Beliscão de Goiabada

0 Comment

Biscoitinho danado de gostoso. Caso você goste de goiabada é difícil parar de comer os danadinhos. Tenho um grande amigo que é doido por beliscão. Às vezes a mãe manda uns sacos dos biscoitos feitos por uma senhora da vizinhança, Bairro São Domingos em São Paulo. Lembro-me de uma vez em que uma moça veio e fui a encarregada de passar o saco de beliscão para o meu amigo pois fui buscar a moça no aeroporto. Era um saco e tanto. Todos pequenininhos, delicados, deliciosos. Na entrega meu amigo abriu o saco e nos sentamos para comer uns cinco, que depois viraram 10, e mais, e mais. Um pecado. Aí entendi porque o saco era tão grande. Desde então vivo procurando uma receita para fazer pra ele. A amiga Renata Boechat me passou esta receita a baixo.

Gostei muito da massa para trabalhar. Ela fica entre massa de pão e biscoito a princípio. Misturei todos os ingredintes numa vasilha e só então joguei numa superfície para trabalhar. Como as quantidades estão todas perfeitas a massa dá ponto bem rapidinho. Dividi a massa em partes que deixei cobertas enquanto trabalhava. Assim não secava. A massa tem que ser aberta até ficar bem fina pois os biscoitinhos crescem bem no forno e você periga ficar com uns gordochutos e a goiabada se perde dentro.

As únicas alterações que fiz foram devido ao meu estilo de trabalhar com fermento fresco que peguei desde que fiz um curso de pães com Richard Bertinnet:
a)coloco a farinha de trigo numa tigela, num cantinho ponho o açúcar, em outro cantinho coloco a pitada de sal, e em outro canto coloco o fermento de pão fresco. Com uma colherzinha jogo farinha por cima do açúcar para cobrir, e faço o mesmo como sal. Com as mãos esfarelo o fermento fresco com a farinha de trigo até que se misturem.
b)pego a manteiga e corto em pedaços compridos para facilitar na hora de derreter, coloco tudo numa panelhinha tipo leiteira, derramo o leite por cima e levo ao fogo baixo mexendo o tempo todo. O objetivo é dissolver a manteiga no leite sem ferver. Quando a temperatura começar a esquentar mas você ainda conseguir colocar o seu dedo no leite, desligue o fogo e continue mexendo para que toda a manteiga se dissolva.A mistura fica morninha, bem leve.
c)misture à farinha e faça segundo as indicações abaixo.

Mas veja bem, isto é uma questão só de estilo. Escolha a forma de preparo que achar mais fácil.

Beliscão de goiabada

INGREDIENTES:

500 g de goiabada em pedacinhos
1 kg de farinha de trigo
50 g de fermento para pão
500 g de gordura vegetal
250 m de leite morno
4 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 clara batida a mão

MODO DE PREPARO:

1. Misturar a farinha, a gordura vegetal e o açúcar.
2. Dissolver o fermento com o leite morno e o sal.
3. Misturar tudo.
4. Esticar a massa e cortar com forminhas quadradas ou redondas.
5. Enrolar os pedacinhos de goiabada e fechar a massa com um pouco de clara. Assar em fôrma untada e polvilhada.

0 Comments

Leave a Comment