Aveia com Mirtilos

11 Comments

Ando gripada. Tudo começou com uma terrível dor de garganta na sexta feira. A garganta doía tanto que não comi nada o dia inteiro pois nem tive fome. Já hoje acordei pronta para comer algo. Pus a cabeça para fora e vi que o céu estava bem azul e o ar bem gelado. Dia típico de inverno. Resolvi fazer algo com aveia. Amo aveia e não a consumo somente no inverno, entretanto acho que inverno é a estação perfeita pois os pratos com aveia são sempre quentes. Lembrei-me então de uma receita que vi no New York Times, de aveia com mirtilos. Usei mirtilos congelados. E a preparei  com o maior zelo. Foi uma ótima forma de forrar o estômago após um dia com ele vazio.

Se pensar em omitir o sal, recomendo que você só o reduza. A sua presença dá um bom balanço. Gosto do fato de que não usar açúcar, pois a mistura fica só com a quantidade certa de doce. O resultado final é muito saboroso. E já estou pensando em usar leite de coco na próxima vez para ver como fica. As variações são infinitas.

Ingredientes:

  • 1 1/3 xícara de água
  • 1/8 colher chá sal
  • ¼ colher chá canela em pó
  • 2 colheres chá bem cheias de mel
  • 2/3 xicaras de aveia
  • 1/3 xícaras de mirtilos
  • ½ colher chá raspa de laranja
  • ½ xícara de leite

Preparo:

Coloque a água numa panela leve ao ponto de fervura. Assim que ferver coloque o sal, canela, aveia e mel. Mexa para integrar os ingredientes, e deixe cozinhar em fogo médio por uns 5 minutos, sem tampa. Acrescente o leite, mirtilos e as raspas de laranja. Cozinhe em fogo baixo por mais uns 5 minutos, até engrossar e os mirtilos estourarem. Retire do fogo, cubra e deixe esfriar um pouco antes de servir. Coloquei um pouco de mel por cima antes de servir.

**Como não gosto da mistura muito grossa, desliguei o fogo enquanto a mistura estava ainda um pouco líquida e os mirtilos ainda inteiros. Estourei os meus mirtilos enquanto comia e a aveia engrossou um pouco mais enquanto esfriava

11 Comments
  • laila

    Responder

    …já estejas bem!

  • laila

    Responder

    com tamanho cuidado pra essa delicviosa refeicao, seucorpo nao se importará em ficar uns dias a mais gripados…ahaha bjos querida e espero q

  • Ana

    Responder

    Tocou no meu ponto fraco agora, eu amo aveia! Adoro, amo, adoro, amo, eh a comida mais comforting q ha p/ mim! (inclusive meu last post no blog tbem tem uma tijelona de aveia na foto!)
    Eu faco a minha com agua e coloco leite no final, tbem nao gosto q fique muito grude, e sempre engrossa conforme esfria ne Valentina?
    Ja experimentou colocar bananas? Fica gostoso tbem cozinhar a banana junto com a aveia e o leite.
    Eu amo aveia, como basicamente todos os dias, eh bom demais!!
    Beijos!
    Ana

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Mesmo com o calor que está aqui seria uma delícia esse pratinho no café da manhã, Tina. Fique boa logo, querida!

  • Claudia

    Responder

    Oi,Valentina, que saudades! Lindos os seus posts, este de inverno e o outro do lago. Ando sem vontade de postar nestes últimos meses, mas visitar-lhe sempre é revigorante! Ver suas fotos e suas receitinhas com tanto esmero dá gosto experimentar coisas novas. Nunca na minha vida vi ruibarbo aqui no Brasil! bjs

  • Angélica Padovani

    Responder

    Oi Valentina,
    Acho que hoje é dia de cisnes. Sigo seu blog já faz algum tempo e adoro. Outro dia fiz os scones de abóbora e o que sobrou de puré aproveitei ontem para uma tortilla de abobrinha com o puré de abóbora sobrante e ficou 10.
    Mas te escrevo agora porque achei engraçado uma coincidência. Eu tinha acabado de colocar um posto no meu blog e chega o seu post.
    Assim que compartilho com você essa divertida coincidência. http://hanselygretel.wordpress.com/2010/01/31/de-las-noticias/
    Obrigada pelas receitas deliciosas que você compartilha com a gente.
    Um abraço

  • Gina

    Responder

    Tina,
    Fiquei aqui pensando que outras frutas poderiam substituir os mirtilos, mas me contento em provar até mesmo sem fruta. Sou a maior consumidora de aveia da casa, todos os dias, em forma de flocos e de farelo.
    Melhoras!

  • marina mott

    Responder

    Parece bom..acho que o azedinho dos mitilos com o docinho do mel podem combinar mesmo muito bem!

  • argas

    Responder

    Nunca provei, mas imagino que adore!! Que aspecto excelente! bjinho

  • Richie

    Responder

    Oi Valentina!

    Eu não sou muito fã de mirtilos não, mas tenho que admitir: a foto me deixou com água na boca!

    Bjo e melhoras! 😀

Leave a Comment