bolo de aniversário do Trem Bom

2 Comments

Saí para fazer um passeio de outono e ao me deparar com estas castanhas espalhadas pelo chão me dei conta que não tinha publicado a receita do bolo de aniversário.

Peguei a receita deste bolo de um chefe inglês que é um dos profissionais mais fantásticos na minha opinião. Chama-se Nigel Slater. Poderia escrever muito sobre ele, pois tenho realmente muita admiração pelo seu trabalho. Mas ficarei só nesta receita. Segundo ele é adaptada de uma outra receita de uma moça que se chama Tamasin Day-Lewis, a irmã de Daniel Day-Lewis o ator. Segundo Nigel, ele acabou dando o seu toque pessoal à receita por falta dos ingredientes originais. Foi usando o que tinha disponível e no final ficou com a ‘sua’ receita.

Sou grande fã de chocolate e avelã. Acho uma combinação mágica de sabores. Com nenhuma outra noz acho que o chocolate casa tão bem. E este bolo tem os dois. A cozinha fica impregnada com um aroma maravilhoso de chocolate e avelã. Gostaria de pedir que você prestasse atenção ao tempo no forno. Caso o seu forno já esteja sendo usado antes do bolo você deve checar o bolo quando der 1 hora de assado. Digo isso porque o forno já vai estar bem quente, mesmo que com a temperatura certa. Na primeira vez em que o fiz já estava com o forno ligado há muito tempo e quase ressequei o meu bolo. Da segunda fiquei mais esperta. Quando você for testar o bolo deve notar se ainda tem resquício de massa no palito que usar para checar. Caso tenha deve assar por mais um pouco. O ideal é que só tenha chocolate derretido.

Deixe o bolo esfriar na forma por uns pelo menos 20 minutos antes de desinformá-lo. Se você quiser comer com um pouco de sorvete, vá em frente.

Forma redonda de 23 cm – 6 cm de espessura, untada e com o fundo forrado com papel manteiga

  • 250g de manteiga em temperatura ambiente
  • 250g de açúcar demerara
  • 4 ovos grandes
  • 3 colheres de sopa de café forte
  • 250g de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá bem cheias de fermento para bolo
  • 200g de amêndoas picadas grosseiramente
  • 250g de chocolate de boa qualidade (70% de cacau) picado grosseiramente, parecendo pedrinhas bem pequenas

Pre-aqueça o forno – 180oC.

Bata a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura bem clara e cremosa. Depois vá acrescentando um ovo por vez e bata um pouco antes de acrescentar o outro. Bata bem os ovos. Desligue a batedeira e ponha o café, mexendo com uma colher para misturar bem. Peneire a farinha e fermento e acrescente à mistura, mexendo bem com a colher de pau. Por fim jogue quase todas as avelãs e chocolate picado (reserve um pouco para jogar por cima) e mexa para misturar. Jogue as avelãs e chocolate reservado por cima e leve ao forno para assar por 1 hora e 20 minutos.

2 Comments
  • rita

    Responder

    gostaria de receber um livros de receitas de bolo e seus procedimentos.bjs,obrigada.

    • valentinajacome

      Rita, não tenho livro de receitas. Obrigada pela visita.

Leave a Comment