Aspargos, camarão e ervilhas

3 Comments

camarao e aspargos com ervilhas-2Lembro de um ano em que tive que ir dar curso em Cingapura bem no início da primavera Passei uma três semanas por lá e fiquei bem triste por estar perdendo a primavera. Quando o inverno dura um tempão  o advento da primavera é como um sopro de vida. Ar fresco, cores, começando com a explosão de verde. É uma bem vinda mudada dos alimentos do inverno. A gente sai debaixo da terra e deixa os tubérculos de lado, e passa a colher e comer tudo que fica pendurado, tudo que dá as caras com segurança. Prometo que esta é a última receita de aspargos que posto. As várias outras feitas não aparecerão por aqui. Incluíndo umas que peguei no Chucrute e fiz – aspargos com gengibre, salada de erva doce, aspargos e rabanetes, panzanella de aspargos….Vou parar por aqui.

camarao e aspargos com ervilhas-5Esta receita foi originalmente feita com noodles, mas eu queria algo sem os noodles. Você pode colocá-los na sua salada  se preferir. O molho que fiz sobrou um pouco e guardei na geladeira e usei em outras saladas. Se você não tiver ervilhas ou não gostar delas, use vagens. São uma adição maravilhosa. Cozinhe-as só ao dente. Ótima entrada, leve, caí bem com uma tacinha de vinho branco em dia ensolarado. Para mim foi um prato que me deixou feliz. Feliz pelas cores, sabores, por ser um prato que não requer muito preparo. Fica pronto bem rapidinho.

camarao e aspargos com ervilhas-3Perdão por ter demorado a postar esta semana, mas estive ocupada toda noite. Ai fica difícil. Mas estou tentando me atualizar nas potagens dos blogs amigos, e não só ler como comentar. Ler a gente até faz, mas os comentários nem sempre são feitos. E vocês, como tem sido a semana? Espero que ótima, que vocês tenham tido boas refeições, e momentos de descobertas gastronômicas. E obrigada por visitar, e por ler minhas histórias. Este blog foi criado para dividir minhas aventuras.

camarao e aspargos com ervilhas-6

Ingredients:

Instructions:

Preparo da salada:

Coloque o açúcar mascavo,  suco de limão tahiti, molho de peixe tailandês, alho, pimenta e óleo em uma tigela, ou povinho com tampa e misture bem. Se você usar um povinho com tampa dê uma boa chacoalhada. Prove e se estiver satisfeito, reserve. Caso ache que é necessário ajustar ingredientes, o faça o mais rápido possível.

Apare as pontas duras dos aspargos – normalmente faço isso só dobrando o aspargo para um lado e segurando na ponta do aspargos – costuma quebrar aonde está está duro. Escolha o método com que você se sente mais confortável. Cozinhe os aspargos por 3 minutos em água fervendo. Ao retirá-los do fogo jogue em uma vasilha com água gelada para que os aspargos parem de cozinhar. Escorra após um minuto e escorra.

As ervilhas usei cruas pois não há nada como sabor de ervilha fresca.

Limpe o camarão, não se esquecendo de tirar aquelas veias que ficam nas costas dele.  Cozinhe-os de forma simples – escolhi fazê-los na frigideira com sal. Somente.

Monte a salada nos pratos diretamente, sem se esquecer da hortelã e do coentro pois eles acrescentam um sabor refrescante.  Coloque o molho por cima na hora de servir. Se você tiver escolhido usar noodles eles devem ir ao prato na hora de montar.

 

3 Comments
  • Cucchiao pieno

    Responder

    Adorei o teu “passa a colher e comer tudo que fica pendurado” – hehehehe!
    Amo a primavera e suas frutas e verduras e não me importaria se você continuasse a postar mais receitas com aspargos, pois eu gosto muuuuuuito!
    Não como camarão, mas achei a tua receita muito interessante.
    Mil bjos
    Léia

    • valentinajacome

      Léia querida, vc fica me dando corda….olha que posto mas… Vc pode fazer esta receita sem o camarão, dando uma adaptada.

      • Cucchiao pieno

        kkkkkkk!
        Também acho que a receita na versão vegetariana também vai ficar nota mil!
        Bjos

Leave a Comment