Barrinhas de Tâmaras

0 Comment



Gosto muito de barrinhas. Já coloquei muitas outras aqui como nome de tijolinhos. São ótimas para um lanche rápido a tarde, para se guardar numa latinha e ‘beliscar’de vez em quando..ou para dar para a garotada quando os amigos aparecem para visitar.

Gosto muito desta receita em especial pois o cremoso das tâmaras cae super bem com a textura da massa. A receita original pedia farinha com fermento normal mas desta vez resolvi usar metade da medida de farinha integral. Também no caso da aveia, desta vez tinha uma mistura básica para musli e utilizei esta medida ao invés de só utilizar a aveia. É importante que as medidas da forma seja respeitadas pois o segredo é uma forma retangular e não muito funda. Caso contrário as barrinhas vão ficar muito grossas.

Barrinhas de Tâmaras
 
Ingredientes
  • 125g de manteiga e mais um pouco para untar a forma
  • 250g de tâmaras secas picadas
  • 125g de farinha de trigo com fermento
  • 125g de farinha de trigo integral com fermento
  • 250g de açúcar integral
  • 2 colheres de sopa de aveia
  • ½ colher de chá de canela em pó
  • 1 ovo batido levemente
Instruções
Preparo
  1. Pre-aqueça o forno em temperatura de 180oC. Unte uma forma retangular de 17.5cm x 27 cm x 4 cm.
  2. Coloque as tâmaras picadas numa vasilha e jogue 6 colheres de sopa de água fervendo por cima. Deixe por 5 minutos para amaciar. Depois do tempo estipulado ponha tudo no liquidificador e bata até ficar com uma polpa. Reserve.
  3. Peneire a farinha de trigo e o açúcar numa tigela grande. Pese os ingredientes primeiro e peneire só uma vez pesados. Coloque a manteiga cortada em pedaços na tigela com a farinha e açúcar e com a ponta dos dedos trabalhe a manteiga até adquirir consistência de farofa.
  4. Coloque a metade desta mistura numa tigela menor e ponha a aveia junto, dando uma leve misturada. A outra metade receberá a canela e ovo. Misture bem até ficar com uma massa úmida. Unte a ponta dos dedos e espalhe esta mistura igualmente pelo fundo da forma, apertando bem para que fique tudo bem amassadinho.
  5. Pegue a polpa de tâmaras e espalhe de forma homogênea sobre a mistura já na forma. E por último espalhe a mistura com a aveia por cima.
  6. Leve ao forno por 20-25 minutos, até que a parte de cima fique dourada. Retire e deixe esfriar na forma antes de cortar em barrinhas.

0 Comments

Leave a Comment

Rate this recipe: