biscoitos de pistache

8 Comments

No post anterior contei que estive no Farmer’s Shop local recolhendo morangos e gooseberries.  Pois é, colhi tanta coisa que foi meio absurdo. Algumas coisas dividi bem com a R., mas o morango foi pecaminoso. E isso é porque eu nem havia provado o morango enquanto colhia para saber como era gostoso. Ainda bem. Vim para casa com o carro todo perfumado.  E foi quando começou a minha apuração: como consumir tanto morango: comer a fruta pura, assar no forno, Genoise, etc e tal. E ficaram também ótimos com estes biscoitos de pistache.

Adoro ler o jornal de domingo. Normalmente não por causa dos noticiários políticos ou econômicos. Confesso que hoje em dia tais noticiários me entediam. Gosto muito dos vários suplementos – viajem, estilo, cultura, esportes. E uma vez por mês me delicio com a Food Magazine do Observer on Sunday. E na última dei uma olhada no artigo do Nigel Slater que é também o editor de da revista. E foi aí que vi a receita dos biscoitos de pistache. Além de bem atraente me deu idéia de uma forma de utilizar os morangos. E os meus pistaches. Ai, sou louca por pistaches.

Esta receita é tão facinha e super rápida de preparar. Demorei 20 minutos assim na correria.  Coloquei os pistaches num mini processador e triturei em velocidade alta, mas não por muito tempo uma vez que não queria pasta de pistache. A gordura natural do pistache pode fazer com que se fique com uma pasta caso trituremos até cansar, então processe tudo rápido. Na verdade você não quer triturar em excesso, pois os seus biscoitos vão ficar com pequenos pedaços de pistache, e não farinha de pistache.

Você pode misturar tudo e largar a massa na geladeira até ficar pronta para assá-la.

Caso você queira acompanhar o Observer Food Monthly clique aqui , busque em baixo do título All Sections um outro título – > Observer Food Monthly. Clique no título e aparecerá ‘Recipes & Features’. Na parte central da página você verá o conteúdo. Na mesma página você pode ver edições antigas se quiser. Esta revista é muito interessante. É claro que tem um lado muito local, cultural, que é bem do Reino Unido, mas com certeza você encontrará coisas interessantes. O que me fascina em ler publicações estrangeiras é que me fazer olhar para o mundo de uma nova forma. É importante ver que não há somente uma forma de se fazer as coisas.  Devemos deixar os pré-conceitos de lado e tentar tirar algo novo para a nossa vida.

Ingredientes:

  • 100g de manteiga fria – tire da geladeira só na hora de usar
  • três colheres sopa de açúcar
  • 100g Pistache descascado, triturado no processador
  • Uma gema
  • 200g farinha de trigo

Uma assadeira

Preparo:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve.

Numa tigela coloque a manteiga cortada em cubos, e o açúcar e bata bem até a mistura ficar bem cremosa. Será por pelo menos 2 minutos. Acrescente os pistaches picados e mexa. Depois jogue a gema e mexa. E por fim acrescente a farinha de trigo e mexa bem. Sem mexer em demasiado, mas incorporando bem os ingredientes. Acrescente uns tiquitos de água para dar liga. Transfira para uma tábua e dê forma à mistura: modele a massa no formato de salsicha. Se não for assar logo envolva em papel alumínio ou Plástico PVC – vocês têm um nome melhor, e leve à geladeira. Antes de usar vc tem que tirar da geladeira e deixar que atinja temperatura ambiente. Corte a salsicha em rodelas – rende umas 12 com espessura média. Não corte fino de mais. Asse por uns 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar na grelha.

8 Comments
  • Ameixinha

    Responder

    Também adoro pistache e morangos, os biscoitos ficaram lindos com essa cor verde intensa 🙂

  • Ana Powell

    Responder

    Um trabalho superbo.
    Fotos e receita bem deliciosa.
    Feliz fim de semana ♥

  • Lia

    Responder

    Fantástica receita. Adoro o Nigel Slater e a simplicidade dos seus cozinhados e não resisto a estas bolachinhas tenho de ir já ver se tenho pistaches para as fazer.
    Obrigada pela dica.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

  • Claudia Lima

    Responder

    Ficaram muito bonito e a receita é surpreendentemente fácil!
    Amei que quase não tem açúcar.
    Bjs 🙂

  • babette

    Responder

    tudo neste blog combina e é puro bom gosto: as fotos, as cores, os ingredientes, o texto…. perfeito!
    babette

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, também amo pistache e os morangos aqui estão ótimos- vou ter que fazer esta receita, ainda mais sendo do Nigel!
    Lindos!

  • Léia Silva

    Responder

    Cara Valentina
    Estive ausentes da net, pois estava com visitas!

    Um cliente do meu marido, que mora em fazenda, nos deu umas 10 caixinhas de morangos orgânicos, fiquei tao desnorteada que resolvi fazer o festival de morangos e também os comi do café-da-manha ao jantar – hehehe!

    Amo pistache, tanto que sempre que tomo sorvete um dos sabores é sempre dessa delicia.

    Também achei a receita muito fácil, quero experimenta’-la.
    Um grande abraço
    Léia

  • Paula

    Responder

    Nossa adorei essa receita, facil poucos ingredientes e me pareeu um resultado fantastico…vou fazer

    Um beijo

    o Cozinha da Lena também esta atualizado

Leave a Comment