Biscoitos de aveia, avelã e chocolate

5 Comments

Gente, tem feito muuuito calor por aqui. Sei que para muitos de vocês que moram na América do Sul, ou na Europa continental  lá pras bandas do mediterrâeo, ou em vários outros lugares deste mundão de meu Deus,  isto acontecee todo verão. Porém nestas ilhas britânicas a história é diferente. Verão é uma estação que não é marcada por temperaturas altas.  E como  estou amando este calor infernal, de pingar. Estava sentada na minha cozinha tomando café da manhã no sábado e o suor ‘literalmente’ pingou. Sabe-se lá quando vamos ter mais dias como estes, então estou feliz. No trabalho o povo começou a reclamar muito,querer a chuva, as temperaturas ‘normais’ de verão. Por dentro gargalho pois na hora em que o tempo virar a caca de sempre sei que haverá muita reclamação. São as ótimas ironias da vida.

Não me entenda mal pois sei que as plantas estão morrendo,  a grama que por aqui é sempre muito verde está torrada. E uma chuvinha a noite para refrescar e dar vida à natureza padecida será uma benção. Mas também quero os dias ensolardos, de céu azul. E sair de casa de cabelo molhado, usando sandália, comm roupa de manga curta, ou sem manga, de alcinha, saia – sem meia-calça, muitos vestidos.

Tenho um porém que é não conseguir ligar o forno pois a cozinha vira um forno ainda maior, então bolos, biscoitos, assados…. muito pouco nesta época.  Tudo mais leve, na rua, estilo picnic.  O meu instagram tem registros do que andei fazendo e comendo no @trembom. Mas outro dia queria muito fazer uns biscoitos e esperei até a noite quando a temperatura fica um pouco mais agradável.  Queria aqueles biscoitinhos pra levar pro trabalho, e comer no meio da tarde com um chá. E no final desisti de levá-los aonde quer que fosse e fiquei com eles em casa. Só pra mim, pra indo comer aos pouquinhos. Eles tem sabor de avelã que amo, e uma ganache tão sedutora ( se casa tão bem com  o resto). A massa é esfarelenta.  E se você quiser saber do que estou falando  veja a receita que estou postando abaixo.

5.0 from 1 reviews
Biscoitos de aveia, avelã e chocolate
 
Estes estão no 'repeteco' na minha cozinha, tipo a mùsica favorita no telephone. Caso você não queira usar a manteiga na massa do biscoito, use óleo de coco -- a massa vai ficar bem mais esfarelada. E uma outra coisa é que caso vc prefira pode usar outras manteigas e outras nozes. Usei tahini uma vez e pecãs. Ficou bem interessante. As receitas da Henrietta Inman são maravilhosas.
Author:
Recipe type: pessoas com intolerância a glúten podem comer sem perigo de ter uma reaçãc
Cuisine: inglesa
Serves: 18 biscoitinhos recheados
Ingredientes
Para os biscoitos
  • 100g farinha de aveia (ou jogue a mesma quantia de aveia no processador e processe bem fininho)
  • 100g de avelãs sem pele e levemente tostadas no forno ou em uma frigideira anti-aderente
  • 4 colheres de chá de araruta (ajuda a ligar os ingredientes pois a massa é sem gluten)
  • pitada de sal marinho
  • ½ colher de chá de fermento para bolo
  • 60g de açúcar mascavo
  • 40g de manteiga sem sal
  • 100g de 'manteiga de avelã'
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
Para a ganache
  • 100g chocolate semi amargo (80%)
  • 100g de creme de leite fresco (35% gordura)
  • 1 colher de sopa de frangélico ou outro licor de avelã (opcional)
Instruções
Preparo dos biscoitos
  1. Coloque a farinha de aveia, avelãs, araruta, sal, fermento e açúcar em um processador, e processe até a mistura ficar fina. Acrescente a manteiga e processe até ficar com uma mistura esfarelada. Depois acrescente a manteiga de avelã e extrato de baunilha e processe até ficar com uma bola. Retire do processador, dê uma achatada, envolva em papel filme e leve à geladeira por uns 30 min. Você pode também fazer as bolinhas diretamente sem levar à geladeira, mas eu prefiro dar esta firmada.
Para a ganache
  1. Coloque o chocolate em uma tigela e reservel. Leve o creme de leite ao fogo, e assim que o creme de leite atigir o ponto de fervura acrescente o licor se for usar; misture e jogue tudo por cima do chocolate. Deixe uns 30 segundos e mexa com uma colher até o chocolate derreter completamente e emulcificar -vai ficar liso. Pegue papel filme e revista a tigela. Leve à geladeira para firmar até perto da hora de usar.
Para assar os biscoitos:
  1. Pre-aquecao o forno: 180oC. Retire a massa da geladeira caso a tenha colocado lá pra resfriar, e deixe a massa maleável. Faça bolinhas pequenas, e coloque na assadeira forrada. Achate cada bolinha levemente com um garfo. Leve ao forno e deixe assar por algo entre 8 a 10 minutos. A massa vai ficar um tiquito moreninha, e vai começar a aparecer uma rachadura. Tire do forno e deixe esfriar.
Para montar:
  1. Você pode colocar a ganache em uma saco de confeiteiro ou usar uma colher. Pegue um biscoito e ponha ganache nele, e em seguida pegue outro biscoito e ponha por cima da banda com a ganache. Repita até que tenha só sanduíches de biscoito com ganache. Eles ficam bem em um recipiente vedado - uma latinha, tupperware, ou seja lá o que você tenha.
  2. Vai sobrar ganache, e você pode fazer trufas com elas. Nada se perde. Polvilhe suas trufas com chocolate em pó.
  3. E espero que você goste deles tanto quanto eu.

 

 

 

 

 

 

5 Comments
  • Rita Bertholdi

    Responder

    Tina,
    Ótimo ter de volta receitas deliciosas, fotos fantásticas e um pouquinho de vc e suas experiências. Adorei o texto e concordo plenamente em cutir o calor, pois é raro.
    Espero que ainda tenha biscoitos em casa, pois estou pensando em ver vc e aproveitar suas delícias culinárias. Bjs

  • Marise

    Responder

    Valentina, obrigada por enviar a receita. Eu havia lhe pedido no Instagran.
    Devem ser muito bons pois com estes ingredientes não tem erro.
    Aproveite este resto de verão do seu jeito livre, leve e solto.
    Bjs mineiros para você.

    • valentinajacome

      Oi Marise, desculpe nao ter saido na segunda pois tive problemas com a resolução das fotos. Espero que vc goste dos biscoitos tanto quanto eu. Bj pra você também. 🙂

  • Renata Lampião

    Responder

    Tina, sanduichinhos de avelã e recheio de chocolate com frangelico falam por si. Posso chamá-los de Nirvana! Acompanhamento perfeito para o meu chá…

    • valentinajacome

      Re, quando fizemos no workshop usamos frangélico. Mas desde então os faço sem,então confesso que vou ter que fazer com o frangélico em breve para lembrar e comparar. 🙂 Vc vai gostar desta receita.

Leave a Comment

Rate this recipe: