Biscoitos amanteigados de limão

11 Comments

Esta receita estava esperando ser postada desde o fim de semana. Finalmente ela vai ao ar. Agora tenho que passar umas dicas aqui. A receita original mandava que se usasse 3 claras. Fiz a minha receita na primeira vez e ao colocar as claras e começar a bater notei que estava muuuito aguada. Continuei a fazer a receita, mas sem fé. E infelizmente não deu certo. A massa ficou muito fina e os biscoitos ficaram completamente achatados. Um desastre. É claro eu não fiquei feliz. Muito pelo contrário. Mas tinha que fazê-la novamente, pois estava apaixonada pela quantidade de raspa de limão que era usada. Então esperei uns dias para que a fúria passasse e fiz os danados de novo. Desta vez resolvi que iria usar só duas claras de ovos médios. E foi perfeito. Não precisei da terceira. Olha que tenho imenso respeito pelo autor desta receita – Dan Lepard, mas 3 ovos não dá nem aqui nem na China. Agora uma outra dica que dou é que você coloque todos os ingredientes preparados ao seu lado. Uma vez que você comece a misturar tudo será uma viagem sem escalas. Estes biscoitos devem ser comidos frescos, no dia. Achei que perdem o seu charme no dia seguinte.

Na segunda vez em eu os fiz – e que deram certo, os assei ao voltar de um passeio numa espécie de parque perto daqui. Tinha ido para respirar um pouco de ar fresco e para checar quais as maravilhas que já haviam brotado. Sábado que vem estarei lá de novo. Sou enlouquecida pela primavera. Fico feliz só ao acordar. E dhttp://trembom.wordpress.com/wp-admin/post.php?action=edit&post=2430ivido aqui imagens que me fascinam.

Ingredientes:

  • 115g açúcar
  • Raspa de 2 limões sicilianos
  • 115g manteiga sem sal cortada  em cubinhos de 2 cm
  • 2 claras**
  • 115g farinha de trigo peneirada
  • ½ colher chá extrato de baunilha
  • 1 colher de sopa suco de limão
  • ¼ colher chá sal Maldon triturado
  • Manteiga para untar as assadeiras e farinha de trigo para polvilhar as mesmas

** a receita original pedia 3 claras

Preparo:

Unte e forre duas assadeiras. Reserve.

Coloque no processador o açúcar e as raspas de limão e processe por 30 segundos. Desligue e use uma espátula para raspar açúcar das laterais do processador. Ligue novamente e vá acrescentando a manteiga pela parte de cima do processador, e processe até atingir uma mistura cremosa. Sem desligar vá acrescentando as gemas, depois a farinha colocada pela abertura da tampa. Por fim acrescente o suco de limão, a baunilha e o sal e processe para integrar os ingredientes – a massa vai ficar um pouco grossa.

Transfira tudo para uma tigela e com uma colher de pau bata a mistura por um minuto. Cubra a tigela, coloque no canto menos quente da cozinha e deixe descansar por 20 minutos. Enquanto isso pré-aqueça o forno – 190oC. Use uma colher de chá para colocar as medidas de cada biscoito. Deixe um espaço razoável entre cada rodela, pois ao assar a massa se espalha bem. Leve a mistura ao forno para assar por 12 minutos. Os biscoitos ficam com as bordas tostadas e no centro fica dourado. O centro fica macio enquanto as bordas ficam crocantes. Transfira da assadeira para a grelha e deixe esfriar. Uma vez frio coma imediatamente ou guarde numa latinha ou tuperware.

11 Comments
  • Renata

    Responder

    Tina, seus biscoitinhos estão parecendo aqueles que vem nas latinhas. O sabor deve ser maravilhoso, bem delicado como o limão siciliano costuma ser.. Ótima receita!

    Beijos!

    • valentinajacome

      Renata, eless são bem delicados.

  • Nereime

    Responder

    Valentina, como é gostoso passar por aqui e encontrar essas belas fotos e uma receita mais especial que a outra.
    Preciso provar esses biscoitos.
    beijinhos

    • valentinajacome

      Nereime, vc é sempre gentil. Obrigada. Prove estes biscoitinhos pois são muito delicados.

  • Dani Etoile

    Responder

    Que fotos lindas! Seus biscoitos ficaram lindos, perfeitos…
    bj
    Dani

    • valentinajacome

      Obrigada Dani. Tem que ficar de olho neles no forno para que não passem do ponto.

  • Verena

    Responder

    Tina, eu sou apaixonada por cítricos e biscoitinhos de limão são realmente uma perdição! Ficaram lindos! Imagino o perfume na sua cozinha! Hummm!
    Um ótimo final de semana! Beijos!

    • valentinajacome

      Verena, tudo com limão é muito bom,né?!

  • Diulza Angelica dos Santos

    Responder

    Valentina, localizei seu blog, atraves From our houme to, por falar tanto de vc, resolvi cheretar, estou encantada com tudo que vi, foi um colirio para minha alma ainda mais hoje que as coisas não deram muito certo,já fui verificar na despensa para ver o que tenho para esta receita e tenho até o limão pois estava com bom preço eu comprei 3,não é facil encontrar o siciliano por aqui. eu vou fazer duas receitas. Esta e o de chocolate de farinha de amêndoas, depois digo se ficou bom. Beijos. Diu

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Tina, eu estava tão curiosa com esta receita, depois que você me contou que os biscoitinhos eram de limão. Que lindos! Adorei as fotos, também.

  • Akemi

    Responder

    Amiga, cookies e de limão ainda por cima? Que delícia! Quanto a refazer a receita, achei maravilhosa sua perseverança! Lindas as fotos, Val, como sempre inspiradoras! Beijos

Leave a Comment