biscoitos de queijo

12 Comments

biscoito de queijo-3Até que enfim sobrou um tempinho para fazer um post novo. Desculpem a falta de notícias, mas quando isto acontece é por causa do trabalho. Estamos aqui nas vésperas do mês de junho e o tempo ainda não se firmou. Então o segredo é aproveitar ao máximo o momento em que o sol brilha. E tenho feito bem isso. Às vezes o sol brilha pela manhã, mas a tarde o céu pode ficar todo nublado.

Em um destes dias de sol fui para o meu lugar favorito de Londres: Richmond. Andei pelas ruas, sentei em um banco em Richmond Green tomando café e comendo um croissant bem fresquinho enquanto papeava com minha amiga Nerea, uma espanhola da Galícia. A grama tão verde, as pessoas começando a ir para o Green. Isto é o que acontece em dias de sol, todos saem. Todo mundo quer um pouco do dia ensolarado. Do ar fresco. Largar o embolorado de meses de frio, janelas fechadas, casacos. Londres se transforma quando sai o sol, as pessoas ficam mais sorridentes, conversadoras..há uma vibração diferente no ar.

Saímos de Richmond Green e caminhamos por um dos bequinhos que  nos levaram a  caminhar na rua paralela ao Rio. E depois subimos Richmond Hill, uma ladeira toda ladeada de casas grandiosas. Ao se checar ao topo de Richmond Hill a vista do Tâmisa e cercanias e simplesmente espetacular. Muito verde e muita água. Se fosse pintora adoraria pintar esta vista que jamais cessa de me deixar boquiaberta. Me lembra uma curva na estrada BH-Ouro Preto, em que ao fazê-la sempre me enchia de emoção ao ver Ouro Preto aparecer, linda e esplendorosa. O topo de Richmond Hill me causa esta meio sensação.
IMG_4871Caminhamos mais um pouco para chegar a uma das entradas do parque – elas são quatro ao todo. Richmond Park é um dos 8 parques reais de Londres, o maior de todos. É um lugar lindo, em que nos sentimos a milhas de distância de uma cidade grande, a não ser pelos carros que transitam pelas estradas do parque. Nem parece que Londres está logo ali. O parque tem aproximadamente 650 veados, o que encanta a muita gente que por aí passeia .  E nos deparamos com eles por quase toda parte. Há sinais em lugares estratégicos avisando das precauções que devem ser tomadas com estes animais.

Gostaria de morar pertinho do parque, só para fazer caminhadas nele sempre que possível, faça sol ou chuva. Preciso muito de andar por espaços verdes, longe da muvuca. Um dia andando ao ar livre me deixa feliz, cheia de energia. Como que zera o meu marcador. E nestas ocasiões é sempre gostoso sentar debaixo de uma árvore e fazer um piquinique, que pode se constituir das coisas mais simples como biscoitos caseiros. Frutas. Limonada.
biscoito de queijo-1Estes biscoitos de queijo são super práticos e extremamente deliciosos. A receita fica pronta em um piscar de olhos. Você pode prepará-la com antecedência, e deixar na geladeira até a hora em que as visitas chegarem, ou até algumas horas antes de sair para fazer um pique-nique. Em 10 – no máximo 15 minutos, eles ficam prontos. Assim que pegam um bronzeado podem sair do forno.

O parmesão é um dos queijos usados. Varie com os outros dependendo do que tiver em mãos. A receita original coloca o queijo cheddar, mas eu já fiz até com haloumi ralado. E ficou ótimo também. A pimenta de cayenne acrescenta um leve apimentado, nada excessivo. Fica bem com uma cervejinha, com uma limonada. Não leva ovo na massa . Eles quase desmancham na boca. Para os passeios em dias de sol eles são uma  ótima pedida. A receita vi em um programa da BBC já há um dois anos.  A autoria é do genial Simon Hopkinson.  Desde então vira e mexe a faço. Acho que todo mundo tem uma receitinha favorita de biscoito de queijo, e esta é a minha. Ótima companheira de uma Guiness.
richmond-9
biscoito de queijo-2

O rendimento vai depender do tamanho dos biscoitos que você fizer, mas deve render aproximadamente 20 unidades.

Ingredients:

Instructions:

* na falta de cheddar já usei até haloumi

Preparo:

Coloque a farinha, manteiga, pimenta de cayenne, mostrada em pó e queijos em um processador e processe até ficar com uma massa homogênea. Pode parecer que a mistura não vai dar liga, mas tenha fé. Retire a massa do processador e transfira para uma superfície forrada com papel filme. Faça uma bola com a massa, achate com  a mão e envolva com o papel filme. Leve à geladeira por 30 minutos antes de assar.

Pre-aqueça o forno – 180oC. Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve.

Retire a massa da geladeira, parta em duas. Abra a massa – 0.5 cm de preferência, e corte do formato que preferir. Espalhe os biscoitos pela forma. Decore com uma rodela de azeitona, ou de pimenta tipo jalapeño. Pincele com o ovo levemente batido. Salpique com parmesão ralado.  Asse por algo entre 10 a 15 minutos. Transfira para uma assadeira com uma espatúla.

12 Comments
  • Giovana

    Responder

    Como posso conserva-los para vender na minha Confeitaria?

    • valentinajacome

      Giovana,vc tem que guardar em um vidro bem vedado acho. Que nem vc conserva outros biscoitos.

  • Irma Serra

    Responder

    Gostei muito do seu blog. Natural… suave. Por causa da sua postagem de 20/05. O site q escrevi é o de um projeto q participei, só para me conhecer. Um abraço.

    • valentinajacome

      Irma, obrigada. Vou dar uma olhada no teu link. Fiquei curiosa. Passe sempre que puder por aqui.

  • Gina

    Responder

    Valentina.
    Deliciosos biscoitos tudo a ver com alguns aperitivos .
    Amo biscoitos de queijo. ficaram super apetitosos.
    Beijinhos

    • valentinajacome

      Gina querida, esta receita é bem prática de preparar. Simples, rapida e saboroso. Uma trilogia fantástica.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Faço uns biscoitinhos de queijo do “Scandilicious Baking” que são uma delícia, Tina – perfeitos para acompanhar drinks. Esses ficaram lindos, hein?
    Richmond é mesmo um lugar maravilhoso.

    • valentinajacome

      Pat, lembro tanto do nosso passeio por Richmond. Precisas agora voltar no verão ou na primavera. Este livro Scandilicious é um tesouro. Você já postou os biscoitinhos? vou olhar de novo.

  • Priscila Beneducci

    Responder

    amo biscoito caseiro, ainda + o s salgadinhos…

    • valentinajacome

      Priscila, também amo. E salgadinhos são um perigo pois não consigo parar de beliscar.

  • Maria João Leal

    Responder

    Que delícia! Adoro queijo, estes biscoitos devem ser deliciosos… já guardei a receita!

    • valentinajacome

      Maria João, sao ótmos. Espero realmente que tenhas a oportunidade de fazê-los. Depois me conte.

Leave a Comment