Biscoitinhos de Furinho com Chocolate e Amêndoas

0 Comment

Hoje cheguei em casa e resolvi que queria fazer algo gostoso e de visual bonito. Queria o belo na minha cozinha pois tem sido uma semana em que tenho estado muito cansada e tudo tem sido muito corrido. Folheando um dos livros de uma das minhas escritoras de culinária favoritas, a neo zelandesa Julie Le Clerc, me deparei com esta receita linda de biscoitinhos de chocolate e amêndoas. A foto fez com que a receita fosse escolhida.

Embora o título diga ‘chocolate e amêndoas’ resolvi fazer uns com avelãs e outros com castanha de cajú também. E escolher o favorito foi danado. Por isso fica a gosto. Na minha opinião, sem querer lhe influenciar, a combinação chocolate e avelã é difícil de bater. Porém confesso que as castanhas de cajú também deram um toque muito sutil e sem dúvida agradaram o meu paladar. Quando você morde o biscoito ele tem um sabor bem forte de chocolate ( o recheio do furinho também leva chocolate afinal de contas), e a consistência é meio mole e leve o que na minha opinião lhe dá delicadeza – uma delícia. Na minha opinião um dos meus biscoitos favoritos.

antes de irem ao forno

Biscoitinhos de Furinho com Chocolate e Amêndoas
 
Ingredientes
Ingredientes
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva (não use o extra virgem por favor)
  • 3 colheres de sopa de chocolate amargo de boa qualidade
  • 125g de manteiga em temperatura ambiente amaciada com a parte de trás de uma colher de pau
  • ½ xícara de açúcar
  • 1 ovo – gema e clara separadas
  • 1 xícara de farinha de trigo peneirada
  • ½ xícara (70g) de amêndoas moídas ( você pode substituir por outras nozes de sua preferência)
  • 100g de chocolate amargo de boa qualidade picado grosseiramente
  • 3 colheres de sopa de creme de leite misturado com o soro para que fique mais líquido
Instruções
Preparo
  1. Pre-aqueça o forno – 180oC. Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve.
  2. Numa cumbuquinha coloque o azeite e o chocolate e misture com uma colher até que uma pasta se forme. Ela é bem escura e amarga. Numa tigela coloque a manteiga e açúcar e bata bem até que fique cremosa. Acrescente a gema e bata mais. Depois acrescente a mistura de chocolate e óleo.Misture um pouco. Se estiver usando uma batedeira, desligue-a e acrescente a farinha de trigo. Misture bem com uma colher de pau. A mistura vai ficar grossa, você vai poder manusear esta massa com as mãos que ela não grudará.
  3. Numa outra cumbuquinha coloque as amêndoas moídas (usei 3 cumbuquinhas, pois também usei castanhas moídas e amêndoas). E numa outra cumbuquinha coloque a clara e bata bem com um garfo ou mini fue – ponto de espuma. Pegue a massa e faça um rolo com ela usando as mãos – utilize a parte mais fria da cozinha. Coloquei a minha no plástico PVC e enrolei. Isso me facilitou fazer um rolo uniforme. Não faça muita pressão para que a massa não esquente. Divida a massa em 20 pedaços. Faça uma bolinha com cada pedaço – lembre-se que a massa vai crescer no forno e escolha o tamanho da bolinha de acordo. Mergulhe a bolinha na clara e depois role na cumbuquinha com as amêndoas moídas (ou as castanhas ou mesmo avelãs). Coloque a bolinha na assadeira e com o polegar faça um furinho no centro. Repita o mesmo procedimento com todas as outras e não esqueça de deixar um espaço entre elas para que cresçam sem grudar umas nas outras.
  4. Retire do forno depois de aproximadamente12 minutos. Elas devem estar firmes, mas levemente macias. Sempre dou uma checada após 10 minutos e caso o buraquinho do centro tenha desaparecido quando a massa cresceu e assei eu faço o buraquinho de novo. Não retire a assadeira do forno para fazer isso, só dê uma puxadinha pra frente e mãos à obra. Retire e ponha numa grelha para secar quando prontos.
  5. Enquanto os biscoitinhos secam leve uma panela ao fogo com um pouquinho de água e ponha uma tigela de vidro sobre a panela com cuidado para que o fundo não toque na água. Ponha o chocolate e creme de leite e mexa até que o chocolate se derreta e você fique com uma mistura cremosa. Retire do fogo e preencha o centro dos biscoitinhos.

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: