biscoitos de laranja e canela com farinha de espelta

22 Comments


Andei fazendo uns biscoitinhos de canela com laranja (ou laranja com canela) usando farinha de espelta. Esta receita assim como a do bolo que publiquei aqui no outro dia – post anterior, são da mesma fonte, um artigo sobre farinha de espelta.

O criador da etiqueta Mulberry, um homem chamado Roger Saul, anda plantando trigo de espelta na sua propriedade na linda região de Somerset aqui na Inglaterra, e com isso busca divulgar as propriedades deste tipo de trigo. Da minha parte acho fantástico termos várias possibilidades de ‘farinhas’. A farinha de espelta é leve – você notará no produto final. Além de ser super saudável, ótima para quem tem intolerância a glútem.

Quanto a você poder substituí-la por farinha normal, li que a proporção não será a mesma. Aparentemente a quantidade de farinha normal será inferior. ‘É só experimentar a quantidade. Ainda não fiz este experimento então não posso ajudar no momento.

Estes biscoitinhos são ótimos, se desmancham na boca. Cortei uns mais fininhos pois queria ver como ficariam ‘sanduichados’ com geléia. E usei uma geléia de mexerica que ganhei de presente. Gostei da variação também. São uns biscoitinhos rústicos, nada pretensiosos. Adoro este tipo de biscoito. O seu charme está nos ingredientes usados.

Ingredientes:

115g manteiga levemente salgada, gelada e cortada em cubinhos bem pequenos

50g açúcar

150g farinha de espelta

60g amêndoas moídas

Raspas de uma laranja grande

Açúcar de demerara para enrolar os biscoitos

Coloque todos os ingredientes, com exceção do demerara, num processador e processe até atingir consistência de massa. A massa vai ficar levemente macia e mole. Coloque demerara na superfície aonde for enrolar os biscoitos. Divida a massa em três, e enrola cada parte como uma salsicha – cada rolo vai ficar todo salpicado com demerara. Envolva em plástico PVC e leve à geladeira por várias horas. De preferência de um dia para o outro.

Preaqueça o forno – 160oC. Desenrole as salsichas e corte em rodelas de 1 cm de espessura. Disponha as rodelas numa assadeira forrada com papel manteiga – deixe uma certa distância entre cada uma. Asse por uns 30 minutos, até que fiquem dourados. Retire do forno, com uma espátula desgrude-os gentilmente da forma e deixe esfriar.

22 Comments
  • Ivone Reis

    Responder

    Não encontro essa farinha, quem encontrou pode dizer onde, e até quem encontrou o pcte de 15 quilos, pode dizer ?

    Estou usando quínua, mas quero usar espelta.

  • Bia Belliard

    Responder

    Sempre tenho em casa esta farinha e gosto muito de usa-la, amei estes biscoitinhos ! bjs

  • Gourmandise

    Responder

    bem difícil de achar essa farinha de espelta no Brasil. só encontrei em pacotes de 15 quilos!!! bjo,Nina.

    • Marco

      Anotações de 2008…
      Espero que alguém está olhando as vezes nesta página!
      Farinha de espelta no Brasil encontrado??? Então´por favor me escreve aonde. 15 quilos?! OK. Quero

      Grato,
      Marco

    • Jose

      Gostaria de saber onde encontro a farinha de espelta. Obrigado!

      • valentinajacome

        Oi Jose, não sei aonde voce mora. Eu moro na Inglaterra e caso voce more aqui posso te dizer aonde comprar.

  • laila

    Responder

    dificil sera encontar essa farinha…mas só a ideia de canela com laranja(acho q ja ficou claro minha loucura por raspinbahs citricas) já me fez endoidar do lado de cá!bjs

  • Mel L. Ramos Bryar

    Responder

    Nossa..amei este post e aprender mais sobre a farinha espelta…eu acho que é a farinha chamada de rústica pelos vegetarianos??? vc sabe me dizer??? Acho que vai ser difícil encontrar esta farinha!!!Cm sou muito curiosa vou me por a procurar!!!bjsPS- eu me cadastrei para receber atualizações, mas não tenho recebido nada, vc pode me ajudar?!!Quero sempre estar por dentro das maravilhas desta cozinha!

  • pipoka

    Responder

    Compro muito é massa/pasta de espelta, além de saborosa, coze mais rápido e é hipocalórica, o que é óptimo para quem adora pasta mas tem uns quilos a mais, como eu!Já andei à procura de farinha de espelta para fazer pão, mas ainda não encontrei. Se encontrar vou fazer estas bolachas. bjs

  • Ana

    Responder

    Liiindos, estao com uma cara taaao gostosa, tao rusticos e naturais, do jeitinho q eu gosto!Spelt da mesmo um toque aos alimentos ne Valentina?!Vou ver se faco os cookies, e haja bananas pois ja adorei os dois bolos que voce postou, que deliiicia!!!Beijos!Ana

  • Laurinha

    Responder

    Um doce de post!Eles realmente têm um aspecto delicioso, vale experimentar!Beijinhos,

  • Marcia

    Responder

    Menina, só tem coisa boa neste blog – estou babando no teclado! 😉

  • graziella

    Responder

    adorei!!nao conheco esta farinha e acho que sera’ impossivel acha’-la aonde moro…

  • lunalestrie

    Responder

    Valentina, sou curiosa com diferentes tipos de farinha, ando até experimentando algumas, mas pena que esta nunca ouvi falar por aqui. Como sempre seus posts cheios de delícias! Beijos!!!

  • Natércia

    Responder

    Valentina mas que maravilha só podia vir de ti como sempre as tuas receitas são sempre 5 estrelas um beijo. Natércia…

  • Axly

    Responder

    Huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum!!! Laranja e canela??? Que delícia! Uma vez fiz um licor de laranja com canela, ficou magnífico!Não conheço geléia de mexerica, mas deve ser bem gostosa.O difícil vai ser encontrar essa farinha, mas quando encontrar já sei o que fazer.Desmancham na boca? Essa é a melhor parte!Kisss^^

  • pão, bolos e cia.

    Responder

    Nunca usei a farinha de espelta, mas estou curioso de o fazer.Talvez não aprecie muito estas bolachas porque não gosto de massa areada, é este o caso. Gosto de massas mais consistentes. Mas já estou a ver-me a adpatar esta receita pelos aromas que tem.

  • Fabrícia

    Responder

    Adorei saber sobre a farinha e os biscoito estão divinos.Bjcas.

  • Nereime

    Responder

    Delícia de biscoitinhos…com geléia ainda melhor!!!bjs

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que lindos!Tão delicados… Nem preciso dizer que fiquei curiosíssima, pois amo canela e cítricos. Fiquei pensando neles desde o final de semana passado, quando conversamos.As fotos estão divinas!

  • Cleia

    Responder

    sinto-me limitada! adorei os dois posts com a dita farinha mas ainda não encontrei para comprar… entao, fico só na vontade!!! Mas já deu pra entender que qdo quiser bolos e biscoitos, estou no lugar certo.Beijinhos

  • Leila

    Responder

    Lindos biscoitos Valentina. Nao conheco essa farinha mas gosto da geleia de mexirica.bjs

Leave a Comment