatura de 220oC.

Descasque as maçãs e pique (você pode picá-las com casca se preferir). Coloque 28g de manteiga numa panela e derreta até começar a espumar. Jogue a maçã, o açúcar mascavo o suco de limão e cozinhe, mexendo de vez em quando.Quando o líquido estiver bem reduzi e a maçã estiver cozida, acrescente as nozes e desligue o forno. Divida a mistura igualmente entre 6 buracos da forma de muffin. Reserve.

Coloque a farinha de trigo, fubá, açúcar, fermento e sal no processador e pulse um pouco só para misturar os ingredientes. Acrescente o restante da manteiga e pulse mais. A mistura final dever ser levemente grosseira. Numa outra vasilha misture o ovo e o leite e acrescente a mistura da farinha, mexendo o suficiente só para misturar os ingredientes. Talvez um garfo seja ótimo para misturar tudo. Ponha a mistura dividida igualmente entre as seis formas preparadas. Leve ao forno e retire após 20 minutos aproximadamente. Desenforme com cuidado e deixa esfriar na grelha.

1 Comments
  • valentina

    Responder

    Ana, obrigada pelo email.recebi sim. Adoro bolo de maças. E nesta época dá pra fazer bastante,ne?!Vou aguardar o teu.LEmbro de uma torta linda que fizestes no ano passado.Karen,você diz no visual?Conceição, ficam ótimos!!

Leave a Comment