Amanteigados de castanha-de-cajú

17 Comments

Biscoitos. Nesta minha viagem ao Brasil finalmente me encontrei com a queridíssima Renata Lampião, colega desde os tempos do Cybercook. E Renata me presenteou com uma edição da revista Menu em que há um artigo sobre biscoitos. O artigo é de autoria de Lucia Helena Soares de Lima, chef-pâtissière. A Lucia nos conta que o biscoito, que ocupa lugar de destaque na nossa mesa brasileira, mudou um pouco suas características ao passar de sua vivência em nosso país. Com o passar do tempo passou a adquirir características próprias, ganhando ingredientes da terra com mandioca, milho, polvilho etc Nesta receita se reúne o amanteigado dos biscoitos ingleses com a castanha de caju, ingrediente bem nosso.

Estes aqui são biscoitinhos muito gostosos, daqueles que acompanham um café sem timidez. Estou querendo fazer esta receita novamente, porém com menor quantidade de farinha de trigo e mais quantidade de castanha de caju. Acho que talvez assim consiga elevá-la a um nível mais alto, algo em que a castanha de caju terá papel principal único. E já estou pensando nas inúmeras possibilidades que a receita nos proporciona. E isso é o fascinante da cozinha. Um imenso laboratório.

Duas coisas mais: quanto à espessura recomendo que eles sejam mais para o grosso do que para o fino. E a mistura açúcar e canela, bem, não dei medidas exatas pois fiz a olho. Só lhes peço que por mais que amem canela, peguem leve na quantidade misturada ao açúcar caso contrário a sabor da canela será muito forte para a castanha de caju.

A todos vocês que visitam o Trembom regularmente, desculpe pela ausência. O tempo mais uma vez tem se tornado escasso.

Ingredientes para os biscoitos:

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

50g açúcar mascavo passado pela peneira

1 ovo levemente batido

100g farinha de castanha-de-cajú – ou bata a castanha de caju no processador até ficar com a textura desejada

220g farinha de trigo

1 pitada de sal

1 colher chá cheia de fermento de bolo

Manteiga e farinha de trigo para untar

Ingredientes para finalizar:

Açúcar de confeiteiro

Canela em pó

Preparo dos biscoitos:

Pre-aqueça o forno – 180oC. Unte e polvilhe uma forma de biscoito e reserve.

Bata a manteiga e o açúcar numa batedeira até que a mistura fique cremosa, de cor clara. Só então acrescente o ovo, aos poucos. Caso a mistura fique um pouco separada, com cara de talhada, salpique um pouquinho da farinha de trigo e continue batendo. A mistura ficará homogênea. Acrescente a castanha de caju e use uma colher de pau para misturar tudo. Depois acrescente a mistura com farinha de trigo, sal e fermento em 3 vezes. Gosto de dar uma misturada com a colher de pau a princípio, mas assim que toda a mistura da farinha é incorporada gosto de usar as mãos para dar a misturada final.

Divida a massa em duas partes, faça uns círculos, revista-os com plástico PVC e dê uma leve achatadinha. Use um rolo para abrir a massa(sempre com o plástico PVC como intermediário) e corte-a com o cortador de sua preferência. Arrume tudo numa assadeira e asse por uns 12 minutos aproximadamente. Dependendo do seu forno pode ser que eles fiquem prontos em 10 minutos portanto fique de olho. Retire do forno e transfira-os para uma assadeira . Misture o açúcar e a canela e vá jogando os biscoitos na mistura para revestí-los.

orquídeas da minha mãe

 

Fonte: Revista Menu

17 Comments
  • Maria Beatrix

    Responder

    A propósito, qual o nº da revista Menu que vc citou?

  • Maria Beatrix

    Responder

    Oi, Valentina.Gosteimuito dessa receita de biscoito e, assim como a Verena, aí em cima, também pensei em testá-los com castanha do Pará. Acredito que ficarão especiais. Fiquei Curiosa em relação ao tal bolo de caqui que a Ana Carolina falou. Abraços

  • Verena

    Responder

    Val,
    estava com saudades das suas delícias, esse biscoito parece daqueles de comer de olhos fechados! Hummmm! E com castanha do Pará, devem ficar ótimos!
    As orquídeas são lindas!!!!
    Já está de volta em casa?
    Um abraço!
    Verena

  • Anonymous

    Responder

    Oi Valentina, meu nome é Ana Carolina. Sou vizinha dos seus pais. Sua mãe trouxe aqui em casa, no sábado, um bolo de caqui feito por você. Aqui em casa todos amaram o seu bolo. Estava uma louuuucura!!! Conheci o seu blog e tô doida pra fazer uma receita sua. Só tem um porém: Não tenho balança!!! ahahahahahah
    Por favor, não deixe de postar a receita deste bolo. Ah, e não se esqueça da cobertura.
    Beijos e parabéns pelo blog e pelo bolo de caqui.

  • angela

    Responder

    ficaram tão lindos!

  • Cláudia

    Responder

    Maravilhosos, gosto de ver ingredientes brasileiros atravessando fronteiras. E castanhas de caju são deliciosas com canela.bjs e bom retorno!

  • Letrícia

    Responder

    Que lindos, Valentina. Tenho dois pacotes de castanhas-de-caju no freezer esperando um bom destino. Este me pareceu uma excelente pedida 🙂Beijos e boa semana!

  • Ana

    Responder

    Que bom ter noticias suas Valentina, e que cookies lindinhos esses!Eu tbme estou ausente do blog, realmente tem epocas q nao sobra tempo… ainda nao postei esse ano mas dessa semana nao passa, acho q a loucura do servico ja passou!Beijos!Ana

  • Andrea Dohashi

    Responder

    Que maravilha Tina, parecem tão fofinhos….Vontade de dar uma mordiscada, rsbeijos

  • Gina

    Responder

    Biscoitos com castanhas de caju são ótimos e esses ficaram com uma carinha linda!Tina, Boa Páscoa!

  • Gourmandise

    Responder

    Esteve no Brasil? Veio aproveitar uns dias de calor para descansar, né?bjo

  • grazi

    Responder

    parecem ser maravilhosos!!!!Feliz Páscoa!

  • amor e sabores

    Responder

    Biscoitinhos deliciosos, gostei da sugestão.E eu que gosto imenso de caju..Beijinhos e votos de uma Páscoa Feliz

  • Magia na Cozinha

    Responder

    Imagino que sejam deliciosos, especialmente com um chá ou café.Aqui nos EUA encontro a castanha de caju, mas é bem carinha.Linda as orquídeas. Adoro!Bjs e Feliz Páscoa! 🙂

  • ameixa seca

    Responder

    Deliciosos para acompanhar um chá 🙂

  • Téia

    Responder

    Que lindos querida, me parecem maravilhosos e com canela tudo fica especial. Olha, ainda quero te ver, quando estiver mais tranquila e puder me liga. Bj grande.

  • Silvinha

    Responder

    Biscoitos com castanha de caju são deliciosos!Que bom que vc voltou :o)Beijo!

Leave a Comment