Biscoito de Pistacho e Água de Rosas

0 Comment

Quando os biscoitos ficam prontos, ao abrir a porta do forno você sente o leve perfume da água de rosas. É algo bem sutil e poético. Esta receita tem cara de Irã.Não que eu já tenha ido ou saiba se fazem estes biscoitos por lá. Mas é que tenho um colega iraniano que nos contou que no Irã se tem muito pistache e que também se usa muito água de rosas.

Este biscoito não fica crocante por isso não fique achando que tem algo errado ao tirar a primeira mordida. Ele é macio.

Biscoito de Pistacho e Água de Rosas
 
Ingredientes
  • 125g de pistaches sem casca
  • 125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 115g de açúcar
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de água de rosas
  • 185g de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher de chá de fermento em pó peneirado
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo extra
  • *Coloque os pistaches numa tigela e cubra com água. Reserve por 30min. É muito importante que os pistaches sejam colocados de molho para que amoleçam um pouco e você possa cortar os biscoitos posteriormente.
Instruções
Preparo
  1. Coloque a manteiga e o açúcar numa tigela e bata bem até que a mistura fique bem clara – pelo menos 3 minutos. Acrescente o ovo e bata bem para incorporá-lo à mistura. Acrescente a água de rosas e misture até que a mistura fique bem macia. Escorra o pistache e acrescente-o à mistura, juntamente com a farinha de trigo e fermento. Misture até atingir consistência de massa.
  2. Peneire a farinha de trigo extra sobre o balcão da cozinha e jogue a massa em cima misturando um pouco. Vai ficar tudo bem melecado, não se desespere. Costumo colocar uma gota de azeite de amendoim nas mãos só para ajudar- mas é uma gotinha mesmo.Divida a massa em duas partes e, faça um rolinho e envolva cada um com plástico pvc. Se você envolver o rolo no plástico pvc com um papelão isto ajuda a dar forma na massa melhor. Leve à geladeira por uns 30 minutos.Não menos.
  3. Enquanto isso pre-aqueça o forno – 180oC. Após 30 min retire a massa da geladeira – um rolo por vez. Corte fatias de 5mm e espalhe-os em uma bandeja de forno revestida com papel manteiga. Deixe 2cm entre cada biscoito. Leve ao forno por 10-12 minutos, ou até que fiquem dourados. Tire do forno e deixe esfriar numa grelha. Rende aproximadamente 50 biscoitos.

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: