Batatas Hasselback

0 Comment

Peguei as receitas destas batatas num dos livros da Nigella Lawson. Estou convertida. A receita é bem simples. Parece batata sautée. O seu charme são os cortes. Fica parecendo que elas têm ‘pétalas’. É importante que você mantenha duas coisas em mente para o sucesso total da sua receita: 1) batatas de tamanho médio – nem pequenas de mais ou grandes demais; 2) tenha cuidado ao cortar as pétalas e não corte até o final. O truque que me foi ensinado foi de colocar a batata numa colher de pau – coloco a foto aqui
.

Desta forma o próprio formato da colher lhe impedirá de cortar uma rodela. Você tem que manter o formato da batata. A receita é só um pouquinho trabalhosa, mas não desanime. Ou tenha preguiça. Pense em como elas vão ficar lindas na tua mesa.

Você pode descascar as batatas se quiser, mas eu só as lavo bem e seco, mantendo a casca.

Batatas Hasselback
 
Ingredientes
  • 18 batatas médias ou 36 pequenas
  • 45g de manteiga
  • 5 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal grosso triturado
Instruções
  1. Pre-aqueça o forno.
  2. O tamanho das batatas que você usar vão determinar a temperatura do forno: a) se usar batatas médias ponha a temperatura de 210oC. (b) batatas menores ficam bem num forno de 200oC.
  3. Corte as batatas em pétalas de mais ou menos 3 mm. Já cortei as pétalas em espessura mais grossas e definitivamente prefiro as finas. O resultado final é mais interessante. E visualmente também fica mais bonitinho.
  4. Pegue uma assadeira ou travessa refratária, jogue as batatas dentro com as pétalas viradas pra baixo pra começar e ponha na boca do fogão, em fogo médio. Jogue a manteiga por cima e deixe derreter. Dê uma sacudida de vez em quando para pegar a manteiga. Vire as pétalas para cima e faça a mesma coisa. Salpique com o sal e leve ao forno. Mais uma vez o tempo no forno vai depender do tamanho das suas batatas. Será pelo menos de 40 minutos. Elas são um ótimo acompanhamento para peixes.

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: