Biscoitos de baunilha para o Natal

8 Comments

Já estou no hemisfério sul, longe a neve por uns dias. Por pouco não saí no dia planejado. O avião no qual voei até Lisboa teve que ser desgelado. Soube que no mesmo dia os vôos a partir do meio dia foram cancelados. Por aqui estamos no começo do verão. Um tiquito de chuva aqui e ali, reencontro com amigos em SP, tempo com a família. E publicando as receitas atrasadas.

Estes biscoitos são muito queridos. Utilize um cortador em formato de estrela ou flocos de neve para contribuir para espírito. Dependendo da espessura do seu biscoito talvez o seu tempo no forno vai variar. Use o bom senso. Estes biscoitinhos foram bem recebidos por aqui. Amanhã posto mais biscoitos.

 

Biscoitos de baunilha

Ingredientes para os biscoitos:

  • 250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 165g de açúcar refinado
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 gema levemente batida.
  • 335g farinha de trigo

Ingredientes para pincelar os biscoitos:

  • 1 clara batida levemente
  • Canela em pó e açúcar misturado

Preparo:

Peneire a farinha de trigo e reserve. Coloque a manteiga e o açúcar numa batedeira e bata bem, até que a mistura fique bem cremosa e de cor clara.  Acrescente a gema e a baunilha e bata mais para incorporar bem. Acrescente a farinha de trigo e misture até que a massa fique bem macia. Divida a massa em duas partes, e revista-a com papel filme e leve à geladeira por 30 min.

Pré-aqueça o forno – 180oC. Forre uma assadeira grande com papel manteiga e reserve. Retire a massa e abra entre duas folhas de papel filme. Pegue o cortador e corte todos os biscoitos. Espalhe o que der pela forma, pincele com clara e salpique com a mistura de açúcar e canela. Asse por uns 12 minutos ou até os biscoitos começarem a ficar marronzinhos nas bordas. Retire do forno e deixe esfriar na assadeira. Asse quantas fornadas precisar.

8 Comments
  • Claudia Lima

    Responder

    Eu adoro biscoitos natalinos. São sempe encantadores!
    Aproveite bem suas férias e curta o calorzinho.
    Um Feliz Natal e um Ano Nov ímpar para vc e seus familiares!
    Bjs 🙂

    • Trembom

      Querida Claudia, tenga um lindo natal com o teu marido. Estou curtindo o sol e a família. E fazendo muitos biscoitinhos.

  • Ameixinha

    Responder

    A parte do “desgelado” foi engraçada mas não deve ter tido piada nenhuma. Se aqui em baixo está frio… imagino acima das nuvens!
    Biscoitinhos são sempre algo muito bem vindo. Ficaram lindos estes 🙂

    • Trembom

      Ameixinha, o frío estaba multo bravo. Só estava querendo sair da Europa antes de que fechassem o aeroporto. E sonda bem que deu yudo cetro. Tô aqui me preparando pro natal e fazendo milhões de biscoitinhos esta receita é versatil e vc pode dar uns toques pessoais. Boas festas

  • Suzana

    Responder

    Querida Valentina, que bom que vc chegou sem problemas! Sabe que fiquei pensando em você de cada vez que passavam imagens das pistas dos aeroportos londrinos cheios de neve? Felizmente você escapou. 🙂
    O meu fim de semana foi passado em volta das bolachinhas de Natal. Estas suas têm de ser deliciosas e são tão bonitinhas!
    Feliz Natal e um Ano Novo cheio de coisas boas!

    • Trembom

      Amiga,, foi ‘by the skin of my teeth’. Aqui faz bom tempo. E a cozinha da mamãe ė perfeita para se fazer bolos e mil coisas.xx

  • Aninha

    Responder

    Que delícia de biscoitos Valentina… são bem a cara no Natal.
    Quando vi a reportagem sobre os voos, lembrei de você e estava na torcida para que você conseguisse chegar bem no Brasil.
    Aproveito para desejar ótimo Natal e próspero Ano Novo para você e sua família!
    Beijos,

    • Trembom

      Aninha, são bem práticos, e abetos à criatividade pois vc pode dar o seu toque. Um lindo natal pra voce.x

Leave a Comment