Almofadinhas de Morango

19 Comments

Às vezes a curiosidade me corrói. Me deparo com uma receita e não sossego enquanto não a faço. E algumas vezes a satisfação que a receita me dá é tão grande que a faço várias vezes.
Esta receita já fiz umas três vezes. Não que ela seja destas receitas de fazer o chão tremer, mas ela é charmosa. São mini, mini bolinhos que parecem biscoitos. E o recheio de morango com creme os faz úmidos e bem saborosos. O recheio pode ser preparado um dia antes de fazer os biscoitinhos e pode ser guardado na geladeira até a hora de usar.

Os bicoitos ficam prontos bem rápidinho, tanto o preparo da massa quanto o tempo no forno. Isto os faz bem práticos. O mais demorado é o bater da manteiga com o açúcar pois ela será responsável pela textura dos biscoitos. Não encurte caminho aqui.
As forminhas que usei foram umas que aqui se chamam de bun trays– clique no nome para ver a foto. Agor a fiquei pensando no Brasil e acho que umas forminhas pequenas de empadas servem. O fundo só tem que ser levemente arredondado. Não ponha mais que uma colher de chá da massa pois senão os biscoitos ficam um pouco grandinhos. Sei pois foi o que fiz desta última vez. Os preferi menores, mais delicados. No tamanho pequeno se pode colocar mais do recheio. E a mordida não fica assim desajeitada pelo biscoitinho ser muito grande.


E não tem foto de viagem hoje. Já explico: tive dificuldade em selecionar às fotos para o post. Parece desculpa esfarrapada, né? Mas é verdade. Fiz tantas tentativas. E no final resolvi postar esta receita de qualquer forma, e no próximo post que sairá no domingo falarei um poquinho sobre Burton-on-the-water.  Ela é o meu cantinho favorito de Cotswolds. E olha que desta vez Bibury quase a desbancou.

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1/ 3 xícara de açúcar (75g)
  • 2 colheres de sopa de amido de trigo (maisena)
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento
  • ½ xícara de creme de leite fresco (125ml)
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • ½ xícara de morangos picados (65g)

Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno – 180oC. Pegue as formas, unte bem e polvilhe levemente. Bata nas formas para retirar o excesso de farinha usada para polvilhar. Reserve.
  1. Bata os ovos e o açúcar numa tigela por 4 minutos. É muito importante que você respeite estes 4 minutos, pois eles serão responsáveis pela criação de bolhas na massa o que fará com que as almofadinhas fiquem bem fofas. O resultado final será a massa bem grossa e cremosa.
  2. Numa outra vasilha coloque as farinhas e maizena. Peneire umas 3 vezes ou use um fouet para mexer bem nas farinhas para arear bastante. Transfira esta mistura para a tigela com os ovos e açúcar e misture tudo delicadamente, para se assegurar de que toda a leveza seja mantida.
  3. Pegue as forminhas e coloque uma colher de chá da massa em cada uma. Asse por 7 minutos, retire do forno e transfira para uma grelha imediatamente.
  4. Para o recheio você tem que colocar o creme de leite fresco e açúcar numa vasilha e bater bem, até que fique com picos firmes. Coloque então os pedaços de morango e misture delicadamente.
  5. O resto é moleza: pegue uma fatia da almofadinha, espalhe recheio nela e depois coloque a outra fatia da almofadinha para fazer um aconchego. Ao apertar as duas bandas vai vazar um pouco de mistura pelas laterais. Dê uma nivelada, e estará pronto para servir.

19 Comments
  • LENA GASPARETTO

    Responder

    Valentina

    Adoro essas delicadezas nos doces e nas arrumações!

    Tudo tão lindo!

    Parabéns

    LENA GASPARETTO

    • Trembom

      Lena, obrigada. Já notei pelo que vi das tuas criações que és extremamente delicada nas tuas apresentações. Acho que faz uma diferença a apresentação,não?! Fica mais prazeroso.

  • marianapp

    Responder

    Lindos! delicados e parecem divinos! parabéns!

  • Claudia Lima

    Responder

    Estava há horas para passar aqui e ver as suas últimas sugestões. Parece que entramos em sintonia. Obrigada pelas felicitações quanto ao meu aniversário.
    Estes bolinhos ficaram bem delicados. Adorei pq tem pouco açúcar e morangos no recheio, minha fruta favorita.
    Uma linda idéia para um chá ou café entre amigas.
    Bjs e bom findi 🙂

  • Raquel

    Responder

    Ai, ai…
    Fiquei até atordoada agora…não sei o que me agrada mais, se a receita, a foto ou os seus utensílios…o que é isso, Valentina? Risos..
    Seus potinhos, colheres, panos, xícaras, bandejas são encantadores! Que pena que onde moro é tão difícil encontrar essas coisas…por favor, continue compartilhando!
    Beijinhos e bom finde pra vc.

  • Stefânia

    Responder

    Uau Valentina!

    Agora foi a minha curiosidade que ficou aguçada também! Semana que vem tem café colonial lá na casa dos meus sogros…se tudo der certo vou fazer e levar.

    Beijos e bom fim de semana!

    • Trembom

      Stefânia, que chique isso. Café colonial. Espero que consigas fazer pois eles vão agradar com certeza.

  • Ameixinha

    Responder

    Que coisas mais fofas, devem ser deliciosas e bem suaves 🙂

    • Trembom

      Ameixinha, são sim. pena que não posso te mandar pelo correio.

  • Anna Paula

    Responder

    Tudo muito lindo e pelo visto MUITo gostoso.
    Vou experimentar esta receita, com certeza.
    Parabéns.

    • Trembom

      Obrigada Anna Paula. Se experimentares me conta o que achastes.

  • Letícia

    Responder

    Seu jeito de descrever esses bolinhos é absolutamente encantador. Dá tanta vontade de prová-los…

    Beijos!

    • Trembom

      Letícia, acho que é esta coisa de que quando gostamos muito de algo não conseguimos esconder. Que bom que transpareceu pelo texto.

  • Ana

    Responder

    Estão com um cara ótima… adorei a receita!!

    • Trembom

      Obrigada Ana

  • Ana E.G. Granziera

    Responder

    Nossa, Valentina, isso tem cara de ter ficado muito gostoso… Os bolinhos/biscoitinhos parecem ter ficado muito macios… hmmm… Aguçando minha vontade de morangos…
    Tá anotada.

    Bjs

    • Trembom

      Ana, ficaram realmente fofinhos. Pareceu um pouco com um mini victoria sponge. Sempre que os faço como só um para provar pois nao posso ficar cheia de graça. Mas é difícil parar de comer. São bem o meu típo de biscoito/bolo.

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Amiga, que delicadeza estas almofadinhas – lindas! E realmente a forma parece com uma forma de empada – será que forma de mini muffin funciona?

    • Trembom

      Pat, acho que funciona sim. Só tens que ter atenção para colocar bem pouquinha massa. Estes últimos fiz grandinhos, mas notei que para morder fica mais complicado. E tive que colocar menos recheio porque senão ia ficar impossível morder. A pessoa ia ter que abrir o maior bocão.risos

Leave a Comment