Beterrabas Balsâmicas com Queijo Roquefort

0 Comment

Quando cozinhei as beterrabas para esta receita aqui

Este prato estava listado como ‘appetizer’ no livro de onde tirei a receita, Sunday Lunch do Gordon Ramsey. ‘Foi a fonte de muitas receitas que já fiz sendo as mais recentes esta receita e esta outra.

As beterrabas podem ser preparadas um dia antes e o prato é finalizado no dia, alguns minutos antes de ir à mesa. Um tacinha de vinho..Quando cozinho beterrabas os faço com as cascas e após o cozimento descasco pois a casca sai que é uma beleza. Nem se precisa usar faca ou nada. Com as mãos dá para tirar a pele fora. Gostaria de dizer que se não és muito fã de queijos fortes talvez seja melhor colocar só um pouco de roquefort. Achei que caiu muito bem com uma tacinha de vinho tinto.

600 de beterraba cozida e despelada ( por favor não as cozinhe excessivamente)

3-4 colheres de sopa de azeite de oliva

6-7 colheres de sopa de azeita balsâmico

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

150g de queijo Roquefort

1-2 colheres de chá de sementes de gergelim tostadas

Corte as beterrabas em pedaços médios (não devem ser pequenos). Se as beterrabas forem pequenas corte ao meio. Caso sejam das grandes dá pra cortar em quatro partes. Esquente o azeite de oliva numa frigideira e sauté as beterrabas por uns 2-3 minutos. Acrescente o vinagre balsâmico com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Misture um pouco para revestir a beterraba no ‘xarope’. Transfira para um prato/travessa, deixe esfriar. Cubra com papel alumínio ou plástico PVC e ponha na geladeira por umas 2 horas.

Pouco antes de servir retire as beterrabas da geladeira, jogue pedaços de roquefort por cima e as sementes de gergelim tostadas.

0 Comments

Leave a Comment