Barra de chocolate com rosas/violetas, figos, pistaches e muito charme

25 Comments

Este não é bem o meu terreno, mais o terreno da Si. Mas amei tanto esta receita que resolvi dividi-la aqui. Vocês devem estar se perguntando cadê as rosas. Desta vez não tinha rosas cristalizadas em casa. Então dei uma variada e usei umas violetas cristalizadas que tinha, e piquei um pouco com a faca. Elas dão crocância ao chocolate.

Os figos também não usei desta vez, pois precisava muito acabar de usar umas ameixas secas – não daquelas que compramos comumente, mas umas ameixas vermelhas escuras – bom, ficam assim ao secar. Na verdade você pode variar com quais frutas secas você tenha em casa. Já os pistaches, tanto quanto no fator cor, mas também sabor, eles dão um toque especial. Ao cortar as fatias de chocolate parece que nos deparamos com pedaços de esmeraldas, verdes, lindas!Caso você vá fazer para poucas pessoas recomendo fazer só metade da receita. A barra tem sabor pronunciado de chocolate, portando se você gosta de coisas muito doces talvez deva se aproximar desta receita com cuidado.

Ingredientes:

350g de chocolate amargo de boa qualidade – 70%

200 ml creme de leite fresco

1 colher sopa de açúcar

1 colher sopa de água de rosas

5g de violetas cristalizadas ou pétalas de rosas cristalizadas

250g de pistaches em pedaços

7 figos secos picados

Preparo:

Unte e forre uma forma média de bolo inglês. Ponha água numa panela e ponha uma vasilha por cima com o chocolate, creme de leite, açúcar e água de rosas. Mexa de vez em quando até que o chocolate esteja todo derretido e misturado com os outros ingredientes. Numa outra vasilha coloque os pistaches picados, as violetas/rosas cristalizadas picadas e os figos. Jogue a mistura do chocolate por cima e misture tudo. Transfira para a forma, com uma espátula nivele bem a mistura, use plástico PVC para cobrir tudo e leve à geladeira para esfriar e firmar. Retire um pouco antes de servir e corte em pedaços. Passe a faca na água quente antes de cortar, pois ajuda a faca a deslizar bem ao cortar o chocolate.

Fonte: Alastair Handy

25 Comments

Leave a Comment