barazek, biscoitos de gergelim e pistache

7 Comments

Biscoitinhos duas faces. Delícioso, vão super bem com um cafezinho. Não são muito doces e do tipo que se desmancha na boca. Você pode fazer a massa num dia a noite, deixar na geladeira e assar pela manhã. Só cubra a massa com plástico PVC. Além de tudo tem um visual charmoso, afinal também se come com os olhos, não é?!

Segundo o meu livro, aquele que não largo ( o Saha) , estes biscoitinhos são bem populares no Líbano e Síria, e as donas de casa os compram a quilo. Faça pois vai gostar muito.

Na receita original se pede 40g de ‘light brown sugar’ o que acho que não se tem no Brasil.Sugiro que você use açúcar normal. Acho que o açúcar mascavo ficará muito pesado e os biscoitinhos não se desmancharão.

40g de açúcar ( ou light brown sugar se tiver )

45g de açúcar de confeiteiro

150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente, bem macia

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 ovo

200g de farinha de trigo com 1 ½ colher de chá de fermento para bolo ( ou 200g de farinha de trigo já com fermento)

50g de pistache picados

60g de sementes de gergelim, levemente tostadas

Assadeira forrada de papel manteiga

Ponha os dois tipos de açúcar e a manteiga numa batedeira e bata bem até que a mistura fique bem cremosa. Acrescente a baunilha e o ovo e bata para misturar. Acrescente a farinha utilizando uma colher de metal. Pode parecer que a mistura não vai ficar homogênea mais bote fé. Ponha a mistura pronta numa vasilha e leve à geladeira por 30 minutos pois ela fica mole e precisa endurecer um pouco. Enquanto isso prepare a semente de gergelim: coloque tudo numa frigideira e dê uma leve tostada. Transfira para um pratinho. Ponha o pistache num outro pratinho. Retire a massa da geladeira e faça bolinhas com ela. Pegue cada bolinha e dê uma amassada, ponha um lado no pratinho com a semente de gergelim, e o outro lado no pratinho com o pistache.Ponha a bola achatada numa forma forrada com papel manteiga e vá repetindo isso até que todas as bolinhas estejam prontas. Deixe 5 centimetros entre cada biscoito pois se espalham ao assar. Retire do fogo depois de 12 minutos, quando devem estar douradinhos.

Deve render uns 25 biscoitinhos.

7 Comments
  • valentina

    Responder

    Pat, confesso que nem imaginava o que esperar ao preparar os biscoitinhos. e o resultado foi uma ótima surpresa.Ju, já ri de ti. To vendo se faco umas outras coisas por uns dois dias. Bia, então vais gostar destes, viu?!/Clarice, sei bem o que é isso. Esta lista é um pecado.Todas nós temos uma,ne?!?Cris, no ritmo que ando vou fazer com certeza.

  • Cris

    Responder

    Valentina, que lindos… pode fazer o livro todo que vamos amar. Bjs

  • Akemi

    Responder

    Xiiii aumentou a lista de novo! rsss

  • bia

    Responder

    hmmm, adoro biscoito com gergelim !

  • Juliana

    Responder

    que delicia, valentina! ate eu ja estou meio viciada nesse teu livro! 😉

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, certamente comemos com os olhos – fiquei hipnotizada com os teus biscoitinhos, são lindos!Deve ter uma boa mastigância (como diz a Clarice), não? Pistache e sementinhas pra fazer croc-croc. 😉

Leave a Comment