A peleja do alecrim com o coentro e outros causos culinários: receitas e cordel

10 Comments

Tatiana Damberg. Não lembro da primeira vez em que entrei no site da Tatu. .Mas desde que o fiz passou a virar um hábito gostoso. Tem um estilo gostoso de escrever, os posts são variados, sempre girando em torno da gastronomia. O Mixirica é referência.

Quando recebi o livro da Tatu pelo correio já abri o envelope assim, que nem louca, rasgando o papel. Ao ver a remetente imaginei o que seria o conteúdo. Já o li todo e morri de amores. Ainda mais eu que moro fora do Brasil e sou nordestina, a saudade foi grande. Na sua dedicatória a Tatu disse ‘Sabores bem brasileiros para matar a saudade’. E como são brasileiros estes sabores. Recomendo este livro para todos que acreditam que o mais gostoso é cozinhar com produtos locais, frescos, na sua melhor forma. Cozinhar sabores do Brasil para vocês que aí estão. Valorize a sua terra, os seus produtos locais, lhes dê roupagem nova também.

O livro tem tanta coisa bacana. Eis a minha lista de coisas que quero fazer primeiro: coco seco de um jeitinho bárbaro que não conhecia, abrindo fazendo leite de coco, dessalgando as coisas, fazendo conservas de pimentas – método do Damberg Pai, acarajé, escondidinho, caldinho de sururu, patola de caranguejo na macaxeira, farofa de jerimum, cupcake de puba com goiabada (este arrebatou o meu coração), torta de castanha do Pará, pão de dendê, biscoitos mascavados com cacau, aipimligot, almôndegas de charque no molho de jerimum, semifrio de engenho e castanha-de-cajú. Tantas receitas. E tem um monte de cordel também.

O que me encanta neste livro em particular é que a Tatu tem receitas típicas, e receitas com ingredientes típicos e variados usados de uma forma contemporânea e bem inteligente. Nota-se que ela está ligada no seu ambiente. Parabéns Tatu!

E só um saborzinho do primeiro cordel do livro:

‘A cozinha do Brasil

ela é rica por demais

sempre rende glórias mil

para aquele que lhe faz.

Por isso não tenha medo

cozinhar não tem segredo

é fazer e ser um ás. ’

10 Comments
  • bia

    Responder

    estou d eolho neste livro, !! bjs

  • Cris

    Responder

    Eu também ainda não li este livro, mas fiquei muito curiosa agora com sua descrição! Bjs!

  • Aninha

    Responder

    Valentina,Adorei seu blog.Além de nordestina(sou de Maceió/AL), sou apaixonada pelas Minas Gerais (êêêêê terrinha boa sô!!!), e não precisa nem dizer né?!, que como amante da boa mesa que sou, tenho o Mixirica como leitura diária…uma delícia…Quanta honra receber o livro autografado pela nossa querida Tatu pelo correio…Quanta emoção…Pois é, o livro já está na minha lista de prioridades…Bom, por enquanto é isso…Meu blog é: receitadeaconchego.blogspot.comEspero sua visita!!Muitos beijos pra vc!!Aninha

  • Karen

    Responder

    Nossa! Faz tanto tempo assim que não passo por aqui? Tantas receitas e layout diferente!

  • pipoka

    Responder

    Adorava ler esse livro e conhecer melhor os sabores do Brasil. De qualquer forma, posso dizer que tenho aprendido muito sobre o Brasil e a sua gastronomia nas cozinhas de todas as amigas bloguerias brasileiras. bjs

  • Marizé

    Responder

    Desde a primeira vez que ouvi falar do livro, (nos blogs amigos), que fiquei com vontade de ler, agora a minha curiosidade ficou maior ainda.BeijocasP.S. Os seus comentários e fotos são fantásticos.

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Tina que lindo!! A sua descrição me deixou com vontade de comprar o livro! 🙂

  • Laurinha

    Responder

    Adoro sua forma de escrever, sempre me transporta para onde você passeia…Beijinhos,

  • laila

    Responder

    adorei seus comentarios sobre a leitura! com uma dica sua não poderei escapar dessa leitura!bjos querida!

  • Vinni

    Responder

    Valentina,Sua cozinha está linda…bem moderna com essa cor vibrante! :]E que presentão, hein?! 😀Beijinhos pra vc!

Leave a Comment