Beringelas Recheadas

0 Comment

Muita gente tem receitas de beringelas recheadas, não é? É meio parecido com receita de pimentão recheado. Esta receita é de origem grega. Tirei de um livro lindo chamado ‘Falling Cloudberries’ cuja autora é Tessa Kiros. Desculpem mas não sei como se chama em português. A autora tem influência de várias culturas na sua vida incluindo a grega da qual se origina a receita. Adoro beringelas e vivo a caça de receitas novas. Esta foi um grande prazer. O fato de que as beringelas são fervidas antes de irem ao forno lhes dá um ar mais leve.

Na receita original há carne mas desta vez fiz sem, só com o queijo feta, que é um queijo de cabra de sabor contrastante com o da beringela. Fica uma delícia. Embora goste de carne também receitas como esta me fazem ver que carne nem sempre é necessário.

Beringelas Recheadas
 
Ingredientes
  • 8 colheres de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho amassados levemente com a parte lisa da faca
  • 750ml de molho passata de tomate ou equivalente
  • 4 beringelas médias e compridas lavadas
  • 1 salsão picado bem fininho
  • 1 colher de chá de páprica
  • 400g de carne moída
  • 80g de parmesão ralado
  • 150g de queijo feta em pedaços pequenos ou esfarelados
  • 4 colheres de sopa de salsinha picada
Instruções
Preparo
  1. Esquente 3 colheres de sopa de azeite numa frigideira com um dos dentes de alho. Quando o cheiro do alho começar a exalar coloque a passata e 250ml de água. Tempere com sal e pimenta e leve ao ponto de fervura. Abaixe a temperatura e deixe no fogo por aproximadamente 15 min ou até que o molho esteja cozido mas mantendo um pouco do líquido.
  2. Pre-aqueça o forno – 180oC e coloque uma panela com água e sal para ferver. Corte a ponta das beringelas e corte-as ao meio. Pegue uma colher e retire o recheio das beringelas. Coloque os recheios numa vasilha. Você ficará com as ‘carcaças’ das beringelas. A esta altura a água já vai estar fervendo. Ponha as beringelas na água quente por 10 min. As carcaças vão ficar macias mas as beringelas ainda vão manter o seu formato. Retire da água e escorra.
  3. Enquanto as beringelas estão fervendo pique o recheio delas e pique bem. Ponha o recheio das beringelas, a salsinha e páprica numa tigela e misture tudo. Pegue uma panela não muito e coloque o restante do azeite e alho. Acrescente a mistura das beringelas, salsinha e páprica e sauté tudo até que o recheio das beringelas fique cosido e levemente dourado. Acrescente a carne e continue a mexer para integrar bem a carne com o restante da mistura. Deixe cozinhar por 10-15 min até que a carne fique levemente dourada. Tempere com sal. Acrescente 250ml do molho de tomate, cozinhe por mais ou menos 3 minutos e retire do forno deixando esfriar um pouco. Acrescente o parmesão, o queijo feta e a salsinha. Se necessário ajuste o tempero. Remova o alho do molho de tomate restante.
  4. Tome uma forma refratária e coloque o molho de tomate no fundo da forma. Coloque as carcaças das beringelas na forma e espalhe o recheio igualmente entre elas. Regue levemente com azeite de oliva e leve-as ao forno por 30-45 minutos. Quando prontas retire-as do forno e reserve até que fiquem mornas.

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: