A receita do bolo de Natal de frutas secas com whisky

6 Comments

As fotos já foram colocadas no post anterior e espero que tenham servido para lhes aguçar a curiosidade.

Bolo de frutas secas para esta época natalina é a tradição por aqui. E este ano quis muito fazer um embora não vá estar aqui no Natal. Quando vi esta receita fiquei meio fascinada. O bolo estava tão lindo na revista – mas cobrir bolo é a minha fraqueza. Não que não resista, mas não faço nada decente. Na foto a cobertura do bolo era irregular e isso me fez ficar um pouco mais confortável. Se bem que lhes confesso o irregular deles é bem mais bonito do que o meu irregular.

O preparo da massa em si é bem fácil. As duas etapas mais demoradas são o deixar as frutas de molho no whisky ( 24 horas), e depois o assar do bolo ( 2 ½ h). Se você pensar que estas duas etapas não precisam que você fique em cima o tempo inteiro, o bolo é rápido. O preparo da massa mesmo só leva 25 minutos.

Você pode fazer o bolo uns 3 dias antes da data e guardar numa vasilha vedada. Coloque a cobertura no dia em que for servir. E bolo fica bem úmido. Fiquei realmente surpresa.Só corte com carinho pois devido à quantidade grade de frutas secas ele se esfarela um pouco – mas não porque está seco, muito pelo contrario. Agradou a todos. E acho que vou fazê-lo na casa da minha mãe no Natal.

Ingredientes:

175g de passas

175g de passas amarelas

175g de tâmaras secas sem sementes picadas

150g de cerejas ‘glacê’- clique aqui para ver a foto pois não sei bem como traduzir – só as consumo em bolos de Natal

100g de pêras ou maçãs semi secas picadas – elas não são secas como passas, por exemplo, são mais suculentas

75g de gengibre cristalizado picado bem fininho

Raspa de 1 limão grande – usei do amarelo (siciliano?)

250ml de whisky

175g de manteiga em temperatura ambiental amolecida

175g de açúcar mascavo

4 ovos levemente batidos

200g de farinha de trigo com fermento, peneirada

1 colher de sopa de ‘golden syrup’- acho que é algo tipo o mel Karo, veja a foto

2 colheres de chá de allspice que é uma mistura de canela, cravo e noz moscada em pó

150g de nozes partidas na metade, tostadas no forno

Usei cranberries para decorar. Crie a sua própria decoração.

Para a cobertura de whisky:

450g de açúcar de confeiteiro

150g de manteiga em temperatura ambiente amolecida

3 ou 4 colheres de sopa de whisky

Pegue os primeiros 7 ingredientes e ponha numa vasilha, misture com uma colher e jogue o whisky por cima. Cubra e deixe de molho por 24 horas ou até que as frutas tenham absorvido o whisky. De vez em quando ao passar pela cozinha dê uma sacudidela na vasilha.

Pegue uma forma de 20 cm, unte, e forre duplamente com papel manteiga (tanto o fundo como as laterais – o papel das laterais deve ficar mais alto do que a forma). Tem que ser duas levas de papel,viu?? Reserve.

Pese 300g das frutas secas, agora não tão secas, e jogue no processador para que sejam trituradas até formar uma pasta – deliciosa.

Pre-aqueça o forno – 150oC.

Ponha a manteiga e o açúcar numa vasilha e bata bem até que a mistura fique clara e cremosa.. Acrescente os ovos, um por vez, batendo bem após cada adição. Jogue um pouquinho de farinha se notar que a mistura fica meio separada. Só para ajudar a manter a paz dentro da vasilha. Acrescente a farinha de trigo, o resto das frutas, o ‘golden syrup’, o allspice e as nozes. Usando uma colher de pau mexa tudo. Vai ser um pó só quando você começar a mexer mas não se desespere pois logo a consistência vai mudar. Transfira a mistura para a forma, leve ao forno e vá cuidar da vida.

Quando o bolo ficar pronto (faça o teste do palitinho bem no centro) deixe esfriar na forma por 1 hora antes de transferir para uma grelha.

Ponha todos os ingredientes da cobertura numa vasilha e bata até que a mistura fique cremosa e pronta para ser espalhada no bolo. Não conseguia parar de provar – menina, o whisky dá um sabor ótimo. Espalhe sobre o bolo, decore e sirva.

 

6 Comments
  • Jornal do Whisky

    Responder

    Quer saber qual whisky fica melhor com este bolo? Visite o Jornal do Whisky http://jornaldowhisky.wordpress.com/
    rsrsrss
    Parece excelente!!! Tem algum lugar que eu possa comprar pronto?
    Abraço

  • laila

    Responder

    é muito mais doq eu procurava! perfeito!!!

  • Regina

    Responder

    Seu bolo está 10 Valentina! Vc tem mãos de fada!

  • Patricia

    Responder

    Amiga, estou aqui, completamente stunned com este bolo. MARAVILHOSO.Aqui, estas cerejas são chamadas de “cerejas ao marasquino” (que é o tipo de bebida alcoólica na qual elas vêm em conserva). E a golden syrup é glucose de milho. Aqui há dois tipos: a amarela (tipo o Karo), e a transparente (que uso para fazer pasta americana).Você tem todo o jeito de “cake designer”, amiga, vá por mim. 😀

  • Karen

    Responder

    Esses bolos de fruto aí de cima são o máximo, a gente compra o nosso de uma padaria do Texas que envia pelo correio (somos frescos, né?). Quando o cortarmos eu tiro uma foto!

  • miki w.

    Responder

    ai, valentina!!!! isso está um arraso!dá até pra ver papai noel atrás do bolo, querendo roubar um naco – rs!bjs, miki

Leave a Comment

Array
(
    [type] => 8
    [message] => Undefined index: full
    [file] => /var/sites/t/trembom.com/public_html/wp-includes/media.php
    [line] => 218
)