Arroz doce bom chocolate branco e banana

4 Comments

O inverno está meio fajuto. Quando viajei antes do natal estava bem frio e se não me engano até nevou um pouco. Voltei de férias e a temperatura estava bem mais alta, a cima de 10 graus. Fiquei desapontada pois gosto de inverno que honra o nome. Frio de verdade. Inverno que nos faz vestir de acordo com a baixa temperatura, que nos faz comer com a estação – nada de morangos no meio do inverno, ou cerejas. No inverno precisamos de comidas que esquentam e acalentam o nosso corpo e alma. O forno funciona mais nesta época do ano pois se prepara muitos alimentos que necessitam de grande cozimento. Cozidos, legumes que são assados para realçar seu sabor, açúcar se transforma  em magia…
arroz doce com banna-6
Pratos de arroz doce tem todas as credenciais para fazerem parte do repertório de inverno. Quase toda parte do mundo tem a sua marca: tem os que se faz no forno e que são servidos com geléia, os que se faz no fogão e que levam leite de coco, os com arroz negro e um toque asiático, os que levam água de rosas, os que carregam o nosso toque pessoal, os que carregam a história da nossa vida como as receitas da vovó, ou da mamãe.. Neste inverno tenho feito muita coisa com chocolate,  e neste espírito tenho recriado uma receita que vi em uma revista de receita australiana, a Gourmet Traveller.
arroz doce com banna-4
O excesso de bananas bem maduras na minha cozinha costumam ser as propulsoras de execução de receitas ótimas. Recentemente compartilhei aqui um brownie com banana e manteiga de amendoim. E este arroz doce é do time de boas receitas. A quantidade de chocolate branca é somente o suficiente para dar um leve toque adocicado, e não camufla o sabor da banana. A cada colherada se sente bem o sabor da fruta, que é como um néctar após ser submetida a altas temperaturas. Comi a minha parte debaixo de um cobertor na sala gelada, assistindo um filme. E uma mug de chá do lado para acabar de esquentar a alma.
arroz doce com banna-5

Receita da Australian Gourmet Traveler, agosto 2012.

Ingredients:

Instructions:

Separe todos os ingredientes antes de começar a preparar. Pre-aqueça o forno – 180oC. Coloque o leite em uma panela seguido das sementes de baunilha e vagem. Leve ao fogo médio até atingir o ponto de fervura. Desligue o fogo, jogue o açúcar dentro e mexa. Retire a vagem da baunilha e reserve – você pode usá-la para colocar no açúcar. Divida a banana picada e chocolate branco entre os ramekins que vai usar. Depois divida o arroz entre os ramekins, seguidos da mistura do leite.Na receita original o arroz é misturado ao leite, mas achei muito difícial dividir a mistura igualmente pelos ramekins na primeira vez que fiz – recomendo que a menos que voceê vaá utilizar somente uma travessa no forno, divida o arroz pelos ramekins e depois derrame o leite por cima. Rale noz moscada por cima e leve ao forno por aproximadamente 1 hora ou um pouco mais. O arroz vai ficar macio e uma crosta dourada se formará por cima.

4 Comments
  • Ameixinha

    Responder

    Gosto muito de arroz doce e este é bem diferente 🙂 Aqui o Inverno tem sido bem rigoroso.

  • Cristina

    Responder

    Olá Valentina, fiquei afastada do blog por algum tempo e deixei de fazer minhas visitas.Tenho voltado aos poucos e não podia deixar de vir aqui…fiquei encantada com as receitas lindas e deliciosas que estavam a minha espera, esse arroz doce está maravilhoso!
    Tenha um feliz 2013!

  • Surley

    Responder

    Parece delicioso~Vou experimentar!!!!!

  • Susana Antunes

    Responder

    Eu adoro arroz… seja ele de qualquer maneira…
    Este está fantástico… e imagino o seu sabor…
    Perfeito…
    Obrigado por partilhares…
    Beijinhos e boa semana…

Leave a Comment