Biscoitos de Gengibre com Chocolate

2 Comments

O que muita gente não sabe é o quanto se gosta de biscoitos no Reino Unido. Para se ter uma idéia, se consome  420 mil toneladas de biscoitos por ano  aqui nestas ilhas. Isto equivale a uma média de 96 pacotes por residência.  Há uma variedade imensa deles e são ótima companhia pro chá também.  Uma grande parte dos grandes favoritos vêm da época vitoriana. Mas isto vai ficar para um outro post.

Gingerbread  já era estocado na Inglaterra desde o século 17 de acordo com alguns livros de história da gastronomia. Na  época medieval se acreditava que tinham propriedades medicinais. E era muito popular, havia até uma cidadezinha que foi famosa por seu gingerbread – a Market Drayton. A placa da cidade diz até hoje que é a home do Gingerbread.

Já o biscoito de gengibre  (ginger biscuit ou ginger nut) data do século 19, e é diferente  do biscoito de gingerbread. A diferença está na textura, sendo que eles são de textura firma. O gingerbread é um pouco mais macio. Agora, a nível de ingrediente não há grande variação pois leva gengibre em pó e outra especiaria como pimenta da jamaica, cravo, canela ou noz moscada.

Já esta receita leva duas formas de gengibre na massa, em pó e em calda, além da pimenta-da-Jamaica (allspice). O gengibre cristalizado também é usado na finalização tendo seus pedacinhos jogados por cima do chocolate derretido. Pra mim uma das melhores receitas de ginger biscuits que provei.

E fica a dica: caso venha a Inglaterra a passeio compre uma latinha de gingerbread para levar de volta. Você muitas vezes verá nas embalagnes ‘stem ginger’ e isso se refere ao gengibre cristalizado. Sou particularmente fã das da Marks & Spencer e da Fortnum and Maison, mas praticamente todo supermercado vende.

Biscoitos de Gengibre com Chocolate
 
Recipe type: biscoito
Serves: 20 a 25
Ingredientes
Biscoito
  • farinha de trigo - 250g
  • bicarbonato de sódio - ½ colher de chá
  • pitada de sal
  • gengibre em pó - 2 colheres de sopa
  • allspice moído - 1 colher de chá
  • açúcar demerara - 80g
  • manteiga sem sal - 100g, picada e leemente amaciada
  • mel - 100g
  • gengibre em calda - 175g, picadinho
  • caldo aonde o gengibre estava mergulhado - 1 a 2 colheres de sopa
Decoração
  • chocolate semi amargo - 100g
  • gengibre cristalizado - umas 50 gramas, picado, mas aconselharia a picar metade e ir picando o restante à medida que precisar pois vai depender de quando gengibre quiser usar e também do tamnaho dos pedaços
Instruções
Para o biscoito
  1. Peneire a farinha de trigo, o bicarbonato, o gengibre e pimenta da Jamaica numa tigela juntamente com uma pitada de sal. Acrescente o açúcar e misture tudo.
  2. Acrescente a manteiga e com as pontas dos dedos vá misturando para criar uma farofinha.
  3. Acrescente o mel, o gengibre em calda picado e só o quanto precisar da calda para fazer uma massa.
  4. Modele como uma bola, achate, envolva com papel filme e ponha na geladeira por 1 a 2 horas.
  5. Perto da hora de começar a assar os biscoitos pre-aqueça o forno a 180oC. Forre duas assadeiras rasas com papel manteiga. * minhas formas são anti-aderentes então não precisei forrá-las.
  6. Retire a massa da geladeira, e ponha sobre uma folha de papel manteiga até chegar a uma temperatura maleável.
  7. Revista com outra folha de papel manteiga e abra a massa até que fique numa espessura de 1 cm.
  8. Usando um cortador de 6 cm vá cortando os biscoitos e transfrerindo para as assadeiras. Deixe um pouco de espaço entre eles, mas não muito pois eles não se espalham - só o suficente para que não deem as mãos.
  9. Leve as assadeiras no forno por uns 20 minutos , e cheque se estão dourados antes de retirar. Dependendo do teu forno você pode precisar de um pouquinho mais de tempo ou não. Deixe esfriar na assadeira por uns 15 minutos para que firmem
  10. Enquanto os biscoitos esfriam derreta o chocolate sobre banho maria ou microondas - não posso falar sobre tempo no microondas pois não tenho microondas.
  11. Uma vez frios parte dos biscoitos devem ser mergulhados no chocolate derretido, colocados em uma grelha e a parte de chocolate deve ser salpicada com pedaços de gengibre cristalizados. Deixe o chocolate secar.

 

2 Comments
  • Renata Lampião

    Responder

    Tina, que biscoitos mais deliciosos! Tu sabes o quanto sou louca por biscoitos e estes estão de saltar a janela da tua cozinha ha ha. Beijo

    • valentinajacome

      Re, pois sabe que no dia 25 eu achei uma caixinha com eles e ainda estavam ótimos. Esta receita é muito boa mesmo.Faça.

Leave a Comment

Rate this recipe: