Biscoitos de chocolate e avelã

10 Comments

biscoito de avelã e chocolate-4Domingo passado tivemos sol. Brilhando o dia todo. E falamos de calor. Colocamos camisetas, shorts, vestidinhos de alça. A temperatura? 17 graus. Morro de rir ao lembrar. Fiquei com uma cor saudável no rosto depois de passar o dia inteiro em Kew Gardens – o jardim botânico,  com um amigo.

Kew Gardens era um lugar que eu visitava muito quando ainda vivia em Londres. Ele era bem pertinho da Boat House que eu frequentava para as minhas sessoões de remo. Eu andava muito de Richmond a Kew Gardens também, pela beira do Rio Tâmisa. E tenho muitas saudades daquelas caminhadas. Kew Gardens foi por volta de finais do século 19 o maior jardim botânico do mundo.Ele existe a 400 anos. Em 2003 ele foi tombado pela Unesco. É um lugar de pesquisa e lazer também . No verão dentre as várias atrações há shows de música ao ar livre e também filmes. Se você vier a Londres vale a pena visitar. Fica na Zona 3 – uma das três zonas da cidade, e é acessível de metrô ou trem. Kew é um subúrbio de Londres, e têm poucas lojinhas na sua rua principal que começa bem na saída da estação, mas tem umas ótimas lojinhas. A caminhada até o jardim botânico  Kew Gardens, é curta e fácil.É uma reta.

kew gardens-6

kew gardens-2Como o domingo não era o último dia do fim de semana – segunda era feriado, havia ainda mais gente em Kew. Sentadas na grama fazendo piquenique, jogando bola, conversando somente, andando pelas grandes estufas, o lugar estava em clima de festa. O sol brilhava nas folhas das árvores, na grama, nas magnólias…apesar de estarmos no final de maio  o primeiro fim de semana seco, em que tivemos um clima primaveril de verdade foi celebrado. Quem sabe fosse finalmente o princípio de uma fase melhor? Oba!!

kew gardens-1Havia uma exibição muito interessante em que colocaram uma mesa enorme em uma das áreas abertas, e a mesa foi organizada como se as pessoas fossem se sentar para tomar chá. E além da louça para servir o chá no centro ao invés de bolo, geléias, chás variados colocaram todas as plantas que são usadas para um chá da tarde. As plantas estavam dispostas em lindos vasos. Achei absolutamente linda e criativa a iniciativa. Parecia um pouco Alice no País das Maravilhas.

kew gardens-5

Fiz uns biscoitinho para levar para o passeio. Meu amigo foi recentemente diagnosticado com diabete e ainda está se adaptando a sua nova dieta. Não quis fazer mais que os biscoitinhos pois ele não havia me dado muitos detalhes do que pode e não pode comer. Mas os biscoitinhos foram na bolsa, dentro da latinha, para beliscar no trem, ou mesmo para comer em uma das paradas para descanso, sentados na grama ou em um dos banquinhos na beira do lago. Estes biscoitos são uma versão caseira dos famosos biscoitos Marylands. Esta marca bem tradicional no Reino Unido é produzido por uma companhia chamada Burton’s.   A primeira receita secreta da companhia foi trazida dos EUA e apareceu no mercado em 1956  e hoje em dia ela é a 6a marca de biscoitos mais consumida no Reino Unido.  Isto é um grande feito para um país que abunda em marcas de biscoitos, todos competindo para acompanhar a cuppa (cup of tea). Maryland tėm uns 13 sabores diferentes, mas os chocolate chips costumam ser os favoritos.  Tem uma quantidade imensa de chocolate chips em cada biscoito. E há um sabor que é bem chocolate e avelãs, que coincidentemente vi sendo promovido com atrativos como o fato de ser um biscoito que não tem gordura hidrogenada ou cores  ou mesmo sabores artificiais .

kew gardens-7

E deixo aqui um bonus video através do link – ele é longo e você talvez queria assistir depois. As imagens aparecem duplas no vídeo – aparentemente é por questão de direitos autorais segundo li no You Tube de onde tirei o vídeo:

Royal Botanic Gardens e David Attenborough

Uma boa semana para todos. Eu tenho mais uma semana trabalhando até as 10. Mas sexta entro de férias e vou para o Brasil visitar minha família. Descanso por 15 dias deste ritmo louco.

Esta receita leva só cinco ingredientes. E as avelãs e chocolate reinam. O resultado é tão saboroso.

Ingredients:

Instructions:

Eu tomei a iniciativa de tostar as avelãs primeiro, então comecei pré aquecendo o forno – 180oC.  Por que quis tostar as avelãs? Em primeiro lugar porque as comprei com a pele, e em segundo lugar porque queria dar uma leve elevada na sabor.  A receita original não pedia isso. Quando o forno chegar na temperatura ideal, coloque as avelãs na assadeira e leve ao forno. Após 10-12 minutos retire as avelãs do forno e use um pano de prato para ajudar a descascá-las. Desligue o forno. Separe as avelãs que vai usar para decorar os biscoitos e coloque o resto no processador. Processe o restante para uma textura meio de farofa do Pará – não fininha, mas meio grossa.  Processe a manteiga e açúcar no processador até ficar com uma mistura cremosa e como que fofa. Acrescente a farinha de trigo  peneirada e pulse até atingir a textura de farofa. Retire a mistura do processador e transfira para uma superfície levemente untada e trabalhe a massa só um pouco para que fique uniforme.  Acrescente o chocolate e avelãs moídas e trabalhe a massa de forma que estes últimos ingredientes sejam incorporados.

Divida a massa em duas partes, faça um cilindro com cada metade e envolva cada um em plástico do tipo PVC. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Retire um cilindro da geladeira e leve à temperatura ambiente.  Corte-o em rodelas de 1 cm de espessura e ponha uma avelã no centro de cada uma. Espalhe as rodelas em uma assadeira forrada com papel manteiga,  leve à geladeira novamente. Assim que colocar as rodelas na geladeira pre-aqueça o forno. Quando o forno estiver quase pronto retire o outro cilíndro da geladeira e repita os passos anteriores. Pegue a assadeira com as rodelas e leve ao forno por uns 15 min. Quando assados retire do forno, e deixe esfriar na assadeira por uns 5 minutos. Enquanto isso tire a outra assadeira da geladeira e asse no forno.

10 Comments
  • Cristina

    Responder

    Valentina, adorei o post, o lugar parece mesmo muito agradável, perfeito para celebrar um dia de sol! Os biscoitos são tentadores, levo a receita!
    Um abraço,

  • Gina

    Responder

    Valentina,
    Andei perdendo tanta coisa por aqui…, mas acho que esses biscoitinhos não me escapam. Se posso descascar as amêndoas, por que não fazer o mesmo com as avelãs…rs? Na verdade, prefiro o sabor das amêndoas, mas que as outras combinam muito bem com o chocolate.
    Tão perto e tão longe, não é mesmo…?
    Bom final de semana!

  • Gina

    Responder

    Querida Valentina.
    Me sinto tão reconfortada quando viajo pelas suas fotos com o seu texto.Da próxima vez irei visitar o Kew Gardens e acho que vou gostar muito.
    Pena não poder levar estes biscoitinhos para me deliciar apreciando essa bela paisagem.
    Beijinhos

  • Eliane

    Responder

    Oi Valentina! Fiz os biscoitos para o lanche do meu filho. Ele adorou! Já saiu de casa comendo um biscoito e elogiando muito. Obrigada!

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que delícia de passeio. Vou coloca na lista para a minha próxima visita a Londres. O lugar é lindo demais. E esses biscoitinhos? Sempre fico com preguiça de bake com avelãs por ter que torrar e tirar as peles antes – acabo trocando por amêndoas. 😀

  • Surley

    Responder

    Lindo o local! Deve ter sido um maravilhoso passeio. A receita já copiei… Espero que faça boa viagem ao Brasil. Aki em São Paulo a temperatura está entre 13 e 26 graus, aproximadamente, conforme as chegadas de frentes frias… rsrsrsrsrsrsrs Mas espero que vc tenha dias maravilhosos por aqui…

  • Belocas

    Responder

    Deve ter sido um domingo maravilhoso. o parque parece ser muito bonito.
    Desejo uma ótima semana
    Bjs

    • valentinajacome

      Querida, quando vc vier por aqui faca uma passeio por lá pois acho que vc vai gostar. Te desejo uma semana otima. Um abraço.

  • Jô Mayr Bibas

    Responder

    Lindo post. Paz, cor, sabor, calor (médio, né?).
    Boa viagem para cá!
    BJô

    • valentinajacome

      Obrigada Jo.Querida tanto falar mais de Kew Gardens, um lugar tao bacana. Cada estacao traz uma linda atracao. Pois e, hoje em dia fico feliz com 17 graus. Ainda nao chegamos a 20 graus por aqui este ano.

Leave a Comment