Beringelas & Tomates ou serdakh

2 Comments

Adoro berinjelas, e sempre me entusiasmo ao achar novas formas de prepará-las.  Gosto delas picadas em cubinho em um molho de tomate, grelhadas, recheadas, em lasagna, à parmegiana,  com carne picadinha.. Ainda não provei os doces de berinjela, e com certeza muitas outras formas de preparo. Então continuo de olhos abertos para leituras e conversas que  possam expandir o meu repertório. Poderia dizer que a minha motivação principal é o quesito nutricional, mas a verdade é que o sabor das berinjelas é o que mais me faz comprá-las e prepará-las. Sem sombra de duvidas o fato de conter cálcio, ferro, fósforo, além  de pequenas quantidades de vitamina A e B5 é um otimo beneficio.

Esta receita chamou minha atenção por usar as menores,  e inteiras. Com cabinho e tudo. Pode-se usar as grandes cortadas em tiras grossas, mas acho que não é a mesma coisa principalmente porque a casca serve como uma capa que envolve a polpa, e nesta receita isto é importante . O prato fica muito saboroso, com um molho reduzido e apurado. A ghee/manteiga clarificada é o segredo para o sabor final.  Pode ser feita com óleo vegetal também, e já o fiz; porem o sabor é diferente.

Já servi com um ovo de gema mole para um brunch de domingo. Se você gosta de berinjela, esta receita é pra você. A fonte é o livro Kaukasis da Olia Hercules. Se fizer, volta pra contar.

 

Berinjelas & Tomates
 
Serve duas pessoas como prato principal. Caso você queria servir como acompanhamento, rende para quatro
Ingredientes
  • 6 colheres de sopa de ghee
  • 10 dentes de alho (8 se os seus dentes de alho forem gorduchos) cortados grosseiramente;
  • 10 berinjelas pequenas, com um corte de cruz na 'bundinha' das berinjelas (o corte é raso - não parta a berinjela em quatro;
  • 6 tomates maduros de tamanho médio cortados ao meio no sentido do equador
  • pitada de açúcar se seus tomates não forem muito maduros
  • sal & pimenta-do-reino moída na hora
  • 200ml de caldo de frango ou de vegetais
Instruções
  1. Coloque duas colheres de sopa de ghee em uma frigideira em fogo médo/baixo para esquentar. Jogue os pedaços de alho na panela e fique mexendo até dourarem - não deixe queimar. Quando o alho estiver dourado retire da panela, transfira para um pratinho e reserve. Se tiver algum pedacinho queimado retire da panela.
  2. Coloque mais duas colheres de ghee na frigideira pra esquentar, e ponha as berinjelas para dourar. Nesta etapa o que se quer é dourar a berinjela igualmente, até a pele começar a enrugar. Vai ser por aproximadamente uns 10 min. Então retire-as da frigideira e ponha num prato com papel toalha. Reserve.
  3. Como anteriormente, coloque mais duas colheres de sopa de ghee pra esquentar na frigideira, e coloque os tomates com a parte cortada pra baixo e aumente o fogo. Se eu tenho tomates cereja dando sopa, os jogo inteiros. Os tomates devem cozinhar com a parte cortada voltada pra baixo o tempo todo. O que se quer é ver os tomates com uma cor e com a pele enrugada. Retire as peles dos tomates cortados, devolva o alho e berinjela pra panela, tempere com sal e pimenta-do-reino moída ( se precisar acresente também a pitada de açúcar) , jogue o caldo na panela, baixe o fogo pra médio e cozinhe por uns 15 min. O líquido vai reduzir pela metade. Retire do fogo e jogue ervas frescas picadas antes de servir. Coma a com pão ou arroz se preferir. Eu prefiro com o pão.

 

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

SaveSave

2 Comments
  • Renata Lampião

    Responder

    Querida, salivante este prato! Estou cruzando os dedos para achar dessas berinjelas pequeninas. Eis minha missão do momento, pois nem sempre é fácil tê-las por aqui. Obrigada por dividir essa preciosidade. Vou reservar o vegetable stock já, já. Ah, adorei saber que a fonte da receita é desse livro que tu já comentaste. Beijo

    • valentinajacome

      Querida Re, te conhecendo sei que adoraras este prato. É tão gostoso. Depois me conte o que achastes.

Leave a Comment

Rate this recipe: