Biscoitos de pecãs com farinha de amêndoas – sem glúten

21 Comments

Quando o dia está claro, de céu azul, a vontade que dá é de sair para andar. E o canal de Guilford é lindo, bem bucólico. Num dia ensolarado o tráfego de ciclistas, caminhantes, corredores, é bem grande. Todo mundo quer desfrutar do bom tempo. É ótimo sair para andar com um pacotinho de provisões e parar para um piquenique. Ou não. Só o andar já é maravilhoso. Limpa a cabeça da gente, tipo zera a mente. Sou uma pessoa que se preocupa muito. Achava que não, que processava as coisas razoavelmente bem. Até que no final do a no passado tive crises de dores tipo no estômago, que me fizeram ir parar no hospital duas vezes. De ambulância. E era tudo por causa de stress. Então hoje em dia tento me desligar mais. Melhorei mas estou longe da perfeição.

Voltando às caminhadas, uma das coisas que adoro por viver fora de Londres, por viver no countryside, é que estou a poucas distâncias de caminhadas maravilhosas. Se tem algo que gostaria de deixar com vocês é que o English countryside é lindo. Quando vivia no Brasil trabalhava numa escola de inglês, com muitos ingleses. E um deles me deu um ‘conselho’ antes de viajar: ‘Visit the countryside Tina’. E após muitos anos neste país procuro sempre levar amigos que me visitam para visitar o countryside, fazer caminhadas gostosas. E por aqui é tudo tão organizado. Tem mapas para tudo que é lado, muitos caminhos são bem demarcados. E o fato de morar a poucos minutos de um destes lugares me deixa muito feliz. E nesta época do ano isto é o que mais faço.

E outro dia, após uma destas caminhadas,  voltei para casa com um apetite arrebatador. E ao chegar em casa fui preparar estes biscoitinhos, ótimos para quem tem intolerância a glúten. E quem não tem também. Usa-se farinha de grão de bico. E leva também farinha de amêndoas. Já viu o pecado, né?! E por favor use pecãs decentes. Ame o que você põe dentro do seu templo.

Ingredientes

  • 150g manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 100g açúcar
  • 100g de farinha ‘gram’**
  • 110g de farinha de amêndoas
  • 60g de pecãs picadas em pedaços médios
  • 2 colheres chá de extrato de baunilha
  • ½ colher chá de gengibre em pó

**Farinha de Gram é farinha de grão de bico.

Preparo

Pré-aqueça o forno – 180oC. Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve.

Ponha a manteiga e o açúcar numa tigela e bata bem até ficar com uma mistura bem cremosa, a cor fica mais clara. Depois acrescente todos os outros ingredientes – gosto de usar uma colher de pau para esta fase. A massa não fica muito firme, mas é assim mesmo. Faça bolas e coloque na assadeira,deixando um espaço entre elas pois vão se espalhar ao assar. Asse por uns 15 minutos.

Retire do forno, deixe esfriar por 5 minutos antes de transferir tudo para uma grelha.

21 Comments
  • Luciene

    Responder

    Olá!

    Tenho experimentado algumas delícias que vc posta e tenho adorado o resultado!
    Comprei os ingredientes para fazer o biscoito de pecãs com farinha de amêndoas mas não consegui encontrar a farinha de grão de bico!!! Uma lástima…
    É possível substituí-la ou fazê-la em casa?
    Obrigada por compartilhar suas fotografias… 😉 amo fotografar e por isso, gosto tanto do seu “Trembom”. 🙂
    Um grande abraço
    Luciene
    Rio de Janeiro.

  • babette

    Responder

    Têm ar de se desfazerem na boca de tão suaves…
    huuummmm!
    belas dicas!
    babette

  • Viviane

    Responder

    Olá

    Tudo bem com você?

    Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Trem Bom será citado em nossa sessão recem criada chamada “Aqui tem Comida da Boa”, onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

    Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

    Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

    Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

  • Leila

    Responder

    Tina, Eu uso muito a farinha de amendoas, acho que tudo com ela fica muito bom. Ja usei a farinha de grao de bico e tambem gostei. Ela tambem combina muito bem com maizena e polvilho doce. se puderes te dar uma dica, mantenha a farinha refrigerada pois eh ela eh um pouco oleosa e pode ficar rancosa.

    beijinhos

  • Sabrina

    Responder

    Adorei o fato de não levar glúten; sempre levo algo para uma amiga que tem celíase e morro de dó ao ver as coisas que são vendidas por ai… Outro dia ela me fez experimentar um pão que havia ganhado… Eu tive de respirar MUITO para conseguir engolir! Bjs

  • Marly

    Responder

    As imagens do lugar realmente atestam: é lindo e relaxante! Agora esses biscoitos devem ser maravilhosos: a textura lembra a dos biscoitos de fubá e, com grão de bico e amêndoas, aaffe, esse eu vou ter de experimentar!, rsrsrs.

  • Claudia Lima

    Responder

    Aqui só caminho na esteira da academia, mas gosto de fazer passeios a pé pra relaxar a mente se não estiver quente.
    Os biscoitos ficaram ótimos! Me deram muita fome (estou de dieta…)
    Ainda não havia ouvido falar em farinha de grão-de-bico, mas imagino que seja muito boa. Eu sou louca por grão-de-bico, só lamento que seja tão calórico.
    Bjs 🙂

  • Ameixinha

    Responder

    Adoro caminhadas, fazem-me sempre sentir-me mais leve 🙂
    Farinha de grão nunca vi… esses biscoitos devem ficar deliciosos. Adoro pecãs 🙂

  • Fernanda

    Responder

    Adorei a receita! bem diferente com farinha de grao de bico!! Bjs

    • valentinajacome

      Fernanda, é uma ótima receita. espero que gostes.

  • Diulza Angelica dos Santos

    Responder

    Oi Valentina, fiz duas receitas de bolo com farinha de amêndoas, ficaram deliciosas, não deu pro cheiro,agora vou fazer este,Lugar abençoado menina. bjs.

    • valentinajacome

      Oi diulza, me conte. tenho certeza mesmo de que vais gostar pois este biscoito é ótimo.

  • iliane

    Responder

    que bom conhecer essa farinha de grão de bico!!!e..ficaram muito lindo seus biscoitos!amei as fotos..lugar lindo!!e as tijelinhas?muito linda!..bjus..

    • valentinajacome

      Ili querida, sera que voce a acha ai? Tem um sabor bem característico. estou amando esta minha nova aventura com farinhas diferentes. temos tantas possibilidades.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, é tão bom saber que estas farinhas todas permitem aos celíacos comer coisinhas gostosas sem problemas, né?
    Lindos os cookies – e amei as tigelinhas, também. 🙂

    • valentinajacome

      Amiga, esta receita é ótima. a farei muitas vezes. e nem penso em um biscoito para celíaco, mas sim como um biscoito saboroso.

  • Téia

    Responder

    Oi querida, que lindos estes cookies, em? Para mim é novidade esta farinha de grão de bico, que diferente. Será que dá para fazer como a de feijão branco, que é só bater no liquidificador e vira pó? É, realmente, andar por estas paisagens é mesmo uma maravilha. Bj grande.

    • valentinajacome

      Téia querida, como te disse no email vou pedir auxilio da neuza aqui pois ela é uma sabia, poderosa. Vamos ver o que ela diz sobre a substituiçao ideal.

  • Ana Powell

    Responder

    Um trabalho extramente bem apresentado e elegante.
    Adorei os pormenores, excelente receita x

    • valentinajacome

      Ana querida, temos que nos encontrar. somos quase vizinhas.obrigada por ser sempre tao gentil e generosa nos comentários.

Leave a Comment