Abóboras fatiadas assadas no forno

1 Comment

Estava com uma abóbora dando canja por aqui. Confesso que estava sem saco de atacá-la. Mas o pânico de deixar estragar e ter que jogar fora foi pior então fiquei saltitante quando vi esta receita na edição de outubro da Gourmet. Estava na seção de cozinha rápida. É perigoso quando chego em casa com muita fome, pois às vezes devoro o que está mais fácil e em geral estrago o apetite. Hoje me contive.E ataquei estas benditas, deliciosas fatias de abóbora ao saírem do forno e serem regadas pela vinagrete deliciosa. Na receita dizia para se usar Acorn squash, mas usei mesmo a rainbow, pois era a única que tinha. A receita pedia 2 acorn squashes, mas como não tinha só usei 1 rainbow e fiz a receita toda da vinagrete. Foi suficiente. Recomendo que você adapte a quantidade da vinagrete de acordo com o tamanho/quantidade das abóboras que usar.

As fatias ficaram meio crocantes por fora – talvez porque me distraí. E bem macias na hora da mordida. Agora a vinagrete definitivamente coroou o prato. Sem a vinagrete você só terá mais umas fatias de abóbora assadas. Já a Vivi.. ela é o Cartier da abóbora, o acessório que define. Você não sabe como se chamam estas abóboras em português? Nem eu mas clique nas palavras pois coloquei links para fotos.

Abóbora rainbow

½ colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora

1 colher de chá de sal

6 colheres de sopa de azeite de oliva (não contei as colheres – foi no olhómetro)

Para a vinagrete:

1 dente de alho

1 ½ de suco de limão do verdinho

1 ou 2 pimentas dedo-de-moça picadas (se você não gosta de comida apimentada retire as sementes)

2 colheres de sopa de coentro fresco picado (juro que a salsinha não dá certo)

Pre-aqueça o forno – 220oC. Unte uma assadeira e reserve.

Corte a abóbora em fatias e disponha na assadeira. Regue com o azeite de oliva e jogue ¾ do sal e pimenta-do-reino por cima.Com as mãos LIMPAS misture tudo para que as fatias fiquem bem untadas.Asse por aproximadamente 25 minutos. Fique de olho.

Enquanto a abóbora assa, coloque num pilão o alho esmagado e o ¼ de sal restante e esmague bem para formar uma pasta. Depois acrescente o suco de limão, a pimenta, o coentro e o azeite de oliva. Misture tudo bem com um mini fuê e regue as fatias de abóbora com esta vinagrete assim que sair do forno.

É de lamber os dedos.

1 Comments

Leave a Comment