Biscoitos de Morango

22 Comments

Estou de volta à casa. A semana passada foi uma semana meio perdida. Me senti constantemente cansada, com horários extremamente irregulares e um pouco estressada por conta do trabalho.  O forno praticamente não foi ligado. Nem para fazer o meu bolo de aniversário. Para o trabalho comprei bolo e torta no Paul’s. Veja bem, eu gosto de fazer as coisas, principalmente coisas novas,diferentes. Mas tenho que ter tempo para isso. E semana passada estava dormindo pelos cantos. Foi sofrido.

Lem bro de uma época em que trabalhava excessivamente, e em que fazia bolos de madrugada. Não sei bem o que aconteceu mas já não consigo mais fazer a mesma coisa. Hoje em dia vivo mais para cansada do que outra coisa. Uma pena realmente. Nesta só voltei a usar o forno da minha cozinha no fim de semana. E apesar de inúmeras revistas marcadas na mesa da cozinha o que acabei fazendo foram uns biscoitos sem ovos e contendo purê de morangos. A receita foi tirada de um livro de biscoitos de uma inglesa chamada Miranda Gore Browne. Já estava de olho no livro, e assim que se tornou disponível no Kindle tratei de comprar. Como a autora mesmo diz é uma receita ótima para crianças pois não é muito doce.  No livro ela sugere usar banana ao invés do morango. Neste caso a banana é usada amassada e deve ser acrescentada à massa juntamente com o açúcar e a manteiga. Na primeira vez que fiz a receita simplesmente perdi completamente a essência dela, e resolvi recriar procurando algo que a receita não vai me dar. Porém valeu pois percebi que deve-se usar morangos maduros, de sabor apurado. Isto fará com que a sua massa fique com perfume de morango e cor ámorangada’.

Acho que as crianças amarão fazer esta receita com os pais. Os meus biscoitos não ficaram rosados, mas em compensação tinham um perfume gentil, suave. E fiquei encantada com a simplicidade da receita. A Catarina adora morangos e acho que gostaria de fazer esta receita com a avó/pai/mãe/Lu. E ao voltar para casa hoje estava uma linda tarde de sol. Estou dividindo aqui as fotos do meu caminho de casa.

Biscoitos de morango

Rende uns 12 pelo menos – varia dependendo do tamanho do cortador Ingredientes:

  • 100g morangos
  • 100g manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 100g açúcar refinado
  • 200g farinha de trigo peneirada

Preparo: Limpe os morangos com papel toalha. Não os lave pois senão vão reter muita água e acabará com uma polpa de morango aguada. Retire os talinhos dos morangos e ponha-os no processador. Pulse até que eles se desfaçam. Passe a polpa por uma peneira umas duas vezes até que você fique só com o a polpa, e as sementes fiquem na peneira. Reserve. Bata a manteiga e açúcar numa tigela até que formem uma mistura única, cremosa. Depois acrescente a polpa do morango à mistura. Vá misturando e acrescententado a farinha aos poucos pois a mistura vai ficar assim com que de talhada a princípio. A farinha vai ajudar a tornar a mistura mais uniforme. Esta massa fica um pouco grudenta no final, mas após o periodo na geladeira o ‘grude’ desaparecerá. Transfira a massa para uma superfície forrada com papel manteiga ou plástico PVC. Gosto de dividir a massa em duas. Ponho uma parte em cima do papel manteiga/PVC e cubro com o papel manteiga ou PVC. Use um rolo para abrir a massa delicadamente até a espessura desejada. Faço o mesmo com a outra metade. Já facilita para ser cortado mais tarde. Estes biscoitos são bons finos pois caso fiquem rechonchudos vão ficar não muito interessante ao paladar pois ficarão fofos e não crocantes. Leve à geladeira por umas duas horas pelo menos. Pre-aqueça o forno – 180oC. Tire a massa da geladeira e use um cortador para dá-les formatos. Na receita original a autora usou uma forma de ursinho – bem infantil. Eu já quiz as nuvens. Asse os biscoitos por uns 15-18 minutos ( aqui vai depender da espessura pois se muito finos só 15 será suficiente). As bordas dos biscoitos devem ficar levemente tostadas na borda. Retire do forno, deixe esquentar na forma por uns 10 minutos e só então transfira para uma grelha.

22 Comments
  • Ameixinha

    Responder

    Super simples mas muito bonitos, acredito que o aroma e sabor tenham ficado excelentes 🙂

    • Trembom

      Ameixinha, um toque bem sutil. Agente consume tanta coisa com sabor excessivo que foi otimo provar algo diferente.

  • Aninha

    Responder

    Minha querida Valentina,
    Vou fazer esses biscoitos com minha sobrinha. ela vai amar e eu também porque adoro morangos.
    Ultimamente ando como você, trabalhando bastante e cansada.
    O meu desejo é que possamos nos restabelecer para usar o forno com mais frequência. E desejo feliz aniversário (atrasado) para você!
    Beijo.

    • Trembom

      Aninha,, fizestes para a tua sobrinha? Me conta! Amiga, espero que estejas conseguindo levar tudo num passo menos apressado, e que não estejas muito sobrecarregada.

  • Vanderleia

    Responder

    Que caminho lindo esse para sua casa hein.Parece um paraiso.Quanto a você estar cansada, hoje em dia todas estamos.Não há uma pessoa que conheço que não esteja com a mesma reclamação de cansaço constante.O segredo é não se entregar a ele.Estamos vivendo tempos de correria e estresse de tal forma, que os afazeres diarios andam tomando todo o nosso tempo, quase não restando tempo para as convivências sociais.Quase não há tempo para fazer visitas às amigas, ver um filme, brincar com os filhos.Se não deixarmos de lado as coisas, deixaremos de aproveitar o que há de melhor na vida.Força, seu cansaço passará e logo você estará renovada.Beijos.
    Vanderleia blog: comeresocomecar.blogspot.com.br

    • Trembom

      Vanderleia, é bem isso mesmo, não?! Obrigada por esta mensagem tão positivia. Me deixou upbeat.; o )

  • Claudia Pas Bjørgum

    Responder

    Valentina,
    Viajar é ótimo, mas tumulta o ritmo das coisas. Você vive num cantinho bem lindo… adorei.
    E amei a receita desse biscoitinho… dá vontade de experimentar com a receita mesmo, a simplicidade inspir, a mas é aquilo que você falou, não dá para sair recriando e perder noção da essência da receita… mas vou tentar fazer sem glúten e experimentar com morangos e bananas…
    Bjs.

    Claudia

    • Trembom

      Claudia, Guildford é bem tranquilo. As vezes ainda quero ir para um lugar menor – um vilarejozinho. So me preocupo de ficar muito isolada. Mas adoro a tranquilidade, o ritmo lento. Será que você fez com bananas?

  • silvana

    Responder

    Obrigada por nos contemplar com tamanha beleza . Espero que vc descanse e aproveite bem esse paraíso.
    Silvana

    • Trembom

      Oi Silvana, obrigada pelos fotos de bom descanso.

  • Asmara

    Responder

    Que lugares lindos, Valentina! E este portãozinho de ferro, é a entrada de sua casa?
    Ânimo, minha querida! Muitas vezes, o fato de se sentir cansada vem de algum alarme que seu corpo possa esttar dando em função de excesso de trabalho. Reveja isto e tente alterar algumas rotinas…Beijos e muita força! Asmara

    • Trembom

      Oi Asmara, o portãozino é a entrada para um jardim. Lindinha, né? Tenho que realmente slow down.

  • photoarte

    Responder

    Tina querida, eu nem prestei atenção na receita de hoje, pq fiquei hipnotizada com suas fotos.
    Se é este seu caminho de casa, a senhorita não tem o direito de ficar cansada e nem estressada, pq vc é uma privilégiada viu! rs rs [brincadeira querida].
    É que vc caminha nas estradas de um paraíso verde.
    Que maravilha! Lindo suas estradinhas, fiquei curiosa com a escultura de uma mulher que está nesta foto.
    Deve ter uma historia legal, vc conhece?
    Sou muito chegada né mesmo? rs rs rs
    É que adoro suas historias, e as receitas tb.
    Vou agora ler a receita…rs
    Beijos no cuore!
    Sandra

    • Trembom

      Sandra, esta se ultra é da Alice atravessar do o espelho. O Lewis Carroll viveu em Guildford.

  • Tânia Marques

    Responder

    Valentina parecem bem gostosos, me fez lembrar dos deliciosos biscoitos que a Lylia fez pra gente, lembra? e essas fotos que lindas!

    • Trembom

      Ah Tânia, Aqueles eram deliciosos, não?! Essas fotos tirei com meu telefone.

  • Larissa

    Responder

    Que lugar lindo!!! Sorte a sua em ter um caminho tão inspirar na volta pra casa =)
    E quanto aos biscoitos, são de “encher os olhos”!!! Ficou com água na boca…

    Beijos
    Lari

    • Trembom

      Larissa, a caminhada e o trajeto são propositalmente escolhidos. Assim eu me entreto e relaxo.

  • Maria Odete

    Responder

    Lindas fotos! Vou tentar fazer os biscoitos pro aniversário da minha neta. Às vezes a vida é como na antiga música do C.Buarque: “tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu…”força, abraço de Porto-PT

    • Trembom

      Odete querida, obrigada!! Ah fazia tempo que não ouvia a música. Realmente é bem assim que tenho me sentido.

  • deliciasdaisa

    Responder

    nunca tinha visto uma receita com morango (fruta)!!! achei demais!!!

    e, se o cansaço bate, devemos descansar! o corpo que manda!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    • Trembom

      E poses tentar com banana também.Depois conta se fizer.

Leave a Comment