Barquetas de batatas recheadas ao forno

0 Comment

Com o outono chega a Bonfire Night. Começo de novembro. Tem fogueira para tudo que é lado, as pessoas se reúnem em parques locais em que vai ter fogueirão, as que moram em casonas fazem as suas – mais o povo que mora no interior como eu ( não como eu no quesito casa grande pois a minha não é). O céu fica um espetáculo em partes com fogos de artifícios. Em algumas cidadezinhas e vilas têm a maior festança. Enfim, e então se começa a falar muito em comida pra bonfire night. Basicamente alimentos que ajudem a manter a temperatura do corpo alta pois ao ar livre fica meio danadinho já que já é outono. Não vou fazer nenhuma fogueira aqui em casa, mas andei pensando em reunir alguns poucos amigos para papearmos. Com a desculpa de fazer ensaio de menu resolvi testar estas batatas – que viraram almoço da semana.

A receita não é nada complicada, só demora um pouco porque as batatas têm que ir ao forno por aproximadamente uma hora. Mas enquanto elas estão assando você prepara o recheio e depois é só montar as barquinhas, como eu as chamo. Batatas são sempre favoritas, né?!? E por aqui não se vive sem batata. Morro de rir. No Brasil é arroz e aqui são as spuds. As quantidades deixo para cada um decidir a sua pois vai depender do tamanho das batatas. Só listo os ingredientes.

Para umas 8 batatas médias:

  • Manteiga – usei no olhômetro
  • Alho porró – 2 grandes
  • 1 dente de alho bem gordinho picadinho
  • Cebolinha picadinha – umas 4
  • Creme de leite
  • Requeijão/cream cheese
  • Mostarda Dijon ou em grão
  • Queijo ralado – cheddar ou parmesão

Pre- aqueça o forno – 180oC.

Lave bem as batatas com casca e tudo, faça furos com o garfo e leve ao forno por aproximadamente uma hora.

Enquanto as batatas estão assando lave e corte o alho porró em rodelas bem finas. Ponha uma panela no fogo, derreta manteiga e refogue o alho porró. Quando ele estiver começando a amaciar jogue o alho e cebolinha e mexa mais por uns 2 minutos. Tempere.e reserve.

Quando as batatas estiverem macias (porém firmes), retire-as do forno. Corte-as ao meio, pegue uma tigela e raspe o recheio com um garfo jogando tudo na tigela – raspe sem fazer furo na casca da batata. Você tem que mantê-las intactas. Pegue o recheio das batatas e amasse bem com um garfo. Acrescente manteiga e vá amassando mais. Ponha um pouco de requeijão para que a batata vá ficando macia porém não demais pois você ainda vai colocar creme de leite. Deixo as medidas à disposição pois não medi as minhas, fui só observando a consistência.. Coloque a mostarda e amasse mais. Você vai se surpreender com o toque que a mostarda vai dar. Você pode misturar um pouco do queijo ralado com a batata – prefiro jogar o meu por cima. Prove e ajuste o sal se achar necessário. Preencha as cascas com esta mistura. Gosto de colocar um pouco com a colher e uso as mãos para empurrar bem o recheio – você lavando as mãos antes não tem o menor problema. Salpique com o queijo por cima e leve ao forno para derreter o queijo. Cuidado para não acabar com o recheio antes de terminar de rechear as batatas.

0 Comments

Leave a Comment