Biscoitos de amêndoas e claras

8 Comments

[puregallery]Macaroons dão pano para as mangas. São vários tipos – os franceses, os ingleses, os americanos, os escoceses que levam coco ralado,os espanhóis, os da Repúbica Domenicana, os com coco.. Até canso de digitar.. Nunca vi uma palavrinha gerar tantas conexões diferentes. E tem gente que confunde macaroons com macarons, os parisienses. O macaroon original é bem semelhante ao amaretti italiano. E ao folhear uma das minhas revistas favoritas – Country Living, e me deparar com umas receitas festivas, logo resolvi marcar a receita destes macaroons italianos.
Ao ver as fotos na revista destes biscoitos de amêndoas e claras fiquei fascinada pelo simples fato de serem embrulhados como bombons. Eu sei, às vezes sou tão superficial. Só a imagem das embalagens já me trouxe ótimas memórias, e todas de por um sorriso nos lábios. Sonho de valsa é a primeira imagem de bombom que me vem a cabeça,envolta em uma embalagem atraente, e de me fazer salivar. Sou louca por sonho de valsa. Acho a embalagem bonita, e adoro abrir o papel. Gosto muito de me deparar com o bombom depois de ter me livrado da embalagem. É um prazer quase infantil.
Estes bombons se tornaram algo diferente do que a receita indicava. A culpa não foi da receita, mas minha mesmo pois ao invés de usar as claras de ovos grandes usei claras de ovos médios. E isso mudou a textura dos bicoitos. Ao invés da massa ficar meio mole, ela ficou bem firme. Apesar disto tudo gpstei muito dos biscoitos. Têm uma textura de mastigar, não crocante. Com um gostinho e cheiro de ameêndoas. Ótimos para se presentear. Queria ter usado papel de seda, dos bem bonitinhos. Mas não tinha, e usei guardanapo de papel para fazer o embrulho.
Eles são ótimos para servir para visitas de natal. Não esqueça do cafezinho. Ou de um licorzinho para acompanhar. Será que um recheiozinho de chocolate cae bem e dá um toque único? Ou é bom não mexer no tradicional?

A receita vai render uns 20/24 biscoitos. A receita é da revista Country Living que é publicada no Reino Unido. E a autoria da receita é da Alison Walker.

Ingredients:

Instructions:

Pre-aqueça o forno – 180oC, Forre as assadeiras e reserve.
Tire duas colheres de açúcar e reserve. Ponha o restante em uma vasilha com a farinha de amêndoa e farinha de trigo. Misture e reserve.
Coloque as claras em uma tigela limpa e bata as claras até chegarem ao ponto de neve, mas ainda macias. Não duras. Acrescente o extrato de amêndoas e raspa de limão e bata um pouco mais para misturar.Depois vá acrescentando a mistura com as farinhas aos poucos – uma colher de sopa por vez. Após acrescentar cada colher misture tudo delicadamente para incorporar os ingredientes. Ao terminar de acrescentar toda a mistura de farinha a massa deve ficar ainda um pouco mole, firme o suficiente para manter a foram. Deixe descansar por uns 10 minutos. Usando uma colher de chá faça montinhos da mistura nas assadeiras, com um espaço entre cada montinho. Salpique os montinhos com o açúcar reservado. Asse por uns 15 minutos até que as bordas fiquem douradas. Desligue o forno e deixe os biscoitos dentro por uns 5 minutos. Retire do forno e transfira para a grelha para acabar de esfriar.Sirva os macaroons individuais ou como um bombom de duas bandas.

8 Comments
  • Eliana

    Responder

    Fiz e amei! Super recomendo. Grata. Ahhhh, sao lindas as fotos….como dà gosto de ver uma mesa bonita…parabens!

    • valentinajacome

      Eliana querida, obrigada. Vc me fez feliz. Volte sempre. xx

  • Cristina

    Responder

    Valentina, os biscoitos ficaram lindos e para presentear é uma charme só!
    O blog ficou divino, adorei!!
    Uma linda quinta-feira para vc!!

    • valentinajacome

      Oi Cris, olha, vou fazer mais aqui na casa da minha mãe para dar de presente. Acho que realmente são bem charmosos e põe um sorriso no rosto de quem recebe. Um bom fim de semana para ti.

  • Gina

    Responder

    Valentina.
    Ficaram uns miminhos, lindos!!!!
    Os embrulhados estão uma gracinha para presentes de fim de ano.
    Como sempre medalha de ouro.
    Bom fim de semana e beijinhos da Gina

    • valentinajacome

      Gina querida, vc é sempre muito gentil e generosa com os seus comentários. Estes biscoitinhos tem realmente cara de presente. E não são comuns. Espero que teu fim de semana esteja sendo ótimo.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, que coisa mais linda! As fotos estão demais. Adorei os embrulhinhos dos biscoitos.

    • valentinajacome

      Estes bombonzinhos ficam bonitinhos, não é? Gostei também.

Leave a Comment