3 anos e um bolo de chocolate com calda de laranja

26 Comments

O Trem Bom fez 3 anos. Não ia comemorar. Entretanto a Clarice me disse que eu não podia fazer isso. Venho aqui então postar o meu bolo de aniversário no último dia do ano. Comemoração atrasada para um aniversário de outubro. Este ano que esta acabando foi um ano em que não estive tão presente como nos outros dois anos. A vida ficou muito corrida.

Este bolo é para todos os que passam por aqui e me visitam. Obrigada pelas palavras gentis, pelas comentários. Espero em 2009 estar um pouco mais presente aqui e assim poder retribuir todo o carinho. Foram tantos selinhos de amizade que não tive oportunidade de postar neste espaço. Faltou tempo.

Ficam aqui também os votos de um feliz 2009 para todos. Que você entre no ano novo já de pé direito. Coma as suas lentilhas, uvas.. e pense positivamente ao ouvir o badalo da meia noite.

Ingredientes para o bolo:

  • 8 ovos ( só usei 6 dos grandes – cada um pesando aproximadamente 60g com casca)
  • 295g açúcar
  • 80g chocolate em pó, amargo
  • 150g farinha de trigo normal, peneirada
  • 75g manteiga sem sal, derretida

**caso voce queria diminuir a quantidade de ovos reduza também a quantidade de açúcar pois num bolo os ingredientes são proporcionais

Ingredientes calda de laranja:

  • 250ml água
  • 250ml suco de laranja
  • ½ xícara de tiras da casca da laranja

Forma de aro removível funda de 20cm – untada e forrada com papel manteiga ( nas laterais e no fundo)

Pre-aqueça o forno – 160oC.

Preparo do bolo:

Bata os ovos e o açúcar por uns 7 minutos para criar bastante bolhas de ar. Isso vai ajudar o seu bolo a crescer. Desligue a batedeira e acrescente o chocolate peneirado, a farinha de trigo e a manteiga. Com uma espátula mexa tudo delicadamente ( para preservar as bolhas de ar) para que os ingredientes se incorporem. Transfira a mistura para a forma preparada, e leve ao forno por 1h e 10 minutos.Parta para preparar a calda. Recomendo checar o bolo quando chegar a uma hora fazendo o teste do palito. Quando pronto retire do forno e deixe esfriar na forma por uns 5 minutos. Desenforme e transfira para um prato de servir.

Preparo da calda:

Coloque todos os ingredientes numa panela em fogo médio. Mexa até que o açúcar se dissolva. Deixe no fogo por mais 8 minutos, para que a calda engrosse. Faça uns furos no bolo e derrame a calda por cima assim que o bolo for transferido para um prato de servir, ainda quentinho.

Este bolo precisa da calda para ficar molhadinho.

Fonte: Donna Hay

26 Comments
  • Silvia - BH

    Responder

    Gostei desta calda desde que a vi e guardei a receita. Hoje fiz um bolo de cenoura com laranja, mel e uma pitada de canela e preparei esta calda. Ficou uma delícia!

  • Letrícia

    Responder

    Nossa, pense em alguém atrasado… de qualquer forma, não podia deixar de parabenizá-la por esses 3 anos de Trem Bom. Um blog que inspirou tanta gente a começar a escrever também (eu inclusive ;-)).Obrigada por dividir tanta riqueza com a gente, Valentina. Você é uma pessoa muito especial.Beijão!

  • Nysa

    Responder

    ena… 3 anos… ora bem, só podia haver aqui um bolo espectacular como esse para comemorar!!! beijocas e parabéns..

  • JoSefa

    Responder

    Olá Valentina…Primeiramente desejo um Feliz e maravilhoso 2009 pra você!Segundo, sei que estou bem atrasada, mas quero deixar registrado meus parabéns pelos 3 anos deste Blog maravilhoso que você nos proporciona através dele tantas receitas deliciosas.Também estou meio ausente do Culinária da Zefinha. Estou de mudança, finalmente meu apartamento ficou pronto. Você sabe bem como é mudar de casa. Mas logo, logo retorno e vou poder visitar os blogs amigos com mais assiduidade.Por ora é só, receba um grande abraço e muitas alegrias e realizações em 2009, claro que acompanhado de muita saúde e receitas deliciosas!

  • Odete

    Responder

    Meio atrasada, mas…Parabens Valentina e que venham muitos outros anos de delicias e simpatia.Sou sua fã viu!Beijos

  • susana

    Responder

    Valentina muitos parabéns. muitos anos de vida. Para mim o trem bom é uma referencia foi o 1º blog que visitei quando começei nestas andanças virtuais.Aproveito para desejar um feliz ano novo.Beijinhos

  • Anonymous

    Responder

    Valentina, não queria deixar de viraqui para lhe desejar um ano de 2009 de muitas realizações! E agoralhe dizer abrigada pelas belas e gostosas receitas que divide conos-co. Descobri o “mundo” dos glogs de culinária por meio de você. Es-tava procurando uma receita de boloInglês num site de busca e dei decara com o seu… fiquei fã e assimdescobri outros…Muita Luz! Glaucia

  • Ana Powell

    Responder

    Parabéns pelos 3 anitos. Beijocas

  • Ana

    Responder

    Parabens a voce e ao blog Valentina!!Eu sei como eh corrdia a vida da gente e mesmo amando o blog de paixao as vezes a gente nao consegue se fazer tao presente quanto gostaria (estou no mesmo barco amiga!). Mas mesmo assim tenho certeza q nao so eu mas todos q a visitam ficam imensamente felizes de te ver aqui com as receitas novas!Happy blogversary!!Ana

  • Dinha

    Responder

    Parabéns pelos 3anos de trem bom Valentina, com toda certeza jamais poderia deixar passar esta data tão importante, muitos parabéns a você pela dedicação e pelo belíssimo blog. Um grande abraço.

  • Gina

    Responder

    Parabéns pelo aniversário do blog. Que você continue a nos trazer receitas deliciosas, fotos bonitas e uma conversa agradável.Bjs.

  • angela

    Responder

    Valentina, amo seu blog, parabens pelos 3 anos, o bolo deve ser maravilhoso! agradeço os votos de feliz 2009 deixados no meu blog e espero que este ano possa ser muito especial para vc e que possamos continuar juntas neste mundo dos blogs. beijos,

  • Claudia

    Responder

    Legal fazer uma comemoração! É mais simbólico, mas funciona como estímulo para mais.Feliz ano novo pr’ocê também. C.

  • Natural Naturalmente

    Responder

    Valentina, um 2009, com muito sucesso, muita paz e muita saude.Vamos de acreditar 2009 será “o” ANO. Um beijo bem grandeMárcia

  • pimenta rosa

    Responder

    parabéns pelo blog e pelo bolo e um feliz ano novo

  • Magia na Cozinha

    Responder

    Parabéns pelo blog! O bolo ficou lindo. Chocolate é meu sabor favorito!Feliz Ano Novo! 🙂

  • Patricia Scarpin

    Responder

    Ah, ainda bem que a Clarice te “obrigou” a comemorar, pois três anos formam uma linda marca.Parabéns, Tina – espero que o Trem Bom continue sendo inspiração para todas nós.

  • grazi

    Responder

    valentina, nao poderia deixar de parabeniza’-la pelo maravilhoso blog !1 abraco e tudo de bom !!!!

  • winnie

    Responder

    Parabéns a você ….lolmuitos beijinhos e feliz ano novo

  • Simone Izumi

    Responder

    O bolo ficou maravilhoso!!!!!!!!! Ficou pronto de madrugada????rss…Meus parabéns pelo aniversário do Trem Bom, um blog que é referência indiscutível quando se trata de comida! J´adore trem bom…j´adore tina!!!!hoje estou de plantão na masmorra, prestes a recorrer à touquinha de banho…hehehehehe….Um bjao, tina , uma ótima passagem e brigada sempre!si

  • laila

    Responder

    aiii sorte q a Clarice te fez comemorar! o trem bom merecia um bolo hã?o bolo esta maravilhoso como o trem bom… blog t~]ao maravilhoso q me fez conhece-la… pessoinha mais q especial! super bjo e parabens atrasadissimo!

  • Téia

    Responder

    Amiga querida, muitos parabéns, que delícia, nossa, já são 3 anos que sou sua tiete???KKKK…Pois é, desde 2006, acompanho seu blog e sou apaixonada por você e seu cantinho. Depois de te conhecer pessoalmente fiquei ainda mais assídua.Que em 2009 você continue a postar coisas tão maravilhosas como sempre fez para nos inpirar e nos alegrar com tanto talento e dedicação.Lá em casa simplesmente amamos esta dupla chocolate e laranja, ano que vem experimentarei esta linda receita.UM 2009 MARAVILHOSO, espero revê-la em abril.Bj grande lindona.

  • Eliana Scaramal

    Responder

    Tina, mas a Clarice está mesmo coberta de razão você realmente não poderia deixar passar em branco. Muito parabéns por mais esse ano de vida do Trem Bom, quero te falar que você me inspira muito com sua cozinha sempre tão chique e surpreendente!Esse bolinho está com a cara tão boa!!Já te desejei uma ótima passagem de ano, mas quero te falar que vou orar para que o Senhor renove alegria em sua vida a cada manhã! Um super beijo dessa que já a muito tempo te considera uma irmã!

  • Silvinha

    Responder

    Parabéns, Valentina!O bolo parece realmente delicioso!Um otimo ano novo p/ vc. Beijo!

  • Nana

    Responder

    Valentina, uauuuu 3 anos!! Parabéns pelo blog e continue com todas essas delicias querida.Para ti uma ótima entrada de 2009 ai em cima hehehe que Papai do Céu de abençoe a sua vida não só nesse ano, mas em todos.Bjsss querida, agora nos falamos no ano que vem hehe

  • Rogério Nuno Costa

    Responder

    …um bom ano também para ti, Valentina!abraços de portugal.r.

Leave a Comment